Alicerce

A base de tudo é o alicerce ou a fundação da casa, esta etapa deve ser executada com atenção para evitar rachaduras futuras na casa ou umidade, é primordial seguir estritamente o projeto estrutural da casa e realizar a vedação da estrutura antes de iniciar as paredes.

O primeiro passo é fazer a locação da casa, estrutura de madeira erguida por fora casa, até a altura do piso, onde serão marcadas a localização das sapatas e das vigas.

Com a locação pronta é hora de cavar as sapatas, a profundidade da sapata será de acordo com o solo, ou seja, deve ser cavado até chegar ao solo firme, dentro deste buraco é colocada uma caixa de madeira, a qual receberá a estrutura de ferragem, uma esteira e uma coluna, conhecido como pescoço, conforme as fotos.

Estrutura pronta é hora de concretar, para o Concreto usinado escolhemos a SUPERTEX, que atende no RS e SC e tem sede na Grande Florianópolis, esta empresa apresenta a melhor relação custo/benefício da região. Veja as fotos e do processo e das estruturas concretadas.

Com as sapatas prontas, passamos para as vigas, estruturas que utilizam como base as sapatas e servirão de base para todas as paredes da casa e também das colunas de sustentação da casa.

Primeiro é montado uma estrutura de madeira, que servirá de forma para receber o concreto, dentro destas formas são colocadas estruturas em ferro armado, tudo conforme o projeto estrutural da casa, onde são especificados a largura das vigas e o diâmetro do ferro a serem aplicados na estrutura. Vejam as fotos do processo de montagem das vigas.

Minha casa foi projetada com uma laje logo no piso, o que é chamado de laje do baldrame, ou seja, logo no alicerce da casa terá uma laje, desta forma a casa fica suspensa do chão, cerca de 40cm, o que, praticamente, elimina a umidade das paredes e reforça toda a estrutura da casa, veja as fotos da laje do baldrame, mais detalhes na página específica com dicas para montagem de laje.

Terminada a montagem das vigas e da laje, com a colocação de toda a ferragem, é hora de ligar novamente para o pessoal da SUPERTEX e concretar toda esta estrutura. O operador, da bomba de concretagem lança o concreto no local exato para o pedreiro e a concretagem fica pronta em cerca de 90 minutos.

Uma grande vantagem em segurança que encontrei na empresa SUPERTEX é o lacre dos caminhões, ou seja, seu concreto é pesado na empresa e o caminhão vem lacrado, este lacre só será rompido na presença do comprador e o número do lacre consta na nota fiscal, restando em credibilidade e transparência para o consumidor. Outro detalhe de qualidade é a limpeza final após a prestação do serviço, vejam as fotos.

Finalizado o alicerce vamos para a alvenaria, clique e siga as dicas.

172 respostas a Alicerce

  1. marilene disse:

    Olá,
    Estou começando a construir,gostaria de informações

    • Robson disse:

      Olá Marilene, você fez o projeto com engenheiro ou criou você mesmo o projeto? No caso de ter sido você mesmo, te aconselho a procurar um profissional para fazer o cálculo estrutural da sua casa, ou seja, saber onde serão posicionadas as sapatas do alicerce e a quantidade de ferragens a serem utilizadas, isto é importante para sua casa não rachar ou trincar no futuro.

      • marilene disse:

        Embora tenha desenhado todo o projeto, paguei a um técnico para fazer o projeto ,e ele mesmo deu entrada na prefeitura e ainda conseguiu a assinatura de um engenheiro,é assim mesmo que funciona?Achei estranho não ter planta elétrica e hidráulica, mas a pessoa que desenhou a planta baixa me disse que isso era da competência do pedreiro,e que ele saberia o que fazer,não entendi muito bem mas aceitei como verdade.Embora até eu mesma consiga fazer a planta hidráulica, pois sei exatamente o que quero, e como já informei fiz a planta baixa,o técnico só fez passar para um papel maior.E o cálculo dos tijolos, já estou fazendo, pois sou muito boa em geometria, sei fazer esses cálculos com relativa facilidade,só terei dificuldade com os outros materiais.
        Outra coisa, desisti de contratar uma empreiteira, a grana de que disponho não me permite tal coisa, terei que penar fazendo a minha obra por etapas, é mais vantajoso fazer por etapas?E quanto deve estar a mão de obra para cada m² construído?os valores de alvenaria e acabamento diferem muito?
        Poderia me informar qual é o prelo praticado no momento para alvenaria?

        • Robson disse:

          Marilene,

          1- As plantas elétrica e hidráulica são importantes, e o pedreiro não é a pessoa mais indicada para realizar esta tarefa, o técnico deveria ter feito isto para você, me causa estranheza a Prefeitura ter aprovado o projeto sem ter em mãos o projeto hidrosanitário.
          2- Aqui no blog dou conselhos para as pessoas fazerem o ideal para sua casa, mas tem muitas pessoas que não dispõe de dinheiro para isso e precisam fazer como podem, então, te aconselho a pedir para um eletricista, ao menos, rabiscar em seu projeto onde devem ser colocados os pontos de iluminação, espessura das mangueiras, local da caixa de distribuição e posição das tomadas pela casa, tomadas nunca são demais. Da mesma forma procure o encanador, ou neste caso, se o pedreiro for bastante experiente com encanamento ele pode te orientar, mas não deixe o projeto ir andando sem rumo, sente e planeje tudo no papel com estes profissionais.
          3- Quanto ao preço da mão de obra, isto depende muito, te aconselho a fechar o preço por serviço contratado e não por dia/semana, aqui na região da grande Florianópolis a variação do m² da casa pronta vai de R$ 220 a 400, mas a média é R$ 300,00 o M², isto varia bastante dependendo de onde você mora!

          Espero ter ajudado, continue nos visitando e pergunte sempre que precisar!!!!

          • silvia disse:

            Olá!
            Sou Técnica em Edificações e trabalho fiscalizando obras de terceirizadas dentro da Vale em MG e à noite trabalho por conta própria com Projetos. Achei interessante essa parte em que você comentou: “me causa estranheza a Prefeitura ter aprovado o projeto sem ter em mãos o projeto hidrosanitário.” – pq aqui na minha região a Prefeitura só exige apresentação de projeto Arquitetônico para edificações residenciais, no caso de comerciais é preciso tb o projeto de PCI e os demais é por conta do proprietário, desconsiderando apresentação!
            Deveria-se levar em consideração a importância de se ter todos os projetos, principalmente o estrutural. Aqui é cidade histórica e edificações grandes nem são aceitas (como prédios) então a procura para todos os projetos é rara!

          • Robson disse:

            Silvia,

            Prefeituras mais organizadas já requerem todos os projetos e isto é fundamental, principalmente o hidrosanitário para o controle do saneamento básico.

            Abraço

          • Suelen disse:

            Dizem q a prefeitura tem planta pronta pra escolher e já ser aprovada. Será q essa pronta já tem na planta elétrica e hidráulica???

          • augusto disse:

            QUANTO DEVO COBRA NO ALICERCE DE UMA CASA, DE 20 METRO X 8, QUANTO DEVO COBRAR O METRO DA ALVENARIA, É COM EMBOLSO OU SEM EMBOLSO QUE EU COBRO E A CINTA PARA A LAJE QUANTO COBRA, E ALAJE QUANTO COBRA, FAZER SÓ A CASA SEM ACABAMENTO.

  2. Edson disse:

    cavando as sapatas do meu terreno algumas minaram água dessa forma não consegui encontrar solo firme. como faço para fazer minhas colunas e assim poder fazer meu alicerce?

    • Robson disse:

      Edson,

      O alicerce é a base de toda sua casa, se ele não ficar bem feito sua casa vai trincar e pode até abrir rachaduras nas paredes, então você deve caprichar nesta etapa da obra. Como seu terreno apresentou agua você deveria fazer uma sondagem de solo, a fim de verificar a profundidade correta das sapatas. Se você não possui um engenheiro, te aconselho a procurar um, ao menos para fazer o cálculo estrutural da casa, se você já possui um engenheiro exija o acompanhamento da obra.

      Abraço!

  3. Mariana disse:

    Olá, quero construir um chalé com 2 quartos. Andei pesquisando umas plantas e achei algumas que se assemelham ao que quero, mas que não é exatamente! Teria alguma planta de chalé? Até 64m2 no máx.

    Outra coisa, tenho que começar fazendo os muros, pois o terreno não eh murado ainda. Acha qque qualquer pedreiro está apto a fazer o muro, jah q o muro não eh lah essas coisas de importante?

    • Robson disse:

      Olá Mariana,

      Infelizmente não possuo planta de chalé, porém, já que você viu algumas plantas próximo do seu ideal, te aconselho a procurar um arquiteto para desenhar um projeto do seu jeito, o investimento vale a pena.
      Quanto ao muro, é de fato uma tarefa mais simples, em terrenos planos, ou complicadas quando precisa conter um barranco, deve ser construído no limite exato de seu terreno e acompanhar as linhas deste limite. Aconselho-te a deixar o muro por último, assim você aproveita sobras de material da casa, principalmente madeira, areia e cimento e reduz o custo.

      Abraço

  4. Junio Cesar disse:

    Olá, vou iniciar minha construção e gostaria de saber se tem um metodo ou software para orçamento de materiais e planejamento da obra. E como posso prever ou medir a execução da considerando a mão de obra e o material para que seja comprado conforme demanda e em fornecedores que tenha melhor preço.
    No aguardo
    Obrigado

    • Robson disse:

      Junio,

      Qaunto ao software não utilizo, porém deve existir, prefiro uma boa planilha de excel. Qaunto ao material o seu arquiteto ou engenheiro deve calcular e ter as quantidades de cada material. Quanto a bons preços eu tenho algumas dicas espalhadas pelo site, como SUPERTEX para concreto, Koerich para elétricos e assim por diante.

      Abraço

  5. Francieli Barbieri disse:

    Ola boa tarde, gostaria de saber quanto vai mais ou menos de material e o que precisa para construir uma casa de 70m², sendo três quartos, sala, cozinha e um banheiro. Não entendo absolutamente nada. Desde já agradeço.

    • Robson disse:

      Francieli,

      Quanto ao custo isto depende de inúmeras escolhas que você fará durante o processo de construção, mas para te dar um número, acredito que você fará uma boa casa com 60 mil. A primeira coisa a fazer é buscar um arquiteto/engenheiro e fazer o projeto da casa.

      Abraço

  6. viviane disse:

    gostaria de uma informação;
    minha casa é mista e a parte que era de madeira quase caiu por causa de uma construção ao lado,dai o engenheiro teve que desmanchar e refazer de novo a parte de madeira,quando voltamos para casa compramos piso de madeira para colocar quando fomos colocar o chão está totalmente fora de nivél ,e agora as paredes começaram a rachar sendo que é madeira,gostaria de saber se há algum perigo que a casa vem a cair.
    Tentei entrar em contato com o engenheiro e ele nem atende o telefone,mandei varios e-mail falando do problema e nada.
    Por gentileza aguardo em retorno,pois tenho crianças em casa,e peço a ajuda de alguem que entenda para pelo menos,eu possa tomar alguma aprovidencia.
    aguardo retorno;
    Att;
    Viviane

    • Robson disse:

      Viviane,

      Muito sério isto hein, se as paredes estão rachando isto é um forte simtoma de que o solo está se readequando, tendo em vista a obra que voce citou, e sua casa corre o risco sim! Te aconselho a chamar a Defesa Civil de sua cidade, deixar temporariamente a casa, um engenheiro da D.C. fará o laudo e caso se confirme a casa terá de ser interditada e indenizada pelo causador do dano.

      Abraço

  7. rafael adilson disse:

    quantos metro de tijolo com ele em bitola faço com um saco de cimento.acasa fica mais forte contruindo dessa maneira?obrigado pela atençao

    • Robson disse:

      Rafael,

      Não entendi muito claramente sua pergunta, mas o gasto de cimento na parte de alvenaria é muito baixo e o que tornará sua casa mais forte ou não são a espessura das suas colunas, vigas e lajes e a quantidade de ferragem utilizada.

      Abraço

  8. Cleriston disse:

    vou construir uma casa com 3 lajes, meu solo é bom, é um solo pedregulhoso e firme. Gostaria de saber quanto deve medir as sapatas, sendo que usarei aço CA-50 3/8 para fazer as esteiras.
    ATT,
    Desde já agradeço.

    • Robson disse:

      Cleriston,

      Olá, esta sua construção é bastante grande, e o peso total também, te aconselho a procurar um engenheiro e fazer o cálculo estrutural desta casa, ele dirá quanto deve medir sapatas, colunas e vigas e qual ferragem utilizar, isto é muito importante e o custo é baixo, e você estará construindo com segurança.

      Abraço

  9. Ramos disse:

    Bom dia… Alguém poderia me informar como calculo as ferragens de viga baldrame e sapatas para um muro de 25 m de comprimento por 0,10 de espessura e 2,70 de altura em concreto maciço? Sendo 6,75m³ de concreto. E quantas colunas e medidas de cada ao longo dos 25m.
    Grato,
    Ramos
    e-mail = contato@antarespersianas.com.br

  10. Lucas Oliveira disse:

    Boa tarde!

    Comprei um terreno no interior e logo darei ínicio a obra, estou com dúvidas quanto a fundação.

    Se contratar um arquiteto, esse profissional poderá me dizer qual o melhor tipo de fundação?

    Sempre escuto dizer em baldrame, alicerce, fundação…

    Minha dúvida ( sou leigo no assunto) a fundação é composta por alicerce que é um baldrame? o baldrame é um tipo de alicerce? ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?

    Desculpas pela ignorância no assunto, mas econtrei através do blog uma maneira de tentar entender como funciona esse processo importante da obra.

    Forte abraço,

    Lucas Oliveira

    • Robson disse:

      Lucas,

      Na questão estrutural da casa, onde se encaixa o alicerce, o profissional qualificado é o engenheiro civil. Quanto a sua dúvida as sapatas são buracos em diversos pontos da casa com ferragens e cobertos com concretos, as cintas ou vigas que perfazem os caminhos das paredes da casa e interligam todas as sapatas são o baldrame, que pode também, em terrenos muito firmes, serem construídos diretamente apoiado no terreno sem a necessidade de sapatas. O alicerce é o conjunto de tudo isto.

      Abraço

  11. cleitiana disse:

    oi, tenho um projeto de uma casa ( simples) e gostaria de saber quanto de material desde o basico ao acabamento vou precisar para construir uma casa nas seguintes medidas:
    sala: 4×4
    3 quartos 4×3
    2 banheiros 1,5×3
    cozinha 5×3,5

    • Robson disse:

      Cleitiana,

      Pelo visto sua casa tem em torno de 55mt², com padrão de acabamento simples dá para construir com até R$900,00 o m² o que daria um total de R$ 49.500,00 , em tese.

      Abraço

  12. joelma disse:

    Comprei uma casa de 40m² ela nao tem laje, so foi feita com forro de gesso e telhado. Consigo mudar a estrutura da casa (fazer fundações/sapatas/colunas) para um futuro sobrado sem derrubar a casa toda? e posso aproveitar as telhas e as madeiras que ja estao sobre a casa? quero saber tambem quanto +/- vou gastar com material para essa obra?

    Grata

    Joelma

    • Robson disse:

      Joelma,

      Você pode fazer toda a estrutura por dentro da casa mesmo, colocar laje e desmontar e remontar o telhado, mas aconselho a sair da casa neste período porque a obra é de grande porte. Você vai ter um gasto significativo, pois a parte estrutural é bem onerosa e o trabalho do pedreiro é pior do que apenas construir, pois terá que quebrar e remover o entulho.

      Abraço

  13. cleiber junior de souza batista disse:

    Estou preparando para executar minha obra mas estou com duvidas sobre a distancia que uma viga suporta com as medidas 40cm x20cm com 3 barras de de 12 mm na parde de baixo da cinta e cinta de 40cm x 20cm com 3 barras porém de 10mm qqual é a distancia aconcelhavel para ser apoiada sobre as sapatas

    grato.

    • Robson disse:

      Cleber,

      Esta pergunta é bastante técnica e deve ser respondida por um engenheiro, pelo jeito você não tem o projeto estrutural, onde tudo isto é detalhado, este projeto é bem importante para a sua segurança. Mas o que posso te dizer é que sua ferragem está bem reforçada e a largura e altura das vigas também são bem grandes. Na minha casa as sapatas estão distantes no máximo três metros uma da outra.

      Abraço

  14. Maria Emília disse:

    Olá, vou começar a construir minha casa, e gostaria de saber se é vantagem comprar sapatas e colunas prontas, ou comprar os vergalhões, estribos e arame, e deixar que o pedreiro faça as amarrações?? Outra dúvida é com relação ao bloco canaleta, é vantagem utilizá-lo na fundação??

    Obrigada!

    • Robson disse:

      Maria,

      Ferragem pronta geralmente é mais cara porém mais prática, então se sua mão de obra não for muito cara vale montar na obra. com relação ao bloco, ele economiza em madeira, porém se for uma estrutura robusta ele não abrigará bem as ferragens e o alicerce é importante que seja bem reforçado.

      Abraço

  15. fábio disse:

    como fazer uma fundação de uma casa se ja tem uma casa embaixo.tenho q quebra a viga da parede da casa d baixo..

    • Robson disse:

      Fábio,

      Pelo que entendi você quer ampliar uma casa construindo um segundo pavimento. Neste caso é fundamental avaliar se a estrutura do primeiro piso pode suportar o peso do segundo pavimento, caso não possa, você poderá construir colunas e vigas desde o chão para suportar sua estrutura, quem deve fazer todo este cálculo é um engenheiro civil.

      Abraço

  16. Alexandre disse:

    Moro em uma casa de 2 pavimentos (sobrado), gostaria de ampliar os cômodos do pavimento inferior, porém tenho apenas o projeto arquitetônico. Como posso conseguir o Projeto Estrutural da mesma, visto que é uma casa regulamentada e com a habite-se?
    Se não tiver o Projeto Estrutural não será possível fazer a reforma? Possívelmente nenhum engenheiro civil assinará um projeto de reforma, certo ?

    • Robson disse:

      Alexandre,

      Para conseguir o habite-se o proprietário teve que exibir as guias ARTs pagas, responsabilidade pela parte estrutural, através dela você pode encontrar o engenheiro que projetou sua casa. Outro caminho é na prefeitura municipal que teve ter uma cópia do estrutural e hidráulico em seus arquivos.

      Abraço

  17. Elio Martins disse:

    Olá, na obra que irei construir utilizarei em ferragens: 4,2 mm – 264 barras; 5,0 mm – 216 barras; 8,0 mm – 137 barras; 10,0 mm – 134 barras e 12,5 mm – 07 barras. Minha dúvida, compro pronta ou por fazer? E onde encontro melhor preço em ferragens? Já que o ferro está caríssimo. Agradecendo a tua gentileza, fico no aguardo.

    • Robson disse:

      Elio,

      Prefiro comprar o ferro liso e contratar o armador, pois o ferro armado sai muito caro. Como você tem bastante demanda, aconselho a comprar tudo em uma só vez e barganhar o melhor preço, somente confrontando uma empresa com outra você chegará a um preço satisfatório.

      Abraço

  18. Andressa disse:

    Ola, boa tarde.
    Estou cursando o 3º Período em Arquitetura e fui convidada para fazer um projeto que uma residência, um projeto simples de uma água. Mas sei que não posso assinar e etc…
    E tenho duvidas de como começar o projeto. Alguma dica por favor, á algo que eu deveria saber antes de começar um projeto mesmo não podendo assinar? Sei que posso fazer o projeto e pedir a supervisão de um Arquiteto formado ou de um técnico.
    Obrigada!

    • Robson disse:

      Andressa,

      Desenvolva o projeto e peça a supervisão de um professor seu, após aprovação o mesmo pode assinar a planta para você. É uma boa experiência para sua iniciação. Compartilhe conosco o trabalho.

      Abraço

  19. Luis roberto disse:

    vou construi dois comodos de lage, mas ja existe outro comodo construido ao lado; a pergunta é: como emendar as lagens?

    • Robson disse:

      Luis,

      Você pode emendar as lajes sim, porém não fica como a concretagem inteira, nas emendas você terá que fazer uma vedação adicional, com produtos impermeabilizantes.

      Abraço

  20. Boa Noite;

    Gostaria de saber qual a profundidade para cavar e fazer sapatas em um terreno na praia, pois um amigo meu que e Engenheiro me falou que teria que cavar ate verter agua pq se não no futuro teria problemas de rachaduras nas paredes isso e real???
    Pois tem outros terrenos que estao construindo e estao cavando no maximo umas tres pedras de profundidade pr isso tenho duvidas.

    • Robson disse:

      Aguinaldo,

      Esta uma questão bastante relativa, as sapatas devem ser cavadas até atingirem um solo firme, para um trabalho mais profissional e com maior segurança você pode contratar uma empresa de geologia que faz a análise de solo e irá te indicar a profundidade do solo firme.

      Abraço

  21. Tycyany disse:

    quero construir um sobrado de 120 metros² sendo 60 metro encima 60 metro em baixo qual a largura da sapata e a espessura, também meu terreno é de terra vermelha já cavei para fazer um posso e de 8 metros e não achei terra firma sempre a mesma coisa que na superfície quantos metros tenho que cavar para construir as sapatas.

    • Robson disse:

      Tycyany,

      Esta pergunta é bastante técnica e deve ser respondida pelo engenheiro que você deve contratar para desenhar a estrutura da sua casa.

      Abraço

  22. Andre disse:

    Estou querendo começar uma obra e meu projeto é muito parecido com o seu. Gostaria de saber se a utilização de sapatas é mais economico e seguro do que os alicerces convencionais? Qual foi o custo aproximado da sua construção (alicerce e alvenaria)?
    Obrigado!

    • Robson disse:

      André,

      O sistema de sapatas, ao menos em minha região, é o alicerce tradicional. O custo é muito relativo, ferragem, solo, profundidade, concreto, tamanho da casa…..

      Abraço

  23. Renan Pereira disse:

    Olá!
    Já venho pesquisando há dois anos a compra da minha casa (ou apartamento) e recentemente li algumas matérias dizendo que a construção de uma casa pode sair até 50% mais barato. E isso me motivou a pesquisar sobre o assunto.
    Descobri esse site e achei muito interessante essa iniciativa! E com ela me vieram muitas perguntas sobre o assunto também! rsrs
    Sei que são perguntas muito abstratas e difíceis de responder, mas é possível construir uma casa através de crédito pela Caixa Econômica Federal? Posso utilizar esse crédito e contratar uma empreiteira? E qual a relação de tempo/ m2 construído que eles levam para construir?

    Fico agradecido pela paciência.

    O site está de parabéns pelo detalhamento das informações!!!

    • Robson disse:

      Renan,

      Desculpe a demora na resposta, mas tudo o que você perguntou é possível sim, a demora na construção de uma casa média fica em torno de 6 a 10 meses, sem interrupção.

      Abraço

  24. IZABEL CRISTINA disse:

    QUERO CONSTRUIR UMA CASA COM 3 QT SENDO 1 SUITE, SALA DOIS AMBIENTES COM COZINHA AMERICANA E LAVANDERIA, TB UMA PEQUENA ÁREA NA FRENTE. MEU TERRENO É 9 MT DE FRENTE E 15 DE FUNDO. QUERIA OPTAR EM FAZER 1º ANDAR, MAS MEU MARIDO ACHA QUE É BEM MAIS CARO. ISSO É VERDADE???

  25. Deise Giovana Ludwig disse:

    Bom dia, Gostaria de algumas dicas…. Comprei um terreno e o projeto já esta aprovado na prefeitura. Já posso começar a construção. O problema é, nunca mexi com isso. Nem sei por onde começar primeiro. Tentei até encontrar uma planilha que pudesse me ajudar no controle com os gastos. Teria uma idéia?
    Grata,
    Deise Giovana

  26. lisandra disse:

    ola boa tarde tenho uma duvida.tenho uma casa que nao tem estrutura para sobrado.hoje somos em seis em casa e a mesma ja nao esta comportando a gente mesmo tendo 3 quartos.eu gostaria de fazer dois quartos e um banheiro em cima da garagem, ai em baixo emendaria a sala com um dos quartos .mais tbm tenho um terreno.de 250m.e meu marido acha melhor construir do zero,ele quer um sobrado com 4 quartos .ele tava pesando em fazer sem dar acabamento.o que seria mais barato eviavel?o quanto iremos gastar mais ou menos em ambos os casos.

    • Robson disse:

      Lisandra,

      O mais barato e viável seria somente ampliar a casa existente, agora é preciso avaliar a estrutura da casa para verificar se suporta um segundo pavimento.

      Abraço

  27. leonilda disse:

    vou construir uma casa de 100m,gostaria de saber quanto vou gastar para fazer o alicerce?

    • Robson disse:

      Leonida,

      Isto é muito relativo, depende do seu projeto estrutural, do solo de seu terreno, da mão de obra da sua região, mas para dar um parametro médio diria que gastará em torno de R$10 mil.

      Abraço

  28. lidiane disse:

    Estou procurando lote p comprar e achei um q me interessou pela localização na minha cidade ele é desmembrado, e mede 266 m², como não tenho visão de um profissional ficou minha dúvida se daria p construir uma casa legal de 100m², vez que ele não tem fundo e sim lateral?

    • Robson disse:

      Lidiane,

      Pela metragem total daria para fazer a casa sem problemas, mas o que você deve observar é a metragem de frente que seria ideal em torno de 12mt.

      Abraço

  29. Eliane disse:

    Olá estou comprando um terreno porém ele é no bairro que eu sonho, só que ele é um terreno com uma caída um pouco acentuada e depois uma reta e depois uma caída e depois por ultimo uma reta. cada reta tem aproximadamente 3 metros. oque fazer neste caso? quero construir um sobrado e 5 quartos e cada quarto com respectivo banheiro e com a varanda, uma cozinha duas salas não precisa ser grande, e um lavabo. atras gostaria da Piscina . apenas os quartos eu gostaria que fossem maiores. o terreno mede 300 M² gostaria de saber se consigo construir oque quero neste terreno? grande abraço

    • Robson disse:

      Eliane,

      Neste caso, sua casa deverá ter vários níveis e pode chegar até a 3 andares. Um bom arquiteto fará deste desnível um aliado para a construção, porem você não poderá fugir das escadas, sua casa terá muitas escadas. Aconselho, no caso da compra do terreno, a investir em um bom arquiteto.

      Abraço

  30. paulo lucio disse:

    adorei por que trabalho como pedreiro

  31. camila disse:

    vou começar a construir minha casa,não sei se so cubro com telha ou se coloco laje,me de uma dica porque quero uma obranão tão cara.

    • Robson disse:

      Camila,

      Mesmo com laje o ideal seria cobrir com telhado, na parte de alicerce você deve construir para suportar uma laje, mesmo se não for colocar agora, caso o custo esteja muito alto faça a casa sem laje e com forro e depois de alguns anos você pode colocar a laje que dá mais segurança e isolamento térmico e acustico para sua casa.

      Abraço

  32. Flávia disse:

    Boa noite.

    Moro em uma casa com quarto, cozinha e banheiro sem laje. Gostaria de fazer sobrado, tem como?
    Gostaria tbm de usar um comodo da minha vó que fica ao lado do meu banheiro, só que lá já tem laje, tem como reforça? O que devo fazer?

    • Robson disse:

      Flávia,

      O Primeiro passo é avaliar a construção existente, se ela possui sapatas compatíveis e colunas reforçadas para suportar o peso da laje, caso não possua você deve construir as sapatas e as colunas dentro da casa já existente e só então iniciar a sua laje.

      Abraço

      • Flávia disse:

        Robson,

        E se a casa não tiver as colunas e já tiver laje?
        Tem como fazer uma laje em cima da outra?

        Att.
        Flávia.

        • Robson disse:

          Flávia,

          Neste caso o risco de colapso da estrutura é grande, o que você deve fazer é contratar um profissional para planejar esta estrutura e construir as colunas que vão escorar sua laje e dar o suporte para o segundo pavimento, depois disto poderá construir o segundo piso sem problema.

          Abraço

  33. denilson matos da silva disse:

    Por favor!!!
    Alguém pode me ajudar?Vou começar a construir,comprei quase toda ferragem(tecnicamente recomendada) e PINTEI COM ZARCÃO boa parte da ferragem para EVITAR OXIDAÇÃO…
    Um engenheiro disse que estraguei a ferragem pintada(pois o concreto não vai aderir)já o outro engenheiro alega não haver problemas em utilizar as ferragens com zarcão aplicado,o engenheiro calculista está viajando e a obra parou na escavação das sapatas.
    Jogo r$4600,00 em armações de aço pintado fora ou as utilizo??? E o cimento está empedrando… HELP!
    Muito grato! Denilson

    • Robson disse:

      Denilson,

      Primeiro lugar, até para outros leitores, não necessita realizar tal pintura, a não ser que você tenha comprado a ferragem um ano antes, pois assim que concretado o ferro não tem mais contato com o oxigênio e não oxida mais, e em casos de compra muito antecipada você pode acordar com a loja em deixar o material no deposito e pegar aos poucos. Dito isto, careço de grande conhecimento específico, porém não vejo mal algum em concretar a ferragem pintada com zarcão.

      Abraço

  34. Marcela disse:

    Boa tarde!

    Robson,

    A minha casa não tem estrutura para sobrado e já possui laje. Posso fazer sobrado fazendo as sapatas, colunas?
    Ou já tendo laje não tem como?

    Desde já agradeço.

    Marcela.

  35. denilson matos da silva disse:

    Robson,
    obrigado!
    abç!Denilson

  36. Ulliana disse:

    Olá Robson,
    Pretendo construir no ano que vem, e estou na etapa dos projetos. Fiz o de aquitetura, o cálculo estrutural e agora estamos orçando a fundação. O problema é que recebemos propostas bastante diferentes, tanto na técnica como nos valores… eu e meu marido estamos um pouco perdidos…
    Bom, a casa tem 500m2, padrão médio para luxo. A sondagem indicou solo compacto a muito compacto a 9,44m em um dos furos e a 12,24m no outro, com água por volta dos 7m. Já nos disseram que a técnica strauss seria a mais indicada, outros falaram em estacas pré-moldadas. O orçamento está em torno de 50 mil, só a fundação, isso em Brasília. É isso mesmo?? Obrigada!

    • Robson disse:

      Uliana,

      Parabéns você está seguindo uma cartilha da uma casa segura e sem maiores problemas, porém se você fez um projeto estrutural é porque contratou um engenheiro civil, certo? então ele tem responsabilidade sobre o projeto e a estrutura de sua casa, consequentemente ele é quem deve te indicar como será o alicerce de sua casa, exija isto. Outra questão é este custo mencionado que me parece bem alto e eleverá o custo final da obra.

      Abraço

  37. Paulo disse:

    Por favor,quem poderia me responder?
    Os pedreiros esqueceram de deixar uma espera para as colunas.A casa tem 103m2.Será que pode furar o concreto e colocar os ferros?Teria uma outra alternativa melhor?Obrigado pela atenção.
    O site está de parabéns.Está me ajudando muito!!!!

  38. Robson disse:

    Paulo,

    Faça os furos, insira a ferragem e preencha com “compound adesivo” para fixar.

    Abraço

  39. Ana Guacyra disse:

    Vou construir com alicerce aéreo para pátio embaixo (tipo garagem). As sapatas já estão prontas e as colunas vão ficar 60 cm aterrada e 2,50 expostas, onde vou correr o alicerce para receber a laje-piso. Pergunto: tenho que correr alicerce na altura de 60cm também, ou é desnecessário. As sapatas são 1m x 1m e as colunas 7 x 27 em ferro 5/16. Desde já agradeço.

    • Robson disse:

      Ana,

      Vamos ver se entendi a pergunta, colunas são verticais e vigas horizontais, você deve construir vigas tanto na altura do piso da garagem, quanto na altura da laje, para dar apoio e sustentação para sua laje, paredes e amarração final da estrutura.

      Abraço

  40. Ana Guacyra disse:

    complementando: A obra total é de 7,5m x 16m com sapatas distribuídas para cômodos de 3,75m x 4m. No aguardo…

  41. Dimy disse:

    Boa noite!
    Moro no segundo andar que foi construido parede em cima de parede para não comprometer a estrutura da casa de baixo. Agora quero construir um terceiro andar com laje, ou seja uma terceira laje, gostaria de saber se posso fazer o alicerce e as colunas por fora da casa para não incomodar os moradores do andar de baixo, sendo que a distancia de uma coluna pra outra ficará em 6m, é possível fazer uma laje com essa distancia de coluna? Seguinte: o local que quero construir mede 6m por 6m,
    Grata

    • Robson disse:

      Dimy,

      Esta questão é bem complexa e requer uma análise profissional, você pode fazer tudo o que citou porém a sustentação da casa é o alicerce do primeiro piso e terá que analisar esta estrutura para verificar se aguenta o peso ou terá que construir o alicerce desde o primeiro piso até sua laje, aconselho a procurar um engenheiro civil para sua segurança.

      Abraço

  42. João Carlos disse:

    Olá!

    Tenho um terreno de 1.200 metros quadrados onde pretendo construir uma casa, pavimento único, com trezentos metros quadrados, com lage no piso e no teto. Seriam três suítes, sendo uma com 30 metros quadrados e duas com 16; um wc social com 6 metros quadrados, cozinha com 20 metros quadrados. O restante da casa seria composto por salões, de maneira a se aproveitar os espaços livres. Os salões teriam cerca de oito metros de comprimento por cinco de largura. O pé direito ficaria em torno de três metros e meio. Gostaria de contar com colunas que, além da função convencional de sustentação, também exerceriam um papel estético.
    Por quanto sairia esta obra, considerando material e mão de obra? Seria mais em conta contratar uma empresa ou contratar profissionais avulsos?
    Desde já agradeço a atenção.
    Saudações. João.

    • Robson disse:

      João,

      Esta sua construção esta bem diferente dos padrões convencionais e ficará uma casa muuuuuito ampla e alta, acredito que seria bem melhor utilizar uma boa construtora e pensar bem estes ambientes para que sua casa fique funcional e não uma casa repleta de cômodos que ninguém entra, certo? Quanto aos custos acredito que gastará em torno de R$ 350.000,00.

      Abraço

      • João Carlos disse:

        Ok Robson. Vou repensar as dimensões da casa com a “patroa”.
        Agradeço pela estimativa do orçamento. Será de grande valia quando eu começar a pesquisa de preço.
        Forte abraço! E saiba que você está, voluntariamente, prestando um grande auxílio a muitas pessoas.

  43. KATIA REGINA disse:

    Prezado João,

    Pretendo construir uma casa, a metragem é de 7 m de frente por 25 de fundo, será com dois pavimentos, o térreo conterá uma sala de estar, jantar, cozinha, area de serviço, um quarto com suíte e um banheiro social, n o segundo pavimento terá dois quartos, um banheiro, uma sala de TV e uma varanda. Pergunto a grosso modo, quanto gastaremos para construir esta casa?

    Grata,

    • Robson disse:

      Katia,

      Como você disse, a grosso modo, pois depende muito de suas escolhas, estilo de casa, nivel dos acabamentos e tipo de solo, vou colocar que sua construção deve girar em torno de 170 mil.

      Abraço

  44. Antonio José Fernandes disse:

    Olá, tenho um lote cujo solo é úmido, qual o tipo de fundação ideal e qual a impermeabilização a ser utilizada para a construção de uma casa linear de aprox 80m2?, Colocando uma camada de brita entre o aterro e o contrapiso resolve o problema da umidade ou é necessário impermeabilizar as vigas?

    • Robson disse:

      Antonio,

      A melhor opção seria construir uma laje no contrapiso deixando um espaço de cerca de 50 cm entre a laje e o solo, desta forma sua casa ficará toda suspensa e evitará a umidade.

      Abraço

  45. Carlos Paiva disse:

    Pretendo iniciar a obra de uma casa em breve e tenho uma dúvida no alicerce.

    Como faço para ter certeza que encontrei um solo adequado ao peso, quando parar de escavar ?

    Grato
    Carlos

    • Robson disse:

      Carlos,

      Empiricamente se escava até encontrar um solo bem firme ou areado, mas para ter garantia técnica da profundidade exata terá que contratar uma empresa de sondagem de solo que te dará toda a análise do solo de seu terreno e profundidade do solo firme.

      Abraço

  46. JUJU disse:

    Meu trerreno possui 24 metros² (8X3) e pretendo fazer 3 lages o terreno é bom, quando de fundaçao (profundidade das sapatas) eu irei que fazer. MIM AVISARAM QUE PARA CADA LAGE DEVEREI COLOCAR 1,5 M DE FUNDAÇAO, ENTAO NO CASO SERIA 4,5 E MEIOS DE FUNDAÇAO COM A SAPATA?
    Obrigado aguardo a resposta!!

    • Robson disse:

      Juju,

      Primeiro espero que esta sua metragem esteja errada, tem certeza que é só 8×3? Neste caso aconselho a investir num terreno maior pois gastará numa construção que não ficará tão legal, existem soluções arquitetônicas mas o melhor é investir num terreno mesmo de pelo menos 200 mt², e quanto a fundação você esta equivocada, a estrutura tem haver com o tipo de solo e o peso total da construção e não segue a lógica que você citou.

      Abraço

  47. luiz henrique disse:

    Olá meu terreno é do tipo vagem , queria saber qual tipo de fundação devo usar, e na minha rua existem muitas casas e muito bem feitas, e meu terreno passou um tempo recebendo recebendo agua das casas ao lado, canos desviados para o mesmo. Esse problema ja foi solucionado. Minha duvida é como devo proceder. Desde já agradeço a atenção

    • Robson disse:

      Luiz,

      Legal você se preocupar com esta fase que é fundamental para sua casa ao longo prazo, aconselho a fazer a avaliação de solo com uma empresa de sondagem e depois levar o estudo a um engenheiro civil para realizar o cálculo estrutural da casa. Aconselho também a aterrar bem o terreno e deixar um pouco mais alto do que os dois vizinhos, assim suas águas não retornam para você.

      Abraço

  48. Anelise disse:

    Olá, boa tarde! Estou com um problema, minha casa tem menos de 5 anos, construí pelo minha casa, minha vida. Bem, o problema é que aggora a casa está rachando por toda a volta, me falaram que poderia não ter sido feita a sapata e não tenho mais as fotos que tirei da construção. O que faço? Se for problema estrutural, posso ainda cavar e tentar colocar as sapatas? O q faço?

    • Robson disse:

      Anelise,

      Se a casa foi construída pela CEF ou sob sua supervisão ela possui seguro e garantia e você deve acionar a seguradora que vai acionar um engenheiro para avaliar os danos e te indenizar e realizar a reforma.

      Abraço

      • Anelise disse:

        Robson, chamei a minha engenheira eela disse quue quando são fissuras horizontais, não são de estrutura e sim de que a casa “trabalhou”, disse que é comum casas de lajes, que fique fissuras perto delas, isso é verdade? Minha lareira tbém está rachando perto da parede em cima e bem embaixo perto do piso e tbém bem no meio da casa o piso está levantando, ela disse q é por causa da viga e na lareira ela disse que é normal por causa do calor. Moro no RS e chove e faz calor seguido. Há, e outra tenho uma aba na entrada que tem uma luz, só que cruza água direto, passamos pixe não sei quantas demãos, mas não adiantou nada, vi na internet para colocar manta aluminizada seria o melhor, o q vc indica?

        • Robson disse:

          Anelise,

          Vamos lá, fissuras são pelo fato de acomodações, “trabalhou”, isto se refere também a estrutura, é normal surgirem trincas nas paredes, porém se estas trincas abrirem é um sinal de alerta e de que algo está errado, lareira tem de ser revestida com tijolos refratários ou lã de rocha para absorver o calor, e não é normal rachar, piso da casa levantando sinal de contrapiso mal executado e acomodação de solo mal compactado abaixo da estrutura. Manta asfáltica é ótimo impermeabilizante e existem empresas especializadas em executar o serviço.

          Abraço

  49. Daniel disse:

    Tenho um lote em um bairro que quase anualmente tem enchente nos meses de janeiro. Estou pensando em aterrar mais ou menos uns 2mts. o lote. Só que estou com a seguinte dúvida: É melhor aterrar ou fazer a fundação em pre-moldado criando uma laje a 2mts de altura e começar a construir a partir daí? o que sai mais em conta. O lote é de 6m/30m

    • Robson disse:

      Daniel,

      O mais barato seria erguer os pilares, pois assim poderia aproveitar o espaço quando não há enchentes e economizaria com aterro, um problema que vai surgir será a garagem, pois um rampa nesta altura seria bem ousado.
      Aconselho a fachar a estrutura do primeiro piso com blocos, sem reboco e sem moveis de madeira para aproveitar o espaço.

      Abraço

  50. Marcelo disse:

    ola uma dúvida, comprei uma casa que possui estrutura antiga, daquelas com paredes de tijolinhos duplos e deitados ( cerca de 20cm de largura), porém nao possui nenhuma coluna ( e nela ja tinha laje maçiça e telhado), porém a casa esta baixa ou seja com um sobre piso o teto ficou proximo, entaum derrubei a laje toda, meu pedreiro vai subir cerca de 1,5m de muros e nessa subida, colocará colunas de 1,5m, e por fim ira fazer com vigas 3/8 uma cinta para sustentar a laje que será premoldada, e por fim o telhado, dúvidas este procedimento é confiável, a casa manterá a estrutura intacta..no aguardo .. obrigado

    • Robson disse:

      Marcelo,

      Sua dúvida é muito pertinente e você deve dar bastante atenção a isto, aconselho a contratar um engenheiro para avaliar in loco sua estrutura e definir as ações para construir com segurança. Segurança é prioridade.

      Abraço

  51. FERNANDA disse:

    Fiquei com dúvida na laje, porém, envolve o contrapiso.
    Se eu fizer o 1º pavimento sem fazer a “laje baldrame” (tem um espaço do solo), se tiver contato com o solo, é viável colocar um impermeabilizante no piso, após o concreto e antes do contrapiso??? E devo colocar nas paredes, tanto internas quanto externas, também?
    Coloco até que altura, uns 60cm do piso???
    Preciso muito desta informação.
    Fico noa aguardo!

    • Robson disse:

      Fernanda,

      A laje do baldrame é opcional e pode ser construído sem ela, neste caso terá que caprichar mais na impermeabilização, aconselho a aplicar o produto impermeabilizante em todo o baldrame e incluir outro produto impermeabilizante próprio para massa de reboco na execução da massa do mesmo podendo ser aplicado em toda a casa, interno e externo, pois o custo não é muito elevado e deve ser concentrado principalmente até a altura de 80cm.

      Abraço

  52. maria disse:

    BOA TARDE

    GOSTEI MUITO DESSE SITE E ESPERO Q CONSIGAM ME AJUDAR.
    MINHA CASA FOI FEITA SEM SAPATA, MAS COM COLUNAS , DEPOIS DE PRONTA COMEÇOU A RACHAR UMA DAS PAREDES O ENGENHEIRO MANDOU ABRIR EM VOLTA DO ALICERCE E FAZER TIPO UM BALDRAME, FIZEMOS GASTAMOS CIMENTO E FERRO POR DEMAIS, MAS AINDA VEJO ALGUMAS RACHADURAS FININHAS EM ALGUNS COMODOS. E NO CORREDOR DE FORA FOI MUITA TERRA P ATERRAR, JA FOI TIRADO O PISO BATIDA A TERRA NOVAMENTE, FEITO OUTRO PISO MAS MESMO ASSIM VOLTOU E QUANDO A GENTE PISA FAZ BARULHO DE OCO, CHEGA ATE A DESPRENDER O PISO ENTRE O MURO. O QUE FAÇO, TENHO VONTADE DE VENDER TUDO E COMEÇAR DO ZERO.

  53. maria disse:

    AH OUTRA COISA, A PAREDE FOI PASSADA MASSA CORRIDA, E PINTADA, MAS SEMPRE SOLTA NO RODAPÉ E EM ALGUMAS PAREDES SOLTA UMA COISA QUE PARECE SAL, O QUE PODE SER ISSO?
    OBRIGADA DESDE JA.

    • Robson disse:

      Maria,

      O seu problema é umidade, faltou uma boa impermeabilização dos baldrames, me causa espanto a casa ter aterro e não ter sapatas, mas parece que você já sanou este problema, quanto a pequenas trincas é normal a estrutura mexer um pouquinho, mas não pode abrir as trincas. No caso do piso, realmente é o solo se acomodando visto que não houve tempo e o solo foi mal compactado, neste caso terá que refazer um piso com espessa camada de concreto e com esteira de ferro por baixo.
      Para as paredes a solução é retirar o reboco ruim e refazer com impermeabilizante misturado a massa.

      Abraço

  54. marcio disse:

    Boa tarde, robson, estou interessado em uma casa, na verdade um sobrado, porém queria aproveitar a casa para baixo, fazer a garagem e um salão na parte debaixo da casa, é possivel fazer esse afundamento, e coluna a coluna, alicerce por alicerce, afundar mais, assim retirar toda a terra e construir isso embaixo? ou não tem como?

    desde ja agradeço

  55. Olá Robson,

    Gostei de ler algumas boas orientações que você passou para as pessoas. Eu já fiz algumas consultas com engenheiros sobre o vigamento de uma obra que estou fazendo e fico surpreso que cada profissional parece ter um cálculo próprio. Eu já obtive várias respostas em relação ao tipo de ferragem que devo utilizar no vigamento(cintamento) colocado logo após os pilares, no alicerce da casa. Segundo alguns, eu deveria utilizar 04 ferros 3/8 (10) com estribos de 4,2 a cada 15 cm. Outros me disseram para utilizar mais um ferro na base do vigamento, formando 03 ferros na parte de baixo. O que você poderia falar sobre isso? Gostaria muito da sua ajuda se for possível. Desde já agradeço sua colaboração.

  56. Reginaldo Torres disse:

    Ola Robson, gostaria de tirar uma duvida, estou construindo uma casa em um terreno aterrado, nos fundos existe um muro de arrimo , gostaria de saber se posso fazer uma parede colada neste muro de arrimo ,pois nao tenho engenheiro acompanhando a obra.

  57. Gustavo disse:

    Tenho uma duvida sobre a contratação de Mão de Obra. Existe uma obrigação tributária em toda a construção de recolher o INSS dos trabalhadores da obra. E gostaria de saber quais as formas de terminar minha obra com isso regularizado e gastando o menos possível com esse tributo, como funciona ? (já ouvi falar que melhor contratar uma Empreitera!) Existem mais obrigações que o pessoal esquece ?

    Parabéns pelo blog, só post legal.

  58. Cleunice disse:

    Robson tenho uma casa com duas lages e em cima da segunda lage rodiei com tijolos ate ao meio e cobri com telha galvanizada mas quando chove a chuva entra pela laterais gostaria de fechar ate o telhado mas tenho medo que a estrutura nao aguente vc poderia me dar uma sugentao .grata

    • Robson disse:

      Cleonice,

      Existe um bloco siporex que é muito leve e poderá te ajudar a fechar a estrutura sem elevar o peso total da construção.

      Abraço

  59. Romildo disse:

    Bom dia Robson

    vou construir em um lote com 11 m de frente e 20 m de comprimento,gostaria de uma casa com dois pavimentos com área total de 150 m no térreo , garagem para dois carros,sala,quarto,cozinha americana copa ,banheiro ,lavatório fora do banheiro. piso superior suíte com varanda e suíte com closet. gostaria de saber a metragem ideal destes comodos ? desde já muito obrigado

  60. Ricardo silva disse:

    olá boa noite,
    fiz minha casa a dois anos atrás ,gostaria de fazer dois quartos em cima dessa construção gostaria de saber quais s possibilidades minha casa foi feito sapatas e furado com trado manual sera que essa estrutura suporta mais um piso, ou seja dois quartos em cima dela minha casa medi 52 mts2.

    desde já agradeço pela atenção

    • Robson disse:

      Ricardo,

      Para obter esta resposta com segurança você terá que contratar um engenheiro civil que fará o cálculo estrutural de sua casa e uma análise da atual estrutura.

      Abraço

  61. EDINILSON OLIVEIRA DA SILVA disse:

    COMO POSSO FAZER UM ORÇAMENTO

  62. stil disse:

    Ola tenho um pedaço de lote de 10m x 6m gostaria de saber s eu posso so fazer as vigas em todo esse espaço para servir de garagem e bater uma laje p construir mais 2 casas por cima. e quantas vigas seriam necessaria?

    • Robson disse:

      Stil,

      É possível sim, mas para isto você precisa de um cálculo estrutural, pois sua estrutura terá de ser bem forte para os três pavimentos, você terá que contratar um engenheiro civil para executar o cálculo.

      Abraço

  63. thanks for such an excellent post. it is completely useful. keep this pace. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  64. Lidiane disse:

    Olá, gostaria de saber quanto teria de custo para construir uma casa térrea de 80 metros quadrados, contando material e mão de obra.

  65. Karina Rodrigues disse:

    Olá,

    Gostaria de saber quanto custa só para fazer o cálculo estrutural para colocação de laje e construção de um 2º andar em um espaço de 17 metros quadrados.

    Obrigada.

  66. marcio disse:

    Boa tarde, robson, estou interessado em uma casa, na verdade um sobrado, porém queria aproveitar a casa para baixo, fazer a garagem e um salão na parte debaixo da casa, é possivel fazer esse afundamento, e coluna a coluna, alicerce por alicerce, afundar mais, assim retirar toda a terra e construir isso embaixo? ou não tem como?

  67. Armando Silva disse:

    Estou construindo uma laje que mede 76m2 numa casa já existentes. Haverá aproveitamento de paredes. Colunas e radiers serão construídos. O mestre de obra, inicialmente, havia indicado os estribos de 7 X 17 (colunas das paredes divisórias) e de 10 x 20 (colunas das paredes que circundam a casa). Reformulou a decisão para usar todos os estribos de 7 x 17. Não precisa maiores conhecimentos para concluir que as colunas serão de menor espessura. Pretendo construir mais dois andares, ficando a edificação com o térreo, apartamento 1º andar e outro apartamento no 2º andar. Dúvida: Haveria prejuízo estrutural (capacidade de resistência) fazendo todas as colunas com estribos de 7 x 17, já que antes havia previsão de 10 colunas com estribos de 10 x 20? A mudança se deveu a não criar saliência da coluna em relação ao reboco o que forçaria a um reboco de maior espessura, já que a parede não permite maior aprofundamento para esconder a coluna de maior espessura.

  68. Juliano disse:

    Boa tarde!

    Tenho uma loja com um vão de 10 mts de comprimento por 6 mt de largura, sendo que esse vão não possui colunas ao centro apenas vigas de 30cm por 15cm com 8 varas de vergalhão de 3/8, pretendo fazer um apartamento em cima dessa loja e ao construir essa loja ja tinha interesse em fazer um apartamento em cima por isso fizemos as vigas com 8 varas em vez de 6 que geralmente é usada, mais minha duvida é se posso construir paredes normalmente em cima desse vão e bater uma outra lage para terraço posso ter algum problema referente a essa loja sem colunas ao centro?

    Att

    Juliano

  69. wilma souza disse:

    Gostaria de saber que tipo de fundação terei de usar no meu terreno tipo vagem

  70. Yara disse:

    Olá bom dia, estou na dúvida de comprar um CDHU no valor de 100 mil e um terreno no valor de 30 mil..?
    Fico na duvida se vale a pena se enfiar em dividas para construir e gastar muito mais do que posso… Mas tb com um tempo ter uma casa grande e confortável, bem maior do que seria um apartamento…
    O terreno tem 5×25 com 5 metros de desnivel da rua, ou seja, para construir um sobrado a partir do nivel da rua eu tenho que construir duas casas de aluguel pra baixo…
    Qual a média que vou gastar para construir contrando tudo? e se for construtora? Só gostaria de saber um valor bem mais ou menos…
    E de alicerce gasta muito? Média de quanto?

    • Robson disse:

      yara,

      Na duvida entre um apartamento ou uma casa é uma questão bastante pessoal, o apartamento você pega pronto para morar, sem muitos transtornos e tem uma questão de segurança maior em relação a uma casa, porém a casa tem o terreno, liberdade e privacidade como vantagens. No caso da opção pelo terreno aconselho a investir um pouco mais e procurar um terreno com frente maior e plano, assim sua casa fica mais bonita, confortável e com menor custo, ou seja investe mais no terreno e economiza na construção com um resultado final superior. O custo da construção dependerá do tamanho da casa.

      Abraço

  71. Miriam disse:

    Boa tarde
    Gostaria de construir uma casa de 187 metros, na parte de cima 3 quartos, sendo uma suite com banheira, closet, e um banheiro, na parte de baixo cozinha integrada com sala, cozinha com fogão a lenha, churrasqueira, lavabo, lareira, espera para água quente solar e a gás, garagem para 2 carros. Meu terreno tem 12 x30, fica no Rio Grande do Sul. Quanto mais o menos seria o custo dessa obra(total, material e mão de obra e encargos sociais)?

    • Robson disse:

      Miriam,

      Pelo visto será uma casa de alto padrão, bem pensada e pronta para os novos tempos, praticidade, economia e sustentabilidade. O valor estimado para esta construção, lembrando que o custo pode variar de acordo com suas opções de compra em cada material, ficará em torno de 220 mil.

      Abraço

      • Miriam disse:

        Obrigada atenção. Eu quero gostaria que ela fosse mais sustentável ainda, o problema é o preço para construir uma casa assim. Infelizmente nós não temos nenhum insentivo do governo! os materiais ainda são muito caros. Mas vou tentar fazer o que eu posso.. quanto ao alto padrão, nem tanto, será simples, com certo aconchego, um fogãozinho a lenha para esquentar nas noites frias do sul, uma banheira para relaxar… o que me preocupa é o alto valor da mão de obra aqui da região..

        • Robson disse:

          Miriam,

          Quem sabe nossos governantes possam evoluir a este ponto e incentivar construções sustentáveis, boa sorte e parabéns.

          Abraço

  72. Adriana disse:

    Boa noite!
    Estou construindo um sobrado com 270 metros, iniciamos a perfuração em 2/1 e com a chuva terminou em 17/1 . Depois colocamos ferragem armada em todos os locais necessário e usamos concreto usinado nas perfurações, sapatas, baldrames e contrapiso da casa. Todo os locais que precisou escavar foi feito com retroescavadeira, foi feito também a impermeabilização dos baldrames com mactraset. O pedreiro já posicionou a hidráulica , caixa de esgoto e abriu as valas para o muro de contenção dos fundos . Esta semana será feito a concretagem da garagem e dos corredores laterais, pois o pedreiro disse que só trabalha no limpo e que os blocos , areia e demais materiais só deverão chegar depois desta etapa. Antes desta concretagem ele quer que a retroescavadeira arrume a parte da garagem (laterais ), mas o responsável só poderá ir na quarta feira e o pedreiro disse que então só concretará na sexta (usinado) E ficará estes dias parado. Pergunto esta certo isso? O tempo de demora esta certo? Ele só tem 1 ajudante e diz que não tem mão de obra. Será que é melhor eu procurar outro pedreiro ? O que vc acha?preciso me mudar até agosto vc acha que vai dar tempo da casa ficar pronta?

  73. ADRIANA disse:

    BOA NOITE. GOSTARIA DE SABER SE EU UTILIZAR UMA EMPRESA TERCEIRIZADA PARA FAZER AS PERFURAÇÕES, FERRO ARMADO, CONCRETO USINADO EM TUDO ATE NAS SAPATAS E BALDRAMES, SE É NORMAL DEMORAR DOIS MESES PARA COMEÇAR A ERGUER A CASA DE 270 METROS. GRATA

    • Robson disse:

      Adriana,

      Esses dois meses é um prazo realmente muito extenso, no caso de perfurações e concreto usinado o baldrame poderia ser concluído em 15 dias, mas além de 30 dias já se torna muito extenso, teria de verificar com a empresa os motivos da demora, as condições climáticas e os termos do contrato devem ser verificados.

      Abraço

  74. Paulo disse:

    Olá, estou fazendo uma pesquisa de preços para a construção da minha casa e tenho algumas dúvidas. Primeiramente, minha casa terá 235m2, com 3 suites. Gostaria de saber quando sairia o preço de Alvenaria em bloco cerâmico (mão de obra e material), abertura de baldrame (mão de obra e material) e montagem ferragem baldrame (mão de obra e material)? Para instalar um postinho de entrada de luz, estão me cobrando R$2000, isso é real? Quanto sairia uma obra dessas com um padrão médio? Obrigado.

    • Robson disse:

      Paulo,

      Vamos por partes, o valor desta sua ligação provisória de luz está um absurdo, o preço de mercado com material teria de ser em torno de R$ 500,00; O custo de cada etapa em material e mão de obra não saberia lhe dar um valor confiável neste momento, o custo total da construção no padrão médio de acabamento eu estimo, é somente uma estimativa, em torno de R$ 220 mil.

      Abraço

  75. JOSE disse:

    Dúvida:
    preciso fazer uma coluna de 1,70 cm de altura por 0,20 cm de comprimento x 0,20 de largura ok.custo de r$ 200,00 metro2.quanto custara esta coluna .
    Calculei as medidas multiplicando altura x largurax comprimento cheguei 0,068 m3.
    qual o calculo correto.grato

    • Robson disse:

      José,

      Pelo que pude entender você quer calcular a quantidade de concreto que irá utilizar nesta coluna, certo? Neste caso o calculo está correto.

      Abraço

  76. roberto disse:

    amigo comprei um terreno de 6 de frente e 14 de de fundo , mais ele tem uns 4 metro do final do terreno, que e aguá e tem uns 2 metros de profundidade esta parte , vou fazer o aterro do mesmo e quero construir um primeiro andar estou com medo que futuramente possa racha a estrutura da casa, como poderia fazer a fundação desta casa ?
    quero fazer com sapatas !
    favor mim passar um fundação que possa segura um primeiro andar ficarei grato desde de já !

  77. Murilo disse:

    Ola pessoal bom dia!! Eu gostaria de tirar uma duvida, ja construi minha casa, e comecaram a aparecer algumas rachaduras em baixo das venezianas, bem fininhas, nao sei se na verdade e da massa corrida ou do reboco mesmo, mais por dentro, e por fora da casa aparce algumas tambem, bom a profundidade das brocas sao de 2 mts, e tambem foi feita uma viga em cima do alicerce. Gostaria de saber se tendo essas informaçoes, mesmo que meio por cima, teria como analisar e ver se a principio esta correta pelo menos em questao de estrutura

  78. EU TENHO UM PROJETO DE UMA CASA A TREZENTOS METROS DA PRAIA COM 60m² gostaria de saber a resistência do gesso na parte externa,gostaria de saber também se e melhor em bloco de gesso ou draiwal,muito grato.

  79. Taneide disse:

    Quero construir um salão de 10 mt e uma casa em cima

  80. tenho um terreno 12/30 DE TERRA VERMELHA muito dura vou construir uma casa de duas lajes qual e a profundidade das sapatas

  81. Adam Tavares disse:

    Robson, muito bom o espaço que dispõe para tirar dúvidas e ajudar pessoas que assim como eu não entendem muito bem do assunto! Obrigado!

    Veja se pode me ajudar!

    Minha mãe possui uma casa em SP na cidade de Osasco, é uma casa germinada onde só um lado pertence a minha mãe, a casa da minha mãe possui 6 mts de frente por 25 de fundo, o terreno é em declive, e possui na altura da rua a garagem para 2 carros, e uma casa com 2 quartos sala e cozinha, casa totalizando 64mts² construidos, no subsolo, possui mais uma pequena casa de quarto sala e cozinha de uns 15mts². A Casa foi construida na decada de 90, e foi construida toda na lei, aprovada na prefeitura e etc..

    A casa então possui duas lajes, uma com a casa no nivel da rua e mais uma laje onde esta apenas o telhado.

    A parte da garagem esta no nivel do solo, e o restante começa a descer até ficar com 3 mts de desnivel da rua.

    Como estou para casar, e não gostaria de morar em um apartamento, minha mãe sugeriu que construíssemos um terceiro pavimento, esse terceiro pavimento seria da seguinte forma:

    Bateriamos laje em cima da garagem onde não tem (garagem esta sob solo plano não tem declive e nem construção abaixo), nessa laje ficaria apenas uma varanda, o restante da casa repetiriamos a planta de baixo, parede sobre parede, retirando duas delas (cozinha e um quarto) a parde da cozinha não existira pois faremos uma cozinha integrada com a sala, e a parede do outro quarto sera retirada e para separação usaremos um armario embutido. A construção do terceiro pavimento também não utilizará laje para o telhado, será feito apenas forração para diminuir peso.

    Estamos com dúvidas se a estrutura é segura e se aguenta esse terceiro pavimento. Para averiguar essa situação, o que devo fazer? Qual serviço contratar? o que devo procurar e o que devo solicitar?

    Tem idéia de valor apenas para avaliar as estruturas da casa?

    Muito obrigado.

    Adam Tavares

  82. faeel moura disse:

    muinto grato pelos seu comentario mais tenho uma duvida.pretendo bater uma lage pra construir outra em cima qual a medida dos ferros dos pilar devo deixar passando para emendar uns dizem que e 50cm outros dizem 60 fiquei com bastante duvida esperando seu esclarecimento fico muinto grato.

  83. marcos disse:

    cavei meu terreno a 1 mt e a terra esta umida oque posso fazer

  84. ivaneza geik libni oliveira disse:

    Ola, Robson, começamos nessa semana a obra da nossa tao sonhada casa, só q eu tenho inumeras duvidas, meu esposo trabalha nessa area de construçao , e vamos fazer por etapas a casa ao todo ira medir 14 metros de compprimento tera 3 quartos , sala ,copa, cozinha , 2 baheiros e ladeada por varandas e 1 garagem , vamos fazer a metade da casa e depois a outra metade, sera mesmo q a lage vai ficar junta sem problemas futuros ( tirando varandas e garagem em cima vai ser lage pra uma casa no futuro), e outra coisa é obrigatorio ter plantas da casa, ou eu posso fazer sem a planta? , sera q algum orgao do governo pode interromper minha obra? , espero ancioso pela resposta.obrigadoo

  85. Hosana disse:

    Olá,
    Gostaria de saber quanto gasto para levantar as paredes e a laje de uma casa com 40m²? Já tenho o alicerce pronto.

  86. Olá Sr.Robson eu gostaria muito de uma informação sei que não informa valores mas como estou meia perdida acho que poderia me dar um help o pedreiro me cobrou Rs 6.500,para fazer a casa da fundação ao ponto de laje o tamanho é 42 m2 eu quero a casa pequena pois é só para eu descansar finais de semana e férias , pretendo começar na segunda feira dia 23-09-13, o preço será que está ok pela sua experiencia.Desde já agradeço.

  87. cristiana disse:

    Vou construir uma casa encima da casa da minha mãe. Porém esta casa não foi feita com base para um segundo andar.
    O que fazer?
    Ficará muito caro este processo?
    Grata

  88. Michel disse:

    Olá Robson!!!
    Sou pedreiro,
    Tenho dúvidas de como calcular o valor correto de mão-de-obra,do metro linear de uma fundação, no qual seria marcar,fazer a ferragem (esteira corrida e viga baldrame),as formas e concretrar,quanto fica em média o metro ou m² desse tipo de serviço.. porque assim seria mais facil para eu ter uma noção ..para não cobrar nem muito a + ou à -..Espero

  89. Michel disse:

    Olá Robson!!!
    Sou pedreiro,
    Tenho dúvidas de como calcular o valor correto de mão-de-obra,do metro linear de uma fundação, no qual seria marcar,fazer a ferragem (esteira corrida e viga baldrame),as formas e concretrar,quanto fica em média o metro ou m² desse tipo de serviço.. porque assim seria mais facil para eu ter uma noção ..para não cobrar nem muito a + ou à -..Espero Resposta..Obrigado

  90. leandro disse:

    esqueci de dizer uma coisa, essa laje da garagem futuramente se tornará uma sacada da casa, apenas com uma churrasqueira, a laje vai ter 6×4, obrigado.

  91. marcos disse:

    olá, meu terreno é aterrado com aterro limpo e aterro sujo( resto de obras ), ao cavar as fundações do muro cheguei na tabatinga a 1,70 metro que é uma massa bem dura, quero saber se ao cavar as sapatas da casa posso parar na tabatinga, e como devo fazer as sapatas, tamanho e tipo de ferragem a ser utilizado, pois quero fazer uma estrutura para mais dois andares.

  92. iuller disse:

    boa noite. tenho um terreno plano e quero começar a construir já casa de 130m2. Qual isto é menor: casa linear ou um sobrado? grato

  93. Rosemary Ferreira disse:

    Boa Noite, por favor me ajude, pois não sei mais o que fazer, então vamos lá. Tenho uma casa que foi feita encima de uma laje pois o terreno é úmido, até ai tudo bem, os problemas começaram a surgir quando começaram aterrar o terreno do lado com pedras misturadas com terra, fato este que, Primeiro minha casa começou a ter rachaduras, trincas, agora que o vizinho começou a fazer o segundo andar minha casa está afundando para o lado da casa do vizinho, por favor me ajude o que devo fazer com urgência.Muito obrigada. SOCORRO!!!!!!

  94. Bom, comecei a fazer um curso de pedreiro para ter noção de construção há três dias exatos.
    Adquiri um terreno, paguei a um profissional para fazer a planta do mesmo e estou adquirindo fundos para iniciar a construção da minha residência.
    Minha pergunta é simples para vocês e nem tanto para mim…
    Como inciar a escavação, o que deve ser levado em conta? Por exemplo, quanto de largura, em relação ao tijolo utilizado, deve ser acrescentado?

  95. weslei disse:

    gostaria de saber, tenho um terreno de 10 metros de frente e 30 de fundo, quantos metros ou centímetros tenho que respeitar dos terrenos vizinhos?

  96. josualdo disse:

    Robson quero construir minha casa estou fazendo uma planta, tenho duvidas sobre o espaço entre as sapatas, estava pensando em fazer com 5 metros, minha casa vai ter 10 metros de frente por 12 fundo.

  97. qual a profundidade das sapata e quantas sapata posso fazer em uma casa de 5 por 9 com lage mande retorno obrigado

  98. daniela disse:

    por favor, estou fazendo uma casa pequena, porem com estrutura de dois pavimentos. o local onde esta sendo construida, era antigamente plantação de arroz. nao tenho engenheiro, meu pedreiro fez varias sapatas e em cada uma delas, perfurou cerca de 2,5 mts para afundar as colunas de sustentação. me disseram que ele deveria furar com broca ate encontrar agfua, argila ou pedra, pois do contrario a estrutura não aguenta segundo piso. poderia me informar se realmente é necessario este procedimento.obrigada

    • Robson disse:

      Daniela,

      Infelizmente não posso te dar esta resposta. Você precisa contratar um engenheiro que vai solicitar um estudo de solo e fazer o cálculo estrutural. Em terrenos assim pede-se estudo de solo com uma empresa de sondagem, a qual trará ao engenheiro as informações da profundidade da fundação, sem erro e com segurança que você, sua família e o seu investimento merecem.

      Abraço

  99. Robson disse:

    Adriana,

    Depende, se a escada for na frente, você terá que deixar uma pequena sacada para ficar mais bonita, 1m, uma sala/cozinha 6x6m, um banheiro 2,4×1,3m e dois quartos nos fundos, lado a lado de 3x4m. Só uma idéia mas poderia ser de diversas outras maneiras.

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *