Laje

A montagem e concretagem da laje é uma etapa rápida e vistosa, porém significa uma etapa onde haverá um emprego financeiro bem relevante, nesta fase sua casa vai ganhando forma. Alguns cuidados são necessários nesta etapa, como a correta colocação das mangueiras de fiação, sem obstruir as pontas, e o escoramento adequado da estrutura, para evitar “barrigas” e rachaduras.

Existem, basicamente, dois tipos de lajes pré-moldadas e dois tipos de material de preenchimento: São as lajes em vigotes comuns e as lajes em vigotes treliçados e os preenchimentos podem ser de cerâmica (tijolo com formato específico) ou de isopor (EPS).

laje pre moldada 150x150 Laje

Laje Pré-moldada montada

As Lajes em vigotes comuns são indicadas para vãos de até cinco metros, são as lajes mais utilizadas para projetos residenciais e também apresentam os menores custos.

lajes treliçadas 150x150 Laje

Laje treliçada

As Lajes treliçadas são indicadas para vãos maiores que cinco metros ou em áreas que receberão uma carga de peso muito alta, estas estruturas apresentam uma ferragem exposta na parte superior dos vigotes, esta ferragem será amarrada a uma esteira de ferro que cobre toda a superfície da laje, sendo todo este material fundido com o concreto.

laje treliçada com preenchimento de ceramica 150x150 Laje

Laje treliçada com preenchimento em cerâmica

O preenchimento de cerâmica, popularmente chamados de tijolos de laje, são os mais utilizados e os de menor custo, porém tem a função única de preenchimento, eles serão posicionados entre vigotes, preenchendo os vãos para que o concreto possa ser aplicado sem escoar.

laje treliçada com EPS 150x150 Laje

Laje treliçada com preenchimento em EPS (Isopor)

O preenchimento em EPS, ou isopor, vem ganhando força na construção civil, apesar de apresentar um custo superior ao da cerâmica e requerer maiores cuidados na concretagem, a fim de não quebrar as peças, seu encaixe ocorre da mesma forma que a cerâmica sendo comercializado em peças pequenas ou no comprimento do vão. A grande vantagem apresentada pelo material é o isolamento térmico.

Escolhido o tipo de laje e o material de preenchimento, é hora de montar a laje. Toda laje pré-moldada deve ser entregue com um projeto de montagem, inclusive especificando a ferragem que será colocada na estrutura. Laje montada e bem escorada é hora da concretagem, a chamada capa da laje que pode variar de 5cm a 10cm de espessura.

Na hora da concretagem evite aquele famoso mutirão de amigos, o serviço perde em qualidade, o desperdício é muito grande e o famoso churrasco no fim do serviço sai caro, maior até que o preço do concreto pronto. Contrate uma empresa de concretagem e seu pedreiro só terá o trabalho de espalhar o concreto, além de garantir um concreto homogêneo e de maior qualidade em sua laje.

Para o Concreto usinado escolhemos a SUPERTEX, que atende no RS e SC e tem sede na Grande Florianópolis, esta empresa apresenta a melhor relação custo/benefício da região.

Nosso projeto prevê duas lajes, uma laje no baldrame, ou seja, aquela que servirá de piso para a casa, e a laje da cobertura. Para o baldrame escolhemos a laje treliçada, por apresentar maior resistência, com preenchimento em cerâmica, veja as fotos da montagem da laje.


Laje montada é hora de concretar, a chamada capa da laje, nossa laje tem 7cm de espessura de capa, e o concreto utilizado foi o da SUPERTEX, concreto de excelente qualidade, bom preço, e com a bomba de concretagem ele é despejado no local exato, desta forma o tempo de concretagem é muito reduzido e o desperdício de concreto é praticamente zero, veja as fotos da concretagem da laje do baldrame.


Com as paredes levantadas está na hora de montar a laje da cobertura, nesta etapa você terá um gasto considerável com madeiramento, é preciso montar as formas para as vigas, colocar as ferragens no interior destas vigas e preparar os apoios para a montagem da laje. Estes apoios são, basicamente, a colocação de tábuas no sentido inverso ao dos vigotes pré-moldados da laje, chamadas de longarinas, estas estruturas são apoiadas a cada um metro por uma escora, este processo é essencial para que a laje não venha a ceder com o peso do concreto e estas estruturas devem ser mantidas até a completa secagem do concreto, cura, o que pode levar de 15 a 30 dias.


Estrutura de apoio pronta segue-se para a montagem da laje pré-moldada, esta etapa é bastante rápida e no mesmo dia você verá sua laje pronta para receber o concreto, mas antes deverá deixar as esperas para a tubulação hidráulica e passar toda a tubulação elétrica pertinente.


Laje montada e bem escorada, tubulação hidráulica e elétrica pronta é hora do concreto, em nossa casa contamos com a SUPERTEX para o serviço, foram utilizados 17,5m³ de concreto bombeado, o pessoal SUPERTEX utilizou a bomba lança que pode levar o concreto há grandes alturas e despeja o material no local exato, economizando tempo e evitando o desperdício do transporte convencional.


A Próxima etapa é a laje do reservatório de água. Em breve daremos mais dicas para você ter qualidade e economia na sua obra, continue nos visitando!!

Veja também as primeiras dicas para contrapiso.

 

84 respostas a Laje

  1. Rita Gil disse:

    Laje de isopor ou ceramica ????
    vc ja viu o que é melhor????

    Rita Gil

    • Robson disse:

      Olá Rita,

      Boa pergunta, se o custo for similar a de isopor parece mais vantajosa, principalmente, pelo fato deste material proporcionar um melhor isolamento térmico da casa, ou seja, mais quente no inverso e mais fresca no verão. Porém alguns fabricantes fazem ressalvas de que o produto é sensível a alguns materiais que contenham solventes e pode ser danificado, no mais aconselho o uso.

      Abraço!

  2. JOSELITO SALVIANO disse:

    sou da paraiba onde podemos encontrar, a lage que use o isopor. já ouvi muito falando neste material ma verdade ñ sei onde encontro

  3. FABIO disse:

    Estou iniciando uma obra de três pavimentos com duas lajes de 54 m2 cada (9 x 6). No primeiro pavimento não haverão paredes, somente vigas fundamentadas em sapatas, alecerces, colunas e cinta. No segundo pavimento terão três quartos. No terceiro pavimento terá uma piscina de 6000 litros d’água. Quais lajes sou aconcelhado a utilizar?

    • Robson disse:

      Fabio,

      Cuidado, você está construindo uma casa bem grande e com bastante peso em cima, você deve obrigatoriamente contratar um engenheiro para realizar o cálculo estrutural desta casa, ou seja, ele te dará exatamente as medidas da laje e a quantidade de ferro que deverá ser utilizada para suportar esta estrutura.

      Abraço

      • Roberto disse:

        Cara estou pensando em construir uma piscina em cima da laje lá de casa o que eu faço ?

        • Robson disse:

          Roberto,

          Isto terá um custo bem elevado, mas se você já optou por isto, terá que ser uma laje muuito forte para suportar todo o peso da água e uma ótima impermeabilização para não descer agua para o andar de baixo.

          Abraço

  4. junior neto disse:

    olhar pessoal eu fiz uma lajer na casa da minha mae no ano de 2009 com estudara de colunas e sapatas boa mais acora eu estou fazedo minha casa em cima da minha mae sem as colonas so com as marasao e vou fazer lajer de isopor sera que vai de algum poblema. mem resporta por favor m rapido.

    • Robson disse:

      Junior,

      Sua pergunta está um pouco confusa, porém me parece que você está ampliando uma casa e elevando o peso da estrutura, neste caso é muito recomendável que um engenheiro faça o cálculo estrutural da casa.

      Abraço

  5. Claudia disse:

    Estou fazendo uma casa de 6X10 e gostaria de ultilizar laje em EPS, onde encontro? posso deixar vão livre nessas medidas? Sou de Florianópolis

  6. Julio Cabral disse:

    Que ferro, e o mais indicado para fazer a malha na laje de EPS? E qual a espessura da concretagen? Obs laje residencial, 45m2 , de uso para uma sala pouco peso sobre a mesma. Grato .

    • Robson disse:

      Julio,

      Quando voce compra a laje, a empresa tem obrigatoriamente um engenheiro responsável que desenha sua laje, juntamente com a laje deve vir o manual de montagem e nele consta como deve ser a malha de ferro, a espessura do concreto já deve estar no projeto e geralmente fica entre 5cm e 10cm;

      Abraço

  7. mariana do nascimento ribeiro disse:

    Olá boa noite, gostaria que vc me desse um esclarecimento minha mãe fez a casa dela e colocou uma laje e eu estou construindo encima, e ja coloquei a laje da minha casa e o pedreiro esta emboçando toda ela e ele foi bater no chão e caiu uns pedacinhos da viga da laje da minha mãe e vimos que a maioria dos ferros estão com ferrugem e descobrimos que o pedreiro que fez a laje da minha mãe não fez esteira de ferro pra colocar ele só colocou uns ferros tipo fazendo um z na laje e agora estou com medo e o pior já fiz a casa encima será que tem como eu reforçar a laje da minha mãe que no caso é o meu chão o que devo fazer estou dezesperada agardo uma resposta por favor.

    • Robson disse:

      Mariana,

      Contrate um engenheiro para avaliar a situação desta laje e identificar erros e apontar as correções necessárias, não deixe de investir nisto pois a sua segurança e a de sua família está em jogo.

      Abraço.

  8. natalino t . de lima disse:

    estou pensando em construir uma picina na praia ,
    med.6x3x1.20 de profundidade, e necessario a construçao de sapatas?.

    • Robson disse:

      Natalino,

      Você não gosta das piscinas de fibra, elas apresentam menor custo e a loja entrega instalada. Em todo caso não necessita sapata, apenas uma laje de fundo onde o peso será apoiado.

      Abraço

  9. nilson rodrigues disse:

    Meu amigo,
    qual o tempo de cura correto da laje…fiz uma de 45 metros, com o isopor. Por cima dela , ainda irá contrapiso e piso cerâmico. Obrigado.
    Outra coisa… há necessidade de entre a laje e o contra piso, colocar manta flexivel?

    • Robson disse:

      Nilson,

      Quanto mais lenta a cura melhor, geralmente leva 10 dias para finalizar, é importante manter a laje úmida molhando sempre nas primeiras horas. Se for uma boa laje e bom alicerce não há necessidade de manta.

      Abraço

  10. Kassiana disse:

    Oi Robson,

    Estou prestes a começar a reforma da minha casa. Vou fazer uma laje de 63m², fiz o orçamento com o pedreiro mas, estou em dúvida sobre o uso da laje de EPs. Ele me disse que o tempo da reforma era menor, porem o custo pode der dobrado. Onde posso ter uma noção de preço para essa metragem?

    • Robson disse:

      Kassiana,

      O preço do EPS é ligeiramente maior do que a cerâmica e sua vantagem é que pesa muito menos, aliviando sua estrutura, e proporciona um isolamento acústico e térmico melhor.

      Abraço

  11. jose ribamar disse:

    Boa Noite
    Quanto tempo posso molhar a lage premoldada pra uma boa cura??
    A laje é premoldado com vigota

    • Robson disse:

      José,

      Aconselho molhar antes de concretar e nas primeiras 24hs mante-la molhada, utilize somente água pulverizada e não jato direto no concreto.

      Abraço

  12. Jose Lima disse:

    Boa noite,

    Preciso fazer a “capela” do telhado para o ático no sobrado no terceiro piso da casa. O pedreiro não deixou os ferros de espera para fazer as colunas de suporte para a capela, janela etc… Pergunta: posso furar a laje e “colar” os ferros (com aquelas colas especiais) para fazer a coluna e depois a viga em cima da colunas? Qual a medida minima da coluna e da viga?
    Obrigado, Jose lima

    • Robson disse:

      José,

      Faça furos na laje e preencha com componder, a estrutura de ferro deve seguir conforme indicado no projeto estrutural, geralmente as estruturas seguem o padrão 20x20cm por serem no ático e não receberem tanta carga.

      Abraço

  13. Ronilson disse:

    Quero fazer um sotão em minha casa, estou em ponto de laje e não sei como fazer a abertura para a escada retratil, pois a entrada será por dentro da casa, como faço para deixar a abertura?A questão é deixar abertura sem comprometer a laje.

    • Robson disse:

      Ronilson,

      Isto é bem tranquilo, seu pedreiro fará uma caixa de madeira, em um ponto que não compromete a estrutura principal de ferragens, esta caixa não deixará que aquele quadrado seja preenchido com o concreto e após a laje ser desformada você terá sua abertura na laje.

      Abraço

  14. adriane alves disse:

    Bom Dia,
    Estou construindo uma casa de 7,30×17,85 (parte de baixo) e gostaria de saber qual a laje usar a de isopor ou lajota, tendo em vista que vou construir 3 quartos/suites encima?

  15. adriane alves disse:

    Bom Dia,
    Estou construindo uma casa de 7,30×17,85 (parte de baixo) e gostaria de saber qual a laje usar a de isopor ou lajota, tendo em vista que vou construir 3 quartos/suites encima? e qual o vão máximo permitido.

  16. Gabi disse:

    Boa Tarde!!
    Construímos nossa e colocamos a laje treliçada com EPS, isto fazem 10 anos aproximadamente, ficamos com um espaço muito bom na parte de cima aproximadamente 100m2 e agora estamos querendo fazer um telhado e colocarmos uma sala de tv e jogos mas tem um porem nisto tudo, minha sala em baixo tem o comprimento de 8m e largura de 4,5m e possui somente uma viga, tem as cintas na volta mas uma unica viga atravessando o teto da minha sala (na largura), estamos com medo de fazer alguma coisa em cima e a laje acabar cedendo, então pensamos em fazer uma estrutura de aço na sala (coluna e viga) mas sem quebrar a laje no caso não tem problema a viga ficar aparecendo pois vou rebaixar o teto e lógico ela ficara escondida. Será que daria certo? No aguardo.

  17. carlos disse:

    o terreno de minha casa mede 175 mt2 tenho a necessidade de fazer colunas e colocar lajes,porem o terreno de tras é mais ou menos 1mt mais baixo e minha casa não tem quintal, terei de usar a divisa do terreno, minha duvida e qual fundura da coluna que devo fazer no fundo,e qual o tipo de laje devo utilizar a de isopor , ceramica ou a laje de concreto.
    desde ja agradeço
    carlos

  18. JOILTON CHAVES FERREIRA disse:

    Boa Tarde!

    Preciso fazer uma rampa de passagem em uma sala residencial que tem um vão livre de 5 metros estou na duvida em fazer de madeira ou lage…
    mas se optar por lage, sera necessário coluna no meio ou não?
    se necessário posso optar por vigas de lage mais grosas… para evitar colunas?

    • Robson disse:

      Joilton,

      poderá fazer somente com vigas sim, basta balancear o peso e aumentar a estrutura da viga para segurar o peso, aconselho a deixar o cálculo estrutural nas mãos de um engenheiro para maior segurança.

      Abraço

  19. JOSÉ LEONARDO disse:

    TENHO A ITNENÇÃO DE FAZER OUTRA CASA SOBRE A MINHA, SENDO ESTA ÚLTIMA COM MADEIRAMENTO E TELHADO. PORÉM A MINHA CASA NÃO TEM ESTRUTURA PARA SOBRADO, COLOQUEI NA MINHA, LAJE DE FORRO. POSSO COLOCAR SAPATAS, COLUNAS NAS PAREDES DA MINHA CASA, E, SOBRE ESTAS COLUNAS COLOCAR TRELIÇAS DE FERRO “ENTRE UMA PAREDE E OUTRA” PARA DAR SUSTENTAÇÃO DA LAJE, NÃO CORRENDO O RISCO DA MESMA CEDER COM O OBJETOS “GELADEIRAS, ARMÁRIOS, E OUTROS” QUE ESTARÃO NA PARTE SUPERIOR? GRATO.

    • Robson disse:

      José,

      Realmente a solução é o que você citou, reforçar todo o alicerce por dentro da casa. Aconselho a contratar um engenheiro civil para fazer o calculo estrutural.

      Abraço

  20. elaine disse:

    ola acabei de bater uma laje na minha casa e na hora de molhar vi que esta vazando mto!Gostaria de saber o que posso fazer para resolver esse problema?

    • Robson disse:

      Elaine,

      Terá que esperar a cura do concreto, caso identifique trincas ou continue infiltrando água terá que aplicar veda laje ou material impermeabilizante semelhante em toda a estrutura.

      Abraço

  21. Fernando disse:

    Oi, tudo bem… Estou comprando uma casa, ela é de tijolo estrutural. Sua laje é de EPS. Agora vêm minha vontade e duvida… Quero aumentar a iluminação natural. Penso em colocar telhas de vidro e fazer furos na laje… Isso posso? Ou em uma lateral logo abaixo do telhado fazer uma “clarabóia” e furos na laje… Já pensei nos duros de luz, em DOMOS… Quero luz natural na casa, mas, com pouco custo e poucos gastos…

    Envio site para que possa dar uma olhada: http://www.conectivaimoveis.com.br/2012/internas/revenda1.php?id=0001428&i=339&idj=U.3.5.10.2349.48845

    Aguardo….

    • Robson disse:

      Fernando,

      Esta modificação é um pouco complexa, pois a laje tem uma estrutura de ferragens que a fortalece e se você sair abrindo buracos vai enfraquecer a estrutura, tem como executar sim, mas é complexo e requer uma parecer do engenheiro. Acredito que a iluminação natural pode ser obtida mais facilmente aumentando as aberturas ou instalando vidros fixos no lugar de paredes laterais.

      Abraço

      • Silvania disse:

        Moro em apartamento com piso pre9 molddaa he1 25 anos je1 troquei as cere2mica 1 vez estou querendo trocar novamente, gostaria de saber se posso fazer a troca .Quem puder tirar minhas duvidas ficarei grata.OBRIGADA.

  22. maicom diego disse:

    Olá!
    Estou construindo e na minha laje pretendo fazer um terraço, enfim…
    Na parte de baixo tem os quartos e qdo fui fzr o acabamento o pedreiro me sugeriu que eu fizesse o této com gesso, fiquei em dúvida e sendo assim ficou sem acabamento até eu me decidir.
    Quero saber como devo proceder na laje uma vez que vai ser um terraço. Estou pensando em passar uma manta hipermeabilizante e depois não sei se faço um piso com cimento ou coloco um piso de cerâmica, quero saber como é a melhor maneira pois em baixo tera gesso e não pode ter infiltração.
    Desde ja agradeço sua atenção!.

  23. maicom diego disse:

    Olá!
    Estou construindo e na minha laje pretendo fazer um terraço, enfim…
    Na parte de baixo tem os quartos e qdo fui fzr o acabamento o pedreiro me sugeriu que eu fizesse o této com gesso, fiquei em dúvida e sendo assim ficou sem acabamento até eu me decidir.
    Quero saber como devo proceder na laje uma vez que vai ser um terraço. Estou pensando em passar uma manta hipermeabilizante e depois não sei se faço um piso com cimento ou coloco um piso de cerâmica, quero saber como é a melhor maneira pois em baixo tera gesso e não pode ter infiltração.
    Desde ja agradeço sua atenção!.

    • Robson disse:

      Maicon,

      Realmente sua preocupação procede, você terá que caprichar na impermeabilização para evitar problemas com seu gesso. A utilização da manta com o primer e a colocação de piso cerâmica com argamassa ac3 acredito que serão suficientes para evitar o problema.

      Abraço

  24. Diogo Morais disse:

    Olá Robson!

    Moro com minha mãe e estou pensando em construir um primeiro andar para morar em cima da casa dela. O terreno tem 18 de comprimento por 9 de largura. A casa não tem laje. Tens ideia da quantidade de colunas a serem construídas? O que mais precisa ser feito? Quero deixar um recuo de uns 3 metros na frente e pelo menos 1 metro atrás. A casa de baixo tem recuo somente em uma das laterais e a outra é colada com outra casa ao lado.

    Penso em fazer a laje em duas partes, para que não seja necessário a saída de todos da casa. Isso é possível? Com relação ao solo creio que não haja problemas, pois meu vizinho está fazendo uma casa com 3 andares ao lado da minha.

    Quanto você acredita que eu devo gastar?

    Seria melhor comprar um imóvel pronto?

  25. Wanderson Morais Vieira disse:

    Boa Tarde,

    Estou querendo construir um segundo pavimento na minha casa, pois minha casa não tem estrutura e laje adequada para suportar o segundo pavimento, contratei um engenheiro e no projeto estrutural foi recomendado usar laje nervurada. Com a laje nervurada terei que derrubar a paredes da minha casa por causa dos escoramentos? o que seria correto, concretar a viga primeiro e depois a concretar a laje ou fazer tudo de uma vez? e que concreto c20 qual traço? este tipo de concreto um pedreiro pode fazer ou tenho que comprar o concreto?

  26. eliane disse:

    bom dia !!!a casa da minha mãe está com uma coluna com rachadura,uma parte dela já caiu e o ferro esta aparecendo.
    Oque posso fazer para reforçar não só esta coluna mas a casa toda.
    obrigada.

  27. i’m really interested on this subject, gonna see your other posts, hope they are so good like this one. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  28. Francisco disse:

    Estou construindo uma casa de 2 andares com a medida de 5 x 17 em cada andar, mas meu pedreiro alega que seria bom bater a laje no chão da casa para não dar umidade, ou seja terei que bater 3 lajes. É realmente necessário bater a laje no primeiro andar.

  29. Fabiano disse:

    Estou em fase de planejamento de minha casa e estou pensando em construir telhado sem laje, penso em fazer um bom telhado impermeabilizado com manta durafoil e revestido com forro de angelim acompanhando o telhado, já na cozinha e banheiros colocar gesso no teto, porém tenho dúvidas quanto ao não colocar laje, o que me aconselham?
    Grato Fabiano.

  30. Camila disse:

    Boa tarde, estou executando uma piscina para adultos com borda infinita em concreto armado, ao redor dela existe uma grande área com decks molhado e espelhos d’água, além de uma piscina infantil. A lâmina de água dos decks é de 20cm, nos espelhos d’água, 15cm, e a piscina infantil, 30cm. Optamos por executar esses elementos com laje treliçada e contratamos uma empresa especializada para confeccionar as treliças. Minha dúvida é que ainda não ouvi relatos ou não conheço alguém que executou “piscina” com laje pré-moldada. Há algum problema nisso? Deve se ter algum cuidado especial quanto a esse sistema? Existe alguma armação especial entre a laje e as paredes, que no nosso caso será em concreto armado?
    Desde já, agradeço atenção!

    • Robson disse:

      Camila,

      Geralmente estas piscinas são construídas em concreto maciço, ou seja somente concreto e ferragens. Não vejo nenhum problema em utilizar as treliças, desde que seu projeto tenha a supervisão de um engenheiro civil.

      Abraço

  31. Juliano Fontes disse:

    Uma casa de 1 pavimento, acabamento de 1ª, eu gasto quantos % do total até fundir a laje?

  32. Cris Santos disse:

    É possível fazer laje numa casa já existente e geminada? Se sim quais estudos são necessários para o inicio da obra? Compramos um casa, a qual é geminada a outra, quero construir em cima da minha, mas pelo o que me foi dito não há laje e eu não tenho a planta original, não sei por onde começar e tenho medo de desestruturar a outra casa. O que fazer nesta situação?

  33. marcelo disse:

    ola entao fiz a laje de EPS ta filtrado muita agua faz ums 10 dias mais o menos
    se eoo passa veda vai resolver meu problema
    nao fiz o telhado ainda pq vou contruir pra cima

    a e outra coisa para mim fazer o acabamento por dentro no teto que nao seja reboco tem outro tipo de acabamento que posso fazer que fique bom

  34. Djardierison disse:

    Ola tudo bom ,e stou construindo um a casa e já estou na etapa de laje e tenho as formas de confeccionar as longarinas da laje,estou tentando descobrir qual a madida ded areia e cimento para confeccionar as longarinas,ex: tenho 10 unidades de longarina cada uma 3,50 mt totalizando 35 metros quanto eu uso de areia e cimento e gravilhao(brita)?

    • Robson disse:

      Djardierison,

      Esta é uma informação bem técnica que diz respeito ao seu engenheiro civil, responsável pela obra, o qual dará garantias técnicas de que a casa é segura, na grande maioria das construções são utilizados concreto Fck 25, que significa no concreto batido 3 medidas de areia, duas de brita e uma de cimento.

      Abraço

  35. Aline Gianoni disse:

    Olá Robson ,

    Moro na zona sul de SP e gostaria de reformar a minha área de serviço. Minha casa possui um cômodo de 3.6 X 4.o nos fundos com foro de madeiramento e telhado. Gostaria de saber se é viável cobrí-la com laje ou se é melhor derrubar tudo e construir o cômodo novamente.
    Tenho um corredor lateral que gostaria de integrar a esta área , por isso , uma parede teria que ser derrubada , ou seja seria uma laje de 4.6 X 4.0 m2. No futuro quero construir um closet e um banheiro sobre ela. Quanto seria o custo para a obra? Sei que precisarei contratar um engenheiro , mas estou pesquisando o quanto gastaria e se seria possível fazer …

    • Robson disse:

      Aline,

      A derrubada ou não da área já construída dependerá da estrutura existente, se esta estrutura, sapatas, vigas e colunas, for suficiente para suportar o peso da laje e do futuro segundo piso você poderá conservá-lo, caso contrário a solução mais cara porém mais segura seria derrubar e construir com uma estrutura adequada.
      O custo total da construção deve ficar entre R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00.

      Abraço

  36. lajes de isopor podem ter revestimentos de massa no této ?

    • Robson disse:

      Lucas,

      Sim, você pode rebocar normalmente, o único cuidado seria colocar um aditivo no chapisco, bianco seria um exemplo, para melhor junção do reboco.

      Abraço

  37. gostaria de ter uma forma em casa, como fazer pra adquirir uma. eu quero fabricar em própria casa.

  38. João disse:

    Meu banheiro de 2,10 x 2,40 de alvenaria 1/2 vez e não tem coluna e viga. Pretendo fazer uma laje para colocar 01 caixa de 1000 lts (caixa fibra). Qual a espessura desta laje?
    Esta laje pode ser treliçada com tijolos ou de isopor ou maciça? Este banheiro está no cômodo interno da casa. Devo colocar pilar nos cantos e viga superior antes de colocar a laje? Qual a melhor laje para suportar o peso da caixa d’água?

    Fico no aguardo de sua resposta.

    Obrigado

    Att,

    João

  39. ola, tb gostei do seu site. comprei um terreno de 14 frente, 15,5 fundo , 21,5 lado esquerdo e 22,6.. estou querendo construir uma casa assobradada. gostaria de saber se tem algum site gratuito para simular/montar minha casa. obrigado.

  40. elizabete disse:

    Estou construindo e já me encontra na parte da laje treliçada (lage premoldada com tijolo)a parte de baixo só tem colunas e toda cintada com vão de quatro metros, quanto deve usar de ferragem para segurança da lagejá que irei fazer minha casa com dois quartos e dois banheiros, sala cozinha e uma aria de serviço , 75 metro de lage qual a medida adequada da colocação das ferragens .URGENTE desde de já agradecida.

  41. Roberto Marcio disse:

    Bom dia, a minha casa foi construída com estrutura de fundação para dois andares, porém o pedreiro não deixou ferro de espera nos pilares , para que eu possa construir outro pavimento , o que devo fazer. obs. a casa é foi constuída com cintamento de 30cm Atencicosamento , Obrigado

  42. cleber disse:

    Ola, primeiramente parabens pelo seu site e atencao aos seus visitantes, estou para fazer uma laje em minha garagem 9×4 aonde irei colocar 06 colunas e sapatas, irei construir um comodo pequeno em cima + uma churrasqueira de tijolo e uma pequena piscina de plastico de 3000 mil litros.minha pergunta é , nesse caso vc me aconselha fazer uma laje maciça ou uma pré moldada?

  43. Carlos bures disse:

    as paredes de uma casa que vai colocar lage tem que ter coluna ou sera que so as paredes de tijolão suporta o peso

  44. BOA NOITE..PRECISO DE UMA AJUDA URGENTE DE VCS…
    ESTOU NUMA DUVIDA DE MT DISSE ..DISSE DE EMPRESAS DE CONCRETO…MINHA LAJE TEM 91 MTS QUADRADOS E E DE ISOPOR……UMAS DIZEM Q A ESPESSURA IDEAL E DE 5CM OUTRAS DIZEM Q E DE 6CM……A ESPESSURA UMPORTA NA RESISTENCIA OU E O FERRO ARMADO Q IMPORTA …SENDO ASSIM 5 OU 6 CM NAO FARIA DEFERENCA NA OBRA…….ELAS DIZEM Q A PERDA E DE 20% UMAS E 30% OUTRAS..POREM UMA ME DISSE Q E PARA FZ A CONTA E ACRESCENTAR DE MEIO A 1 METRO CUBICO NO TOTAL.OU SEJA 91 X 0.06 DA 5.46M CUBICO E SE FOR 5 CM A LAJE DA 4,55 METROS CUBICOS MINHAS DUVIDAS SAO
    QUAL A ALTURA IDEAL
    A ESPESSURA 6 IU 6 CM FZ DIFERENCA
    QUAL O TOTAL DE METROS CUBICOS Q GASTAREI SENDO 5 OU 6 CM DE ESPESSURA O CONCRETO
    QUAL A PERDA EM PERCENTAGEM DO CONCRETO APLICADO EM UMA OBRA

    DESDE JA AGRADECO E BOA NOITE PARA TDS
    FABIO BONFIM

  45. Kirale Borges disse:

    ola, tenho uma casa já pronta, porém os malditos cupins comeram a armação da minha casa, ela está toda forrada e com piso de cerâmica e não gostaria de retirar o forro, pois está intacto, e nem a cerâmica, mas gostaria de fazer uma laje com EPS (isopor), sem que tenho que contatar a um engenheiro, peço sua ajuda. Seguimos nos detalhes, como faço para fazer a laje sem por escoras no chão, pois o mesmo há cerâmicas? será que dá pra construir a laje por cima da estrutura de madeira (armação do telhado) sem que eu tire todo o forro e piso de cerâmica? minha casa tem toda estrutura para laje como: colunas, cintas e vigas necessárias. Se no caso a resposta for negativa, qual a melhor forma de fazer o telhado sem que eu use madeira?

  46. Aline Luz Del´Arco disse:

    Olá Robson.
    O que me diz sobre casas pré-fabricadas, feitas de concreto armado?
    Obrigada, abçs, Aline.

  47. Eduardo disse:

    Boa tarde,
    Tenho um quarto que mede 2,9 m x 5,0 m e resolvi fazer um outro quarto sobre ele. Coloquei uma laje treliçada. O vão livre é de 2,70 m, com 20 cm restantes apoiados nas paredes, cintadas (apoiando 10 cm em cada parede). Sobre a extensão de toda laje foi colocada uma ferragem “pop” daquelas usadas em garagens. A minha dúvida é que o pedreiro colocou só 2,5 cm de concreto de capa (só cobriu a ferragem, praticamente). Apesar de que não colocarei muito peso sobre ela (só uma cama e o guarda-roupas), será que essa laje pode vir a quebrar? Com o contrapiso, argamassa e piso, essa laje vai ficar mais resistente? Obrigado.

  48. estou pretendendo construir dois comodo e mais suite, no terreno de minha mae, e de 26 metros quadrado só que embaixo pretendo fazer garagem embaixo a construção e de 26mt2 quadrado se é posivel , pre moldada e quanto sai a construção depois de pronta, quanto sai por mt2 a casa pre moldada de alvenaria

  49. cristian disse:

    boa noite,estou construindo uma cozinha no caso eu pretendo utilizar a parede do fundo como parte dela a pergunta e a seguinte o pedreiro me disse que eu poderia usar a parede de apoio para a laje.A laje e de 6×4 essa informaçao procede ou tenho que colocar uma viga para apoia-la?

  50. Luzia disse:

    Olá,
    Fiz uma casa de 50 metros, e então depois de pronta fizemos um ático. A casa não tem alicerce para sobrado, mas alicerce forte e correto para casa de 50 metros. O pedreiro fez o ático em cima das colunas da casa, ele colocou os tijolos depois fez amarrações com uma “cinta”. Separei dois quartos com drywall, coloquei piso. Fiz um banheiro em cima do outro banheiro. Enfim, a obra ficou bonita e bem prática. Porém, com tantos casos de desabamento que estamos vendo na mídia, fiquei com medo. Será que é possível refazer o alicerce e fazer de sobrado, embora seja usado como ático, sem muito peso.
    Obrigada

  51. Luiz André disse:

    Boa noite, construi uma laje de 80 m quadrados porém o pedreiro vacilou e fez as colunas fora uma da outra com isso as vigas não ficaram apoiadas nas cabeças das mesmas. Ficou mais ou menos uns 20 cm fora das colunas. São 6 colunas e 6 vigas. Será que posso construir outra casa por cima? Eu tenho medo, me dê uma sugestão por favor. Obrigado.

  52. Sonia disse:

    A alguns anos atraz 10 fiz um salão de 6 x 9 e usei essa triliça com concreto na lage, gostria de saber se comporta uma piscina de 3.770 ml
    obrigada sonia

  53. luiza disse:

    olá….gostaria de saber se com a laje de isopor eu poderei construir uma outra por cima sem comprometer a debaixo,pois já moro em um sobrado,só que tem estrutura para para outros andares…minha duvida está em construir em cima da laje de isopor…obrgdo aguardo resposta

  54. neide disse:

    Bom Dia,Robson
    construí 4 vãos de 3 metros cada e coloquei 9 colunas a laje e de isopor. Será que posso construir outra em cima?
    Beijos

  55. Rodolfo Verissimo disse:

    Preciso construir uma laje de 7×8 m, mas tenho de subir as paredes em cerca de 20 cm, meu pai propôs subir esses 20 cm com uma coluna sem esqueleto metálico. isso pode interferir na estrutura ou ocasionar algum risco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *