Telhado

telhado4aguas 150x150 Telhado
Foto de telhado com quatro quedas de água.

 

 

O telhado é um item importante e que requer mão de obra especializada, um telhado bem feito dá beleza para sua fachada, deixa sua casa arejada e livre de infiltrações.

Primeiro você deve definir o design, quantas águas terá seu telhado, quanto mais quebras mais bonito fica.

Uma grande dúvida é escolhar o tipo de telha, vejamos alguns modelos:

francesa Telhado- Telha Marselha ou Francesa: adequadas para regiões que apresentam ventos fortes ou nas inclinações aladeiradas, já que possui encaixe em suas bordas e relevo na parte inferior para, se necessário, prender às ripas.

telha colonial carioquinha 03 Telhado- Telha Colonial: tem formato côncavo. Compostas de argila são assentadas em fileiras com posição invertidas. Assim, o encaixe é fácil. Indicada para escoamento de águas pluviais.

telha romana 01 Telhado- Telha Romana: Um dos modelos mais populares, de baixo custo. De formato plano, o encaixe também é feito por telhas do mesmo modelo, em fileiras invertidas.

1 plan Telhado

- Telha Plan: Com formas retas. Variação estética da telha colonial, de modelo mais antigo.

portuguesa2 Telhado- Telha Portuguesa: própria para acabamentos de telhados ondulados. O encaixe é perfeito e a montagem bastante prática, esta foi a minha escolha.

telha concreto 150x150 TelhadoTelha plana de concreto: Alta resistência e impermeabilidade são os pontos fortes desta telha.

Escolhido o tipo de telha, você tem uma outra escolha a fazer. Qual a cor do telhado?cores Telhado

Confira alguns simuladores de cores e tipos de telha, com opções para achar a que mais combina com você, clique aqui!

Em breve traremos mais dicas  para seu telhado.

 

Itens em pesquisa:

Telha:  Tipo, cor, marca, modelo.

Madeiramento: Tipo, espessura, tamanho.

306 respostas a Telhado

  1. Gilliane disse:

    Gostaria de saber se vcs fazem telhados no Rio de Janeiro..

    • Robson disse:

      Gilliane,

      Não construimos telhados, apenas colocamos algumas dicas baseados em nossa experiência.

      Abraço

      • julio correa disse:

        Queria saber qual o tamanho que posso deixar de beirado na minha casa pois ela tem 6×9 e é de laje rente as paredes e tem uma area em frente a sala de 1 metro por 3 e quero fazer com esta area com rebaixa no telhado e recorte mas o tamanho da beirada é que esta na dúvida pois meu construtor falou em 90cm e eu achei muito fora do tamanho da casa sendo que tem estes recortes.
        Obrigado!

    • quero saber o nome daquele telhadinho tipo um triângulo que fica em cima da cobertura.

    • RICARDO LUIZ DE SOUZA CANTO BRITTO disse:

      bom dia,
      Solicito de uma informação a respeito a respeito de telhado.
      Minha casa não é lajeada, a coberta é de madeira massaranduba com telhas de ceramica e forro de gesso.
      Estou querendo mudar as telhas para concreto e para não haver vazamento é necessário subir o telhado para dar maior caimento (40%).
      Não estou querendo perder o gesso, prefiro deixar o madeiramento antigo e fazer nova coberta de madeira. É seguro colocar um novo madeiramento sobre o outro, sem riscos?

      Atenciosamente,
      Ricardo

      • Robson disse:

        Ricardo,

        Esta obra é bem complexa, não poderia lhe dizer que é seguro, pois o gesso é frágil e a possibilidade de queda de material ou telhas que o quebrariam é bem grande. Outra questão seria a real necessidade de trocar suas telhas por concreto plana? este tipo de telha necessita de grande inclinação para escoar a água e mesmo assim já ouvi relatos de proprietários que dizem molhar quando chove com vento forte, pelo fato das telhas serem planas.
        De toda forma boa sorte.

        Abraço

      • paulo disse:

        eu tenho 30 anos de experiencia em obras. eu te aconselho não fazer este tipo de madeiras; soubre madeiras; te oriento procura um bom proficional carpinteiro q pode te da uma dica melhor para o teu problema ok? eu fiz uma varanda numa casa e o telhado era assim; era um sobrado o carpinteiro se perdeu na inclinação do telhado e fez este tipo de coisa; q não é correto nem seguro; para ganha altura do mesmo; é q eu não tenho as fotos; o te mandaria por imail para tú vé o propietario do sobrado não sabe até hoje!! com certeza ele prosseçaria o carpinteiro q fez UM ABRAÇO E BOA SORTE

  2. julio lima disse:

    A possibilidade de fazer um telhado com 3 quedas de aguas.
    sao 19mt por 4,5largura.

    • Robson disse:

      Julio,

      Tudo é possível, você deve observar se não fica mais barato e bonito fazer quatro águas.

      Abraço

      • julio lima disse:

        Robson;muito obrigado pela resposta.Eu estou estudando o jeito de melhor fazer o telhado,em cima desta laje tem duais caixa de agua,e nao sei pode ser feiro com 4 quedas da aguas.O lugar a onde esta é muito alto.Vc,pode me conselhar com usar a estrutura toda de madeira para sair serviço bem feito,ou fazer uma parte de alvenaria para economizar os maderamentos.

  3. anita disse:

    Boa Tarde!
    Preciso cobrir uma garagem com telha portuguesa, sendo que o espaço tem as seguintes medidas: largura= 4m, comprimento ladoA= 5m e comprimento lado B=4,5m.
    Como preparar o ripamento considerando que a frente é inclinada?
    Aguardo resposta,
    Grata
    Anita

    • Robson disse:

      Anita,
      Esta pergunta é bem técnica, envolve o grau de inclinação de seu telhado, e a altura que você pretende, quanto mais alto, mais bonito, e maior o custo, o espaçamento entre ripas deve ser menor que o da telha, para apoiar as duas extremidades das telhas. Para uma resposta mais aprofundada você pode perguntar para o vendedor das telhas que eles lhe darão o suporte.

      Abraço

  4. edvando disse:

    ola preciso saber como fazer um telhado com 4 aguas de telhas de amianto 6 mm

    • Robson disse:

      Edvando,

      Se você se refere à inclinação, aconselho 40%, ou seja você mede a distância do centro da casa até a borda do telhado e multiplica por 0,4, o resultado será a altura do madeiramento no centro do telhado. Se você preferir telhado mais baixo pode colocar até 33%, ou seja multiplica por 0,33.

      Abraço

  5. Eliseu disse:

    bom dia gostaria de saber se posso aproveitar o madeiramento do telhado de duas aguas p/ quatro aguas ou tenho que fazer novamente o mesmo p/ quatro..obrigado.

    • Robson disse:

      Eliseu,

      Se a madeira for de boa qualidade você poderá utilizar sem problema, porém, certamente, terá que comprar um pouco mais pelo fato de serem quatro águas.

      Abraço

  6. Ceiça Moraes disse:

    Boa Noite,
    Gostei muito de suas idéias , adorei esse site,por gentileza você poderia me ajudar dando sua sugestão de telhado, estou construindo uma pequena casa no litoral Pernambucano medindo 7×10 sendo uma varandinha de 7metros largura e 2metros de comprimento na frente, e a casa tem o modelo caixão com laje plana,sendo assim meu principal problema é o telhado, gostaria que me ajudasse num telhado de baixo custo e que fique bonitinho. Obrigada pela atenção.

    • Robson disse:

      Ceiça,

      Se a sua laje foi construida sem beirados, ou seja ele termina rente as paredes da casa, você poderá subir mais dois tijolos e fazer um telhado embutido com telhas simples, ficará estilo moderno com telhado não aparente. agora se você tem beirados aí te aconselho a construir um quatro aguas, madeiramento poderá ser da cambará e telha brasilit 8mm ( para ser econômico ).

      Abraço

  7. rosa guedes braz disse:

    223 mt quadradros estou tentando fazer um terraço , estou pensando na telha romana e com quatro quedas de águas estão me falando que vou gastar uns 20.000,00 mil estou apavorada pois esta dando infiltrações na lage me oriente por favor?
    me falaram que devo colocar uma torre para colocar a caixa dagua e uma laje de 6metros por tres e fazer um quarto pois o espaço é muito grande e corre o perigo de muito peso na epoca de chuva , me oriente por favor pois sou viuva com tres filhas que não entende nada

    • Robson disse:

      Rosa,

      Você precisará de um bom profissional para executar este serviço. Qaunto ao preço acredito que ficará entre 15 e 20 mil realmente, isto dependerá do tipo de madeira, telha e custo da mão de obra em sua região. Quanto a torre da caixa da agua isto é importante para que a pressão de aguá nas torneiras e principalmente no chuveiro seja agradável, 6×3 me parece um pouco exagerada, escolha a caixa dágua primeiro e faça do tamanho exato para abrigar esta caixa.

      Abraço

      • rosa guedes braz disse:

        Obrigado pela atenção, na realidade 6 por 3 é a laje que ele mandou eu comprar para fazer as paredes de um quarto e em cima eu vou colocar a caixa de 1000 litros de água
        o quarto seria para ajudar no telhado devido o tamanho do salão, o que o Srº acha desta orientação ,
        Att.
        Rosa
        Contagem MG

  8. PASSAMANI disse:

    caro amigo…
    Como posso fazer um telhado livre ( sem tesouras ou pontaletes em um vão de 6 x 11 )?
    grato

    • Robson disse:

      Passamani,

      Você terá que apoiar sua estrutura para obter um telhado confiável, não é prudente economizar neste item, procure um profissional! Eu manteria os pontaletes e ainda colocaria uma base de madeira, berço, para apoiar os pontaletes.

      abraço

  9. Boa tarde,
    encontrei este site enquanto procurava fotos com modelos de telhados de 4 caídas .
    Tenho um espaço que funcionava como jardim de inverno, mas que estou transformando em uma sala, que chamo de sala do aconchego,onde pretendo ter livros e receber amigos para papiar .
    Gostaria de ter iluminação natural,usando telhas de vidro .
    Fiz um telhado retrátil de policarbonato transparente mas ficou muito feio e nada funcional.
    O espaço é de 1.90m de largura por 2.90m de de comprimento.
    Gostaria de saber, se é uma boa opção um telhado com 4 caídas ,usando madeiras e telhas, (vidro e cerâmica )
    Grata:

    Simone Guimarães

    • Robson disse:

      Simone,

      Bom, se este espaço está desvinculado de sua casa, ficará bem legal as quatro caídas e as telhas como você citou. Em caso deste espaço estar acoplado a residência terá que desenvolver com duas águas, uma outra opção seria uma água com madeira bruta e coberto com vidro temperado.

      Abraço

  10. Maurílio silva disse:

    Estou querendo saber quanto fica para fazer um telhado colonial de 12x10m(120m²) com 4 águas,mão de obra,tipo de madeira (quantidade) e quantas telhas(romanas).
    Urgente.
    Muito obrigado.

    • Robson disse:

      Maurílio,

      A mão de obra varia de acordo com a sua região, tipo de madeira indicado é angelim, as quantidades serão calculadas nas próprias lojas de material de construção é só informar a metragem e eles calculam com 10% de sobra para as quebras.

      Abraço

  11. renan disse:

    O jardim influencia na pintura?

    • Robson disse:

      Renan,

      De forma geral a resposta é não, porém, se você quer destacar o jardim pinte com cor neutra, do contrário sua casa roubará toda a atenção.

      Abraço

  12. Kleber farlei disse:

    Estou precisando de um proficional para que eu passe a planta da casa e receba alguns projetos de telhado.

  13. Jonatas disse:

    Excelentes suas dicas.
    Estou pretendendo trocar o telhado de minha casa – que hoje é de brasilit e com calha no centro da laje que causa infiltrações – por um telhado tradicional com telhas cerâmicas. A laje mede 15mx10m e os beirais (platibandas) tem altura de 60 cm. Qual tipo de telhado você sugere e o que fazer com os beirais para um melhor efeito estético, cortá-los ou mantê-los?
    Obrigado

    • Robson disse:

      Jonatas,

      Caso sua casa não esteja na extrema, você poderá cortar os beirais e fazer uma quatro aguas clássica que acho bem legal, no caso de extrema o beiral é necessário pois você não pode jogar a água para o terreno ao lado.

      Abraço

  14. Ana Maria Itaboray disse:

    Moro em uma casa que e germinada, ela tem 6 metros de frente e 15 metros de lado eu queria fazer um terraço de 2 aguas mais todos estão falando que vai ficar feio, que seria melhor uma agua só. minha casa é uma casa bem simples tem como voces me mandarem ideias para esse terraço. desde já muito obrigado.

  15. kelly disse:

    Olá!
    Tenho chorado muito com uma reforma prevista para dois meses e meio e já se discorre em cinco meses, coloquei um pedreiro para reformar a casa, mudei todo o telhado com madeiramento novo, telhas novas… tudo novo. O que aconteceu, depois de td pronto instalação elétrica que me custou quase dois mil reais, chuva um pouco forte e minha casa toda inundada, não tive condições de pagar um arquiteto, a casa está molhando praticamente toda, chamei um vizinho meio q experiente e me disse que não tem queda suficiente, estou pirando me disse que a unica alternativa é telha de brasilit, estou muito chateada, me ajude com pelo menos algumas dicas obrigada

    • Robson disse:

      Kelly,

      Poxa fiquei triste só de ler seu comentário, pois sei a apreênsão de ver nosso lar cheio de água em dias de chuva e o desespero que isto causa. Quando você compra a telha o vendedor deve te indicar a inclinação mínima para o tipo de telha que você escolheu, então você pegará a porcentagem e fará o cálculo de sua casa, exemplo um telhado de 10m com 33% de inclinação deverá ter o ponto mais alto com 3,3mt. Acredito que será mais fácil o pedreiro refazer do que trocar tudo por brasilit, com a brasilit, telha que requer menor inclinação certamente seu problema acabará, porém terá jogado fora toda a telha que comprou e que deve ser mais bonita.

      Abraço

      • MARCO disse:

        33% não é pouca inclinação não, é uma boa inclinação o problema é ter colocada a telha errada já que existe telhas ceramicas que começam com inclinação minica de 28% .
        PROCURE SEMPRE UM ENGENHEIRO.

    • notlia disse:

      Kely,não sou um profissional no assunto,porem meu cunhado passava pelo mesmo problema que voce e a soluçaõ que foi dada pelo carpinteiro foi a colocaçaõ de manta de vedaçaõ por baixo das telha,espero ter ajudado

  16. kelly disse:

    olha o meu telhado eu joguei todo pra frente pois não tenho espaço de terreno pra os lados, cairia a agua na casa dos vizinhos, me de uma resposta obrigada

  17. Rogeri Riva disse:

    Bom dia Robson,

    Estou com um problema de infiltração em meu telhado. O telhado é de telha chata de concreto, o telhado tem o caimento correto e já contratei dois “profissionais” da área para eliminar estas goteiras e o problema continua. As telhas não suportam as chuvas intensas e as goteiras caem no forro e descem na lâmina que também está comprometida. Não tem telhas quebradas e minha sala de estar tem gesso que já está comprometido também. A casa é nova e o desespero está batendo. Disseram que eu poderia colocar uma manta em baixo das telhas, pois impermeabilizar com produtos não vai resolver. Por favor Robson, se puder me dar uma luz sobre estre assunto agradeço muito, pois não quero mexer neste telhado novamente sem ter certeza de o que fazer. Se existe algum produto ou impermeabilizante que posso usar.

    Abraços
    Rogeri
    Obrigado e ficarei aguardando

    • Robson disse:

      Rogeri,

      O primeiro passo é ter certeza do que está acontecendo. Acho estranho que isto esteja acontecendo com a telha na inclinação indicada pelo fabricante, verifique se suas calhas foram colocadas corretamente e se o vazamento não ocorre um algumas telhas específicas que possam estar com problemas. De fato a telha plana requer uma colocação perfeita para evitar este tipo de problema, confira novamnente a inclinação e me retorne. A manta abaixo da telha tem função térmica e não impermeabilizante.

      Abraço

  18. GERALDO disse:

    Boa tarde!

    Vou fazer uma casa com telhado inclinação 30 graus sem ripas, ou seja, as telhas serão apoiadas só nos caibos. Minha pergunta é se a telha tipo colonial capa e canal (capa exatamente igual a canal) seria adequada.

    Abç

    Geraldo

    • Robson disse:

      Geraldo,

      Para cada tipo de telha existe uma inclinação de telhado indicada, então, você terá de consultar o vendedor ou buscar a informação com o fabricante, geralmente os vendedores dispõe de folder com estas instruções. Qaunto a telha colonial é uma questão de gosto pessoal e também do estilo da casa, ele fica muito legal em casas rústicas e com aberturas em madeira.

      Abraço

  19. orlando disse:

    Boa tarde Robson.
    Eu recetimente fiz meu telhado e coloquei a telha de concreto , mais so que quando
    chove molha tudo como se nao tivese telhado, pra mim foi um prejuizo danado
    nao sei o que fazer , quando comprei eles nao me disseram o tanto de inclinaçao
    era preciso, o vendedor fala que nao é culpa deles , por que nao me avisou que tinha que ter bastante inclinaçao. o terreno é todo de frente 8metros de altura com 8 10 de largura,
    nao sei como resolver meu dilema pois o telhado da casa ja e feito nao tenho como mexe agora, me de uma luz por favor. sera que eu entro na justiça pra eu devolver as telhas e compra outras que nao precisa de tanta inclinaçao. minha mulher nem dormi direito com tanto preoculpaçao, pois foi ela que quiz essa telha.

    • Robson disse:

      Orlando,

      A justiça demora e você não pode esperar. Só vejo duas soluções para seu caso, aumentar a inclinação do madeiramento ou trocar o tipo de telha, a segunda opção me parece mais rápida e menos custosa e com isto você pode negociar a venda da telha de concreto para outra pessoa ou abater na própria loja de telhas.

      Abraço

  20. Elton disse:

    Muitíssimo parabens pelo site!!!

    As informações são extremante úteis… Se tivesse visto antes de construir a minha casa, não teria errado tanto!!!!

    Teria previsão para atualização da sua construção? Entro no site todos os dias pra ver o resultado da sua obra… :)

    Abraço!!

    • Robson disse:

      Elton,

      Legal você estar acompanhando. A obra está avançando, porém tenho tido pouco tempo para atualizar o site, mas este mês estarei postando as etapas concluídas.

      Abraço

  21. Daniel Galera disse:

    posso deixar a madeira bruta para fazer um telhado com madeira aparente, ou é necessario aparelhar ele?

    • Robson disse:

      Daniel,
      Pode sim! O fato dela não estar aparelhada dificulta o trabalho, pois seu carpinteiro terá que fazer os encaixes na madeira, mas ficará bem legal.

      abraço

  22. naiara costa disse:

    Olá gostaria de uma ajuda, a laje da minha casa não tem beirados, eu gostaria de colocar um telhado embutido de telha de amianto, mas não sei como devo colocar o madeiramento e a caida da telha. A laje tem aproximadamente 6 m de frente e 16 de largura.

    • Robson disse:

      Naiara,

      As telhas de amianto não requerem uma queda muito acentuada, em torno de 10%, isto gera economia de madeiramento. como você tem a extremidade maior em 16Mt, sendo duas ou quatro aguas, recomendo quatro, o ponto mais alto, no centro do telhado, ficará em 80cm, bem baixo se comparado a outras telhas. Você terá que contratar um bom profissional e fazer as calhas para canalisar a água.

      Abraço

  23. SILVA disse:

    Prezados bom dia,
    Pergunto posso instalar telhas de brasilit em cima do telhado com telhas romanas???
    ocorre que o carpinteiro que fez o telhado executou com o caimento muito baixo,conclusao ja gastei o que nao podia …existindo varias goteiras pois a agua das chuvas retornam …ja calafetei com rejunte felexivel pintei com vedrapem e nao obtive exito ,esse telhado mede 6x12metros e o erro que foi realizado foi construido com uma queda só para frente de 6metros e a captaçao de agua é muito grande…esse foi o grande problema infelizmente o profissional nao atentou para essa queda muito pouca pela extençao do telhado e isso só foi ate agora prejuizo .
    Por esse motivo estou pensando instalar telhas de brasilit parafuzadas em cima das telhas romanas para nao ter um gasto maior e nas pontas aplicar silicone.
    por gentileza solicito vossa orientaçao se vai resolver por definitivo esse meu problema!!!
    forte abraço a todos!

    • Robson disse:

      Silva,

      Esse seu problema é bastante complexo e você deveria de fato se aconselhar com um profissional experiente, ao que posso visualizar a distância me parece mais razoavel tirar toda a telha romana e colocar a brasilit, que requer menos caimento.

      Abraço

  24. Jilson disse:

    Estou fazendo uma casa de campo de 220 mt2 contando com a varanda em tres lados
    a area do corpo da casa é 7,5 x 14 e a varanda 2,85 de largura, quero fazer um 4 águas, com uma queda para o nivel do telhado da varanda, vou ter uma boa estética? vou usar telha colonial. preciso de umas dicas. me ajude

    • Robson disse:

      Jilson,

      O telhado quatro águas funciona bem em qualquer construção, capricho nos retelhos e ficará bem bonito, só tome cuidado com a inclinação do telhado, como a casa é bem grande, o centro do telhado terá de ser bem alto, verifique a inclinação ideal para a telha na hora da compra, ok.

      Abraço

  25. Eliseu cruz disse:

    Ola muito bom esse site…
    Pretendo fazer uma varanda lateral na minha residencia, sendo que quero acompanhar a cobertura da casa, mas percebo que vai ter pouca inclinação. terei que mexer novamente na cobertura da casa ou tem alguma telha apropriada para isso? me recomendaram a romana isso resolve ?
    Obrigado.

    • Robson disse:

      Eliseu,

      As telhas maiores do tipo brasilit são as que requerem menor inclinação, porém você deve avaliar a questão estética, mecher em todo telhado teria um custo um pouco alto.

      Abraço

  26. Rogerio disse:

    Srs,
    Gostaria que me ajudassem com uma uma dúvida que tenho. Eu tenho uma área que é fora de esquadro e quero cobri-la. Como resolver esta questão de modo que faça um telhado bonito, a área é 2,42 x 7,00 X 2,30. Fico no aguardo e muito obrigado.

    Rogério

    • Robson disse:

      Rogério,

      Você tem duas opções, fazer um telhado no esquadro, o que irá realçar o erro nos beirados ou cobrir normalmente a área acompanhando as paredes.

      Abraço

  27. valdecir boldt disse:

    Tenho uma medida de telhado que quero fazer quatro aguas. pode me ajudar a definir as medidas das madeiras?
    10m frente X 11m de fundo.

    • Robson disse:

      Valdecir,

      Você deve utilizar madeiras 5x10cm para as linhas e pontaletes, 2,5×10 para caibros e 2,5×3,5cm para as ripas.

      Abraço

  28. Elisabete disse:

    Por favor me ajude !!!! Minha casa é um sobrado em cima estou fazendo uma area de lazer , quero colocar telha de cimento , mas meu terreno é de esquina então gostaria que o caimento do telhado fosse para a lateral (uma unica queda ) .
    Meu terreno tem 6,10 frente por 20 de fundos sendo que tem alguns recortes ,
    e nesses recortes tem um vão livre de 6,10 metros x 10,00 metros , gostaria de saber
    se colocar pranchas de 30 entre os vao de 15 se aguenta o peso do telhado ou selaria

    Bete

    • Robson disse:

      Elisabete,

      Primeiramente você deve ter bastante atenção com a inclinação requerida pela telha, como você quer uma única queda, você terá que levantar uma parede na lateral onde não terá queda. Em relação aos vãos isto dependerá da qualidade da madeira empregada e sua pergunta será dirimida com o vendedor na madeireira.

      Abraço

  29. Samira disse:

    Boa tarde!! Primeiramente parabéns pelo site, é muito útil!!!!
    Estou para substituir as telhas da minha casa que são romana para brasilit. De acordo com dois pedreiros não será necessária a troca das vigas . Meu telhado é 4 águas 7×10. Estou pensando em fazê-lo com meu marido para minimizar os custos com mão-de-obra (falta reformar muitas outras coisas), vc tem alguma dica ou site para eu saber como medir e cortar essas telhas na diagonal? Eu já vi a colocação (das telhas e cumeeiras), só tenho essa dúvida mesmo.

    • Robson disse:

      Samira,

      Este trabalho não é tão fácil como parece, acredito que não compensa economizar nesta mão de obra, pois um telhado mal construído é prejuízo no futuro, mas a questão do corte das telhas é só colocar primeiro todas aquelas inteiras e deixar a parte do corte por último, neste ponto você encaixa a telha e risca com giz onde deve ser cortada, uma por uma, e logo em seguida coloca as cumeeiras para selar os vãos.

      Abraço

  30. marcos disse:

    Olá, estou construindo minha casa e estou em dúvidas no telhado que têm 3 quedas, telhas de barro ou telhas de concreto, qual você me aconselharia?

    • Robson disse:

      Marcos,

      Entre estas duas ficaria com a de concreto, mais resistentes. Porém existe no mercado as telhas de cerâmica GRESS, mais bonitas, leves e resistentes.

      Abraço

  31. ADRIANO DAMASCENO DE SOUZA disse:

    Boa tarde!
    Parabéns pelo site. Vou começar a construir em Valinhos/SP e adorei suas dicas e informações. Minha casa será em estilo americano. Gostaria de uma opinião sobre telhado com telhas tipo shingle. Será que eu gastaria muito? Quanto o m2 (mão de obra e material)?
    Obrigado, Adriano.

    • Robson disse:

      Adriano,

      Acredito que o custo maior seria o da telha mesmo, madeira, pois vai uma folha de compensado por baixo e a mão de obra, porém fica realmente muito lindo este tipo de telhado, se você visualizar com uns 50mt de distancia ele fica totalmente homogeneo.

      Abraço

  32. Giovane disse:

    Tenho uma garagem ao lado da minha casa, o telhado da casa é um chalé e a gargem tem uma laje que fica na altura do chalé, a laje mede 5.5m largura, por 9.5m comprimento e eu pretendo fazer um bangalô(4 aguas) mas pretendo usar este otimo espaço, então preciso fazer o bangalô bem alto, mais ou menos 2.5m de altura nos pés direito, tem mais um problema, a laje é a extrema do terreno, e não pretendo avançar.
    Gostaria da opinião sobre a estética da coisa toda, e quais minhas alternativas?

    • Robson disse:

      Giovane,

      Faça a parte de cima um pouco recuada para poder colocar janelas, quanto a estética faça um telhado da mesma forma que o de baixo, e a escada será interna ou externa?

      Abraço

  33. Lucas Jones disse:

    Ótimo site! Tenho uma casa e irei reformar, está com telhas brasilites, e gostaria de colocar essa telha portuguesa, mas não sei oque tanto precisarei comprar. Quero fazer só um orçamento.

    Seria um telhado com uma unica queda de água. São uns 90 m2.

    Minha dúvida é, oq é usado para fazer um bom telhado. Até agora pesquisei só o preço da telha, quero saber oque mais preciso pesquisar.

    E, há algum problema em uma única caída?

    Obrigado.

    • Robson disse:

      Lucas,

      Mais caro que a telha é o madeiramento do telhado, e em caso de uma queda terá que erguer uma parede de alvenaria no ponto mais alto para iniciar a queda, esta queda deve se de no mínimo 30%.
      Resumindo vc precisa de mão de obra, madeira, telha, pregos, tijolo, argamassa, cimento e calhas.

      Abraço

  34. nilsa santos ripoll disse:

    Bom dia

    Por favor me ajuda, tenho uma casa de 200mt2 com uma varanda em (L), gostaria de colocar o telhado em 04 dágua e bem inclinado, me passe uma sugestão e qual tipo de telha devo colocar

    Atenciosamente;
    Nilsa

    • Robson disse:

      Nilsa,

      Gosto muito da telha de cerâmica, novidade no mercado, chamada de Gress, material semelhante ao piso cerâmico, esmaltada e impermeabilizada. Quanto a inclinação entre 40 e 45% fica muito legal.

      Abraço

  35. valeria disse:

    olá poderia me dar algumas dicas, minha casa e de telhado embutido tenho um espaço de 2×30 na frente que ficaria descorberto mas agora eu gostaria de cubrir por favor me ajude…

    • Robson disse:

      Valéria,

      Muito dificil dizer algo sem ver ao menos uma foto de sua casa, mas existem diversas soluções, um telhado exposto somente neste trecho ou aumentar o beirado da casa e seguir o aumento com o telhado, se for nos fundos fica legal um telhado de blindex, entre outros.

      Abraço

  36. Marcelo disse:

    Gostaria de saber onde encontro telhas planas de concreto no Rio.
    Alguém pode ajudar? Desde já grato.

  37. ALEXSANDRA disse:

    olá Robson,estou querendo trocar o telhado da minha casa,pois é de eternit e ela é uma casa muito comprida tem 13,5 comp por 6 largura.Achei que ficou mt estranha,e nao temos ideia de como ficaria bom.Meu esposo pensou em 4 aguas,mas eu nao sei se daria certo.Eu gostaria de fazer uma caida para frente e atras com duas aguas normal.Pretendo trocar por outra telha,nao sei exatamente qual,se vc puder me dar alguma dica ficarei grata,pois vi como vc tem ajudado a muitas pessoas.Que Deus abençoe…

    • Robson disse:

      Alexssandra,

      Sua casa é comprida e estreita, então terá que tomar cuidado para este telhado não ficar estranho, quatro águas muito alto não ficará bonito, duas águas você terá que subir paredes laterais e o custo será alto. Não sei quanto de frente tem seu terreno, mas uma boa opção seria levar a parte da frente do telhado até a extrema e deixar uma área externa coberta que poderia servir de garagem, isso resolveria a estética do telhado e daria para fazer o restante com quatro aguas.

      Abraço

  38. Maria de Fátima disse:

    Minha dúvida é saber se o cambará aparelhado é uma boa madeira para espaços com o telhado aparente, quero fazer isso na minha sala e varanda. Obrigada.
    Fátima Andrade.

    • Robson disse:

      Maria,

      O cambará não é tão bonito quanto o angelim, mas é mais barato, faça uma pintura com verniz ou osmocolor que ficará lindo.

      Abraço

  39. selma disse:

    Ola acabei de encontrar seu site achei otimo pois estou sem idéia, estou reformando minha casa e troquei o telhado para tipo “caixote”, porém agora que as paredes estão levantadas estou achando feio ta com cara de “caixa” tem alguma idéia de como posso fazer para melhor a aparência da casa, ainda está faltando a area da frente não sei como fazer para melhorar, por favor me ajude com idéias to triste com a obra. obrigada

    • Robson disse:

      Selma,

      Não entendi muito bem o caixote seria o telhado escondido ou o quadrado, quatro águas. Se for o escondido ou embutido a intenção é escondê-lo e fazer uma fachada bonita para chamar a atenção para ela. Se for um quatro águas, talvez ele tenha ficado muito alto no centro e deu este efeito, também quando a frente da casa é um pouco estreita ele fica esquisito, tente baixar a inclinação que isto irá melhorar.

      Abraço

  40. até que enfim descobri um site que possa tirar as minhas duvidas quero trocar o meu telhado de amianto por telhas colonial ceramica portuguesa esmaltada,gostaria de colocar só na parte da varanda que fica no meio da minha casa pra frente,e a parte detras seguiria com telhado de amianto,pois minha casa fica na divisa do terreno,de frente aparederia só o telhado colonial,que ficaria mais alto, lojico, a varanda tem 4mt de larg,po 5mt de cmp já incluida a areá pequena de 2mt de comp por 4mt de larg,teria que fazer com 01dágua ou 02dágua.quero q fique bonito e q o madeiramento não saíse caro.pode me responder logo ,estou muito ansiosa tem muita goteiras,na minha varanda,a telha de amianto ficaram porosas.muito grata

    • Robson disse:

      Márcia,

      Desculpe a demora, estive bastante atarefado, Neste caso você pode deixar uma queda para os fundos com sua telha de amianto a refazer a parte da frente, mais alta, pois a inclinação para telha de cerâmica é maior, com isso terá de erguer uma parede bem no centro do telhado para dividir as quedas dágua, sendo que da frente ficará escondido, acho que dar uma nova cara para a casa. A madeiramento para diminuir o custo pode ser de madeira cambará com custo menor.

      Abraço

  41. Gustavo disse:

    Bom dia!

    Preciso colocar um telhado em um terraço que vou fazer em cima de um aedícula e lavanderia nos fundos de casa, sendo que, o terreno tem uma lateral maior que a outra e, com isso, o terraço ficou com as seguintes medidas, frente 10 mts, muro dos fundos 11 metros(devido ao angulo), lateral esquerda 2,6 mts e lateral direita 7,5mts.
    Se fizermos o caimento dos fundos para a frente, entendo que, de um lado o caimento será maior que outro para termos a mesma altura na frente, como corrigir isso?
    O muro dos fundos foi feito agora e tem 4 mts de altura em toda a sua extensão.

  42. Jair W. Neves disse:

    Boa noite.
    Tenho uma casa de 8m de largura com comprimento de 11,00m de lage, porém preciso contruir um telhado 4 águas, preciso saber o tipo de madeira e quantidade ideal para este tipo de telhado, juntamente com telhas de cerâmicas,a inclinação e custos, podem fornecer estas informações?

    • Robson disse:

      Jair,

      Neste caso você tem um telhado de 88 metros, nas telhas de cerâmicas pedem cerca de 35% de inclinação. Então seu telhado passa para 118m², com telhas de cerâmicas que utilizam cerca de 12 por m² você precisa de 1416 telhas, mais 150 telhas para corte, quebra e sobra, quanto a medeira aconselha-se angelim, 5×10, 2,5×10 e 2,5×5, os custos variam em cada região.

      Abraço

  43. Ilton disse:

    Ola! Preciso trocar as telhas de minha casa que sao francesas e colocar telha romana, sera que preciso mexer na distancia do encaixe do madeiramento,
    Grato!!

    • Robson disse:

      Ilton,

      A distância do ripamento varia de telha para telha, e acredito que você terá que remodelar todo seu madeiramento, até porque a inclinação requerida na telha romana é maior do que a telha francesa.

      Abraço

  44. ANA CLEBES disse:

    Bom dia, estou prestes a trocar o meu telhado de amianto por um telhado colonial. Minha casa é de fundo, uma área de 11,77 de largura por 8,5 de profundidade. Acontece que a base da casa não tem gaiola, só a estrutura normal mesmo, com vigas. Estou com muito medo pois me falaram que a estrutura pode não suportar o peso do telhado colonial. O que vocês acham? Muito obrigada

    • Robson disse:

      Ana,

      No seu caso você terá que mexer em bastante coisa, o peso será um pouco maior, mas nem tanto, não sei o que quer dizer com ‘gaiola’, mas acredito que se suas colunas e vigas foram bem feitas não terá problemas, essencial e utilizar madeiras de qualidade, você também terá de aumentar a altura dos fundos, pois a telha colonial requer inclinação maior do que a de amianto.

      Abraço

  45. Valdecir Ferreira disse:

    tenho um vão livre de 6,5metros x 6,5 metros qual viga ou prancha que posso ultilizar
    sem precisar de colocar pilares no meio para apoio e se não tem perigo de selar

    • Robson disse:

      Valdecir,

      Esta pergunta é bastante técnica e deve ser respondida por um engenheiro, mas já vi várias e te garanto que é possível fazer, a estrutura de ferro deverá ser bem reforçada.

      Abraço

  46. hubert torres disse:

    eu quero fazer uma coberta em frente de minha casa com estrutura de madeira e cobertas com telhas colonial, minha casa tem 6m de frente por 7m de lado, quero acompanhar a queda de agua do meu telhado para ficar um telho só, pensei em colocar uma linha de 3×6 do meio da casa para cima do muro, e colocar 2 linha 3×4 de 3m1/5 para o lado esquerdo e duas para o direito e cobrir com ripa e caibro sera que vai prestar.

    • Robson disse:

      Hubert,

      Na verdade não consegui visualizar seu telhado, mas se ele tem uma única queda para a frente e você aumentá-lo ele ficará muito baixo e vai acabar escondendo sua fachada. Neste caso você pode fazer uma area coberta com duas águas dividindo no centro, uma queda para cada lado ou construir um pergolado coberto com madeiras grossas aparentes e queda bem leve para a frente, neste caso nao acompanha a mesma queda da casa.

      Abraço

  47. francilena disse:

    estou fazendo uma coberta em cima de uma lage com caimento para frente de telha colonial de 6 metros de largura e 12 de cumprimento qual é a quantidade de metros que vai ficar na cumieira para ter um excelente caimento até o ponto zero.

  48. francilena disse:

    quero cobrir amanha é urgente, andei medindo a altura menor tem 3 metros a maior esta com 5 metros(cumieira) não tenho experiencia mas eu acho que tem só 16,60 por cento de queda qual é a porcentagem.

    • Robson disse:

      Francilena,

      A porcentagem de queda é definida pelo fabricante da telha, ou seja, para cada tipo de telha escolhido uma inclinação é indicada. 16% é baixo a não ser que seja telha brasilit que requer pouca inclinação as demais costumam pedir acima de 30%.

      Abraço

  49. solange disse:

    por favor,preciso de uma informação,e acho que voce é a pessoa certa para me responder,tinha uma casa de 77 metros quadrados,toda em madeira,fisemos uma reforma,aumentamos em alvenaria,ficou em forma de L fisemos um telhado de 4 aguas,ficou no total 300 metros quadrados de telhados,colocamos a telha de concreto,ficou linda perfeita,a madeira usada é de boa qjualidade,mas agora começou a estufar uma das paredes de madeira dos fundos e abriu para fora,estamos com medo de que o telhado ceda,será que o telhado é muito pesado para a casa de madeira,porque é na parte da casa que ja existia que aconteceu o problema,e antes que voce me pergunte o engenheiro é o proprio construtor que foi embora,o que podemos fazer para corrigir o problema sem ter que botarmos o telhado a baixo,se puder me responder muito obrigada.

    • Robson disse:

      Solange,

      De fato as telhas de concreto são as mais pesadas, porém você diz ter utilizado madeiras de boa qualidade, agora o que pode ter ocorrido é que a estrutura da casa de madeira, ou seja, as madeiras de maior espessura nos cantos e centros das paredes que fazem o papel das colunas na casa de madeira, podem não ter sido fortes o suficiente para aguentar o peso, neste caso você pode trocar estas madeiras por outras mais grossas e de melhor qualidade, de preferência angelim. Contrate um bom profissional e seja rápido para não afetar o restante do telhado.

      Abraço

  50. Vera A. Ferreira da Silva disse:

    Boa tarde!
    Preciso de ajuda.
    Estamos construindo um telhado de madeira e telha americana no 3º piso de um terreno 5X25. Na hora de contratar o serviço, o telhadista sugeriu paassar as telhas após as vigas para cobrir o corredor. O espaço é totalmente aberto, exceto pelas vigas e mede cerca de 17 metros. Agora, após o madeiramento feito, ele diz que teremos que colocar nas colunas de forma aparente ferro em L, do telhado até o piso, pois do contrário a coluna vai cair para a frente e o telhado também. Como resolver isto? Nós não queremos colocar o ferro, pois ele mesmo disse que vai estragar o efeito do telhado. O que fazer? Você pode me ajudar com alguma sugestão?

    Obrigado.

    Vera

    • Robson disse:

      Vera,

      Tive dificuldade para visualizar seu problema, vamos lá, se você se refere ao beirado, as madeiras grossas passam pela parede até 0,8mt e fazem o beirado, basta ter uma madeira de qualidade e boa espessura que ela não vai arcar. Pelo que entendi seu pedreiro disse que as vigas não vão suportar o peso do telhado, isto é muito estranho, se a estrutura não aguenta o peso do telhado, então a estrutura foi muito mal feita e terá de ser demolida, acredito que não seja o caso. Resumindo, pegue outro profissional e peça uma avaliação in loco.

      Abraço

  51. karina disse:

    como que eu faço para calcular quantidade de telhas de um telhado ?

    • Robson disse:

      Karina,

      Toda telha vem especificado a quantidade necessária para cobrir um m², então primeiro você deve medir a sua laje, multiplicar pela inclinação e multiplicar pela quantidade de telha por m² (isto você terá na loja de telhas). Também você deve comprar cerca de 10% a mais para quebra e sobra.

      Abraço

  52. marco zara disse:

    Tenho um telhado de Telha Plan, gostaria de saber se posso trocar por Telha de cimento modelo dupla romana, tenha a informação que meu telhado esta com uma inclinação de 32 %

    • Robson disse:

      Marco,

      A telha plan é a que requer maior inclinação, se o seu telhado está funcionando bem nesta inclinação, não terá problemas com a romana.

      Abraço

  53. nilsa disse:

    Bom dia
    Gostaria de uma sugestão, tenho uma casa com laje e pretendo cobrir com telhado em 04 agua, sendo que ela tem uma varanda em L, fica mais bonita colocar as telhas até a varanda ou fazer 02 telhados uma para casa e outra para varanda?
    Obrigada

  54. Robson disse:

    Claudia,

    Quanto a metragem não tem problema pode ser um quatro águas que ficará bom. Pelo que entendi sua casa não tem beiral, o padrão é 80cm.

    Abraço

  55. Heber disse:

    Bom dia! estou construindo minha casa e tenho uma dúvida, ela tem as seguintes medidas 12m de frente por 12m de fundos ou seja ela e quadrada, o lado da direita esta na divisa sem recuo, quero saber qual o melhor tipo de telhado, 4 agua ou 3 agua, se for 4 agua a calha va ter que ficar em cima do muro, qual a sua ideia amigo, grato.

    • Robson disse:

      Heber,

      Esteticamente o 4 águas ficaria melhor, e como você não pode jogar a agua para o terreno do vizinho, terá que colocar uma calha para captar esta água e jogar na sua tubulação pluvial.

      Abraço

  56. Paula Miranda disse:

    Bom dia,
    Tenho uma casa com platibanda medindo 8x14mt, (com beiral de 50cm) a casa foi construida sobre a garagem para melhor aproveitamento do terreno, na frente da casa tenho uma sacada de 8×1,5mt, que está descoberta,gostaria de saber se fica bonito fazer uma cobertura com telhas de cimento ou ceramica.

    Abraço

    • Robson disse:

      Paula,

      Com certeza o telhado deixará a casa muito mais bonita, faça um telhado com frente única, escolha as telhas conforme sua preferência estética e siga o grau de inclinação indicado pelo fabricante. No caso da telha em concreto tem um custo total maior.

      Abraço

  57. Vinicius disse:

    Robson, por favor poderia me ajudar com uma duvida… tenho um terraço de 6,8m por 9m estou fazendo um telhado colonial de 4 aguas de um lado o apoio principal ficou com 3,10 e nao com 3,4 como deveria… e com isso a tacaniça ficou um pouco menor, resultando num apoio fora do padrao de bissetriz… isso pode ser resolvido ou o telhado tera problema de esquadro quando for colocado as ripas e as telhas ? muito obrigado.

    • Robson disse:

      Vinicius,

      Sua pergunta é bastante técnica e de difícil resposta, aconselho a levar o projeto para análise de seu engenheiro. Em todo caso pergunto se não seria mais fácil refazer a estrutura, já que ainda não estão colocadas as ripas e telhas?

      Abraço

  58. Elaine disse:

    Nossa, parabéns pelo site e pelas dicas.
    Estou construindo, minha casa tem 8 de comprimento por 13 de largura… sendo que os 13m fica pro lada da rua.
    Minha duvida é o modelo de telhado, como tenho um terreno em declive, na parte de baixo fiz garagem e area de festa e na parte de cima, que eh o nivel da rua fiz a casa, sendo que a escada para parte de baixo fica na area externa da casa.
    Qual melhor modelo de telhado para esse caso? Esteticamente falando, seria a de 2 aguas sobreposta ou a 4 aguas? obrigada e aguardo retorno

  59. Lucy disse:

    Oi,Robson
    Vou construir e estou em dúvida se faço casa com telhado embutido ou aparente…gosto do telhado embutido mas tenho receio da casa ficar mais quente…é verdade?Quais cuidados devo tomar qto ao tipo de telha e calha e caídas?

    • Robson disse:

      Lucy,

      Isto não muda nada quanto a temperatura, coloque manta térmica entre a telha e o madeiramento, se ainda não fez a laje utilize EPS, os cuidados com o tipo de telha são basicamente respeitar a inclinação solicitada pelo fabricante da telha e contratar um profissional especializado em calhas para execução desta.

  60. Claudia Helenna disse:

    Adorei o site.
    Estou teminando o segundo andar de minha casa, não quero laje, somente um telhado embutido, para depois forrar com pvc ou gesso, o telhado é de uma água. Qual telha seria melhor indicada para o telhado, visto que os quartos serão nesta parte. Pensei na talha de fibrocimento ou a “sanduíche”, qual seia a melhor indicada para ter um visual legal.
    Obrigada, aguardo resposta.

    • Robson disse:

      Claudia,

      Quanto a estética seria questão de gosto, quanto a praticidade e economia a de fibrocimento 6mm seria a melhor opção.

      Abraço

  61. Célia disse:

    Boa noite, parabéns pelo site
    Gostaria de esclarecer uma duvida, estou construindo uma casa em L na parte de baixo do L tem uma area de 6 de largura por 10 de comprimento onde irei fazer telhado de duas aguas e na outra parte mede 4 x 11 a qual tb pretendo fazer telhado de 2 aguas, porém me falaram que a largura é pequena e iria ficar estranho que o ideal seria telhado de 1 agua só . Poderia estar me ajudando.

    • Robson disse:

      Célia,

      Se esta construção está apoiada na extrema do terreno aconselho uma água, mas se não estiver pode fazer duas águas sem problemas.

      Abraço

  62. Geraldo disse:

    Por favor me informe o traço de massa correto para embocamento (assentamento) de telhas de cumeeira.

    Obrigado.

    Geraldo

  63. Vincenzo Cittadino disse:

    Boa Noite. Estou estudando as estruturas de telhados com base de madeira e telhas de amianto. A área a ser coberta possui 9x6mts, o que me dá uma área total de 54 metros quadrados. Pela análise que fiz dividi a área em duas partes, colocando além das colunas laterais, 2 colunas centrais para o melhor assentamento do telhado. Na área de comprimento da área a ser coberta conclui que, seriam necessárias mais duas vigas para a sustentação das telhas, devido ao vão livre entre as mesmas.
    A única dúvida que perfaz é quanto a bitola da madeira a ser usada, tanto nas colunas quanto nas vigas.

  64. marcelo emidio disse:

    gostaria de fazer uma edicula aberta com uma agua, sendo 4mts x 10mts, qnto ficaria para cobrir com madeiramento e telhas,sou de espirito santo do pinhal, proximo a campinas ,interior de sao paulo

    • Robson disse:

      Marcelo,

      Não teria como especular um custo para seu telhado, verifique com o seu carpinteiro o material necessário e faça um orçamento.

      Abraço

  65. josé ricardo disse:

    Meu telhado e feito por aquelas telhas de amianto enormes que parecem umas calhas gigantes e fazem, um desenho triangular. Não são aquelas em ondas. Estas telhas de que falo são muito pesadas? Poderia substituí-las por telhas mais leves?

    • Robson disse:

      José,

      Esta telha também é chamada de calhetão, e é bem resistente, eu não trocaria pois ela traz maior segurança para sua casa.

      Abraço

  66. Seven disse:

    Bom dia…

    Estou com um problema muito ruim no meu telhado, as caminheiras estão vazando muita aguá quando chove, ai acho que o telhado e de telhas romanas… enato quando chove com vento acaba também molhando pelos vão entre as telhas, não sei se isso corre porque as telhas são muto velhas ou se pq meu telhado esta com pouca queda de aguá.
    Gostaria de trocar as telhas por algum modelo que tenha um encaixe perfeito, ou que o vento não consiga empurrar a aguá de ou se existe um alguma forma de impermiabiliazar o telhado…
    Na verdade não queria ter que refazer o telhado pois moro na casa, gostaria de aproveitar o madeiramento e trocar as telhas.
    Oque vocês me indicam???

    Att:

    SEVEN

    • Robson disse:

      Seven,

      A alternativa mais barata, porém não a mais bonita, seria colocar telhas eternit 6mm, utilizando toda a sua estrutura atual, é um serviço que levará no máximo dois dias de serviço.

      Abraço

  67. antonio marcos dantas barbosa disse:

    estou construindo um telhado de 10mts de frente por 6.50mts de comprimemto . vou usar vigas de 10x25cm gostaria de saber como prender ou pregar as vigas .desde ja agradesço

    • Robson disse:

      Antonio,

      Sua pergunta é bem básica, então lhe pergunto se já construiu outro telhado antes, caso não aconselho a iniciar como ajudante para ganhar experiência e depois passar a construir sozinho.
      Coloque pés de apoio para as vigas e pregue sempre em meia esquadria com apoio para reforçar a estrutura.

      Abraço

  68. antonio marcos dantas barbosa disse:

    esse telhado sera com 1 unica caida para frente

  69. Boa noite
    Estou fazendo um telhado colonial de 8mtx4,5mt com 1 caida dágua, o pedreiro colocou tres colunas no 3,5mt e mais tres colunas a uma distancia de 1,5 a mais pois disse que não poderia colocar apenas as colunas no final dos 4,5mt. não fiquei satisfeita pois agora terei 6 colunas em uma espaço pequeno e sem ter como fazer manobras com os carros. o que devo fazer?

    • Robson disse:

      Lusinete,

      Este é o caso típico em que investir no engenheiro para o cálculo estrutural não é um gasto, pois com esta metragem você poderia ter uma área livre com colunas apenas nos cantos, procure um profissional e arrume sua garagem.

      Abraço

  70. katia maria antunes disse:

    Ola,
    Preciso fazer uma pérgula utilizando ripas no lugar de vigas, devido aos poucos recursos da pessoa solicitante. Gostaria de saber se existe alguma impermeabilização que eu posso fazer nas ripas para que elas não se degradem.
    Obrigada

  71. Simone Oliveira disse:

    Parabéns pelo site, por favor me ajudem, tenho uma laje de 5×25, gostaria de fazer uma cobertura ao lado esquerdo o terreno vazio é meu, tenho dúvidas qual telha é mais indicado, madeira e com quantas queda eu faço, quero uma cobertura bonita, até o momento obrigada.

    • Robson disse:

      Simone,

      A telha é questão de custo e gosto, prefiro as de cerâmica esmaltadas, madeira o ideal seria angelim pedra, e a quatro águas é o padrão das construções.

      Abraço

  72. ronaldo alves disse:

    ola tenho que fazer um telhado a onde os vão cão de 7,m
    a minha duvida é se uma prancha de 20.cm de largura vai aguentar o peso.
    o telhado sera de 4 água.
    me ajuda por favor.

    • Robson disse:

      Ronaldo,

      Este vão é bem grande e terá que utilizar uma madeira muito resistente para suportar e não arcar com o tempo, vá direto numa madeireira de sua confiança e solicite informações.

      Abraço

  73. washington dias de jesus disse:

    estou construindo uma área de lazer no fundo do meu lote,porem a grana não acompanhou a obra penso em algo barato já pensei ate em uma cobertura em telha eternit mais esquenta muito teria alguma opinião sobre qual telha ficaria legal e mais em conta? minha área mede 15×5 metros .fico agradecido se puder me auxiliar!

  74. Viviana disse:

    Óla adorei o site de vocês…parabéns!!!
    Estou precisando de uma ajuda URGENTE, estamos construindo uma casa de 8,24×16, sendo que 3mts da parte de trás não vai ter laje, estava pensando em fazer 4 água em todo o comprimento da casa será que fica bom, ou fazer 4 águas só na parte com laje e fazer um telhado reto nesses 3mts que não vai laje, lembrando que a laje vai ter um beirado de 0,80cm em toda sua extensão, quero uma opinião que me ajude a gastar pouco e que fique bonito, pois não tenho noção de telhado. As telhas serão de cerâmica(romana).
    Obrigada.

    • Robson disse:

      Viviana,

      Dificil te aconselhar sem estar vendo sua casa, mas pelo cenário que você descreveu acredito que terás que fazer dois telhados, pois um inteiro maior do que a laje não dará um resultado estético legal, a não ser que você esticasse a laje, o que elevaria o custo final.

      Abraço

      • Viviana disse:

        Óla Robson,
        Obrigada pela ajuda, acabei fazendo laje nos 15mts da casa, antes tinha citado 16 de comprimento mas me enganei, e vou deixar ela um tempo sem telhado vou impermeabilizar bem pra poder deixar ela descoberta, mas quando eu for colocar o telhado um telhado 4 águas em uma casa 8×15 vai ficar bom, por favor me de uma ideia barata…rsrsrs…Obrigada pela atenção

        Att.Viviana

        • Robson disse:

          Viviana,

          Uma ideia barata seria um quatro águas, com madeira cambará, e telha eternit 6mm. Porém já que você não vai construir agora se prepare um pouco mais e coloque um telhado de telhas de cerâmica que fica muito mais bonito e valoriza sua casa.

          Abraço

          • Viviana disse:

            Robson,
            Obrigada pelas ideias, vou fazer laje sim, mas agora tenho uma dúvida maior, com a laje sem telhado, o que devo fazer em relação ao buraco para subir para limpar a caixa d’água e o buraco da churrasqueira, pois vou deixar a laje sem telhado só por um tempo logo penso em colocar o telhado, o que vc acha, como devo proceder.
            Abraço.

          • Robson disse:

            Viviana,

            Sua caixa de água terá reservatório acima do nível do telhado ou embutido abaixo dele? De qualquer forma sou extremamente contra a construção de um alçapão de acesso da casa para o telhado, isto deixa sua casa muito insegura. Caso seja com reservatório somente deixe uma portinha nele e em caso de caixa embutida o acesso ficaria um pouco menos prático porem mais seguro, teria que abrir algumas telhas para adentrar e limpar a caixa. Quanto a churrasqueira ela dará acesso ao interior da casa? Neste caso faça com boca de raio de 20cm na laje e instale chaminé de alumínio.

            Abraço

  75. Luiz disse:

    Caro amigo,

    Gostaria de parabenizá-lo pelo site!! Tenho uma casa duas águas com caída para frente e para trás,que se encontra no extremo lateral do terreno. Gostaria de colocar um telhado que cubra a garagem (6×5,5m) que está na frente da casa e todo o corredor 3×14,5m(este corredor encontra-se entre a casa e o muro lateral). O comprimento da casa é de 11m e largura de 9m e a altura de seu telhado no ponto mais alto é de 5,5m. Com este dados, será que o corredor não ficará muito abafado?

    • Robson disse:

      Luiz,

      Se este corredor não faz parte da casa não vejo razão para cobri-lo, isto limitará sua circulação de ar e de luz no local, se o problema é a chuva, talvez um aumento do beirado e a colocação de calhas de chuva sejam uma melhor solução. Quanto ao telhado frontal terás que faze-lo em uma unica queda para frente e encaixado logo abaixo do telhado original.

      Abraço

      • Luiz disse:

        Muito obrigado pelas dicas, mas minha intenção de cobrir o corredor é para obter privacidade, pois o vizinho ao lado fez uma área em cima de sua casa sem nenhum recúo!!!

  76. andre disse:

    Estou querendo fazer um telhado em uma área que tem a media de 8 metros de comprimento por 3 de largura e gostaria de saber qual peça usar nesses 8 metros de vão livre.

    • Robson disse:

      André,

      Neste caso terá que pensar se poderia ter um apoio ao menos nas laterais aos 4mts, no vão central escolha uma medeira de ótima qualidade e espessura garantida pela madeireira para suportar este vão, também procure uma telha mais leve para aliviar sua estrutura.

      Abraço

  77. CIBELE DOLORES VARESCHI disse:

    Moro na praia e estou construindo um sobrado, em uma área de 65 m2, me deram a idéa de fazer um jardim sobre a laje o que me agradou muito, pois na segunda laje vou construir uma sala de 4×6 m2 com vidraças, onde terei uma vista linda tanto para praia quanto para a parte serrana da cidade, porém não sei se esse tipo de jardim dara infiltração, pretendo fazer um bom trabalho de impermeabilização, mas preciso de algumas dicas para amadurecer a idéa (o melhor impermeabilizante).

    • Robson disse:

      Cibele,

      Dá para fazer sem problemas e fica realmente muito bonito, sugiro caprichar muito na impermeabilização da laje, com manta asfáltica e sistema de drenagem embutido.

      Abraço

  78. jose henrique correa da silva disse:

    vou construir uma garagem com prancha de 40cm vigota de 15cm sarrafo sendo que o telhado tem 6m comprimento e 4m de largura distancia da vigota da parede ate a prancha e de 4.5mt sera que vai selar

  79. Eliana Alves disse:

    Gostaria de saber se posso usar prancha de 25 cm para fazer um telhado de duas aguas

    • Eliana Alves disse:

      é um telhado de duas aguas 5,5 x 5,0 seriam 5 pranchas, gostaria de saber se posso colocar a de 25 cm por motivo de custas…

      • Robson disse:

        Eliana,

        Não entendi sua pergunta, você está se referindo as vigas que são as madeiras mais grossas, certo? e esta tem uma altura e uma largura, que geralmente seria de 10x10cm, com apoios sobre a laje a cada 2mt.

        Abraço

  80. Gerusa disse:

    Estou construindo uma casa medindo 6x20m, ainda estou fazendo percinta para iniciar o telhado, como a casa é comprida e geminada, sei que devo fazer rufos para evitar infiltrações, o telhado terá duas águas, mas estou com duvidas, pois tenho um jardim de inverno na sala de jantar e mais duas áreas de ventilação. Qual a melhor, mais barata e segura opção para cobrir essas áreas? Se é que é melhor cobrí-las. Me ajudem?!

    • Robson disse:

      Gerusa,

      Dificil te ajudar sem ver a planta da casa, porém o que posso te dizer é que se você tem uma área de ventilação não deve cobrí-la pois isso limitará sua luz e ventilação, no caso do jardim de inverno poderia resolver com telhas transparentes para ilumina-lo, caso esta casa citada não possua laje.

      Abraço

  81. denise disse:

    complementando a pergunta a telha utilizada será a portuguesa(11 telhas p/m²).

  82. denise disse:

    Estou construindo um comodo com vão livre medindo 3,20 x 3,00 com o seguinte madeiramento (cambará): caibros de 5,0cm, ripão de 2,5 cm, 2 vigas de 15×0,5cm paralelas na distancia de 1,00m no vão 3,20 sera que suporta o peso tas telhas que pesam 3,60kg cada ?
    obs: impossibilitado de colocar só uma viga mais grossa no centro, devido estar aproveitando uma parede em uma das laterais ,onde possui uma lage.
    A telha utilizada será a portuguesa(11 telhas p/m²).

    • Robson disse:

      Denise,

      todo o suporte ficará a cargo das vigas, as quais devem ser o mais reforçadas e maior numero possivel, seu vão não éh tão grande e acredito que sendo uma madeira de boa qualidade não terá problemas.

      Abraço

  83. Viviana disse:

    Robson,
    Obrigada pela atenção, gostei muito da ideia, eu vou fazer com telha de cerâmica sim.
    Eu achei que pelo comprimento de 16mtsx8mts de largura iria ficar feio casa 4 águas,
    mas que bom vai ficar bonito.
    Abraço.

  84. Simone Rodrigues disse:

    Olá Robson, estou a semanas a procura de ajuda!
    A cobertura da minha garagem é de policarbonato (cor cinza) com caimento, porém como não pesquisei antes de comprar, me arrependi, pois agora que estamos próximos ao verão, se tornou um ambiente muitíssimo quente que não conseguimos ficar no ambiente, muito menos o meu cachorro, pois até o piso fica quente!
    Tem alguma dica para cobrir esta cobertura? li que a manta térmica funciona, mas mesmo assim preciso de dicas, espero que consiga me ajudar!
    E…. parabéns pelo site, é muito útil!!!!

    • Robson disse:

      Simone,

      A manta térmica, acredito que seja uma solução mais rápida, barata e sem muitos transtornos, mas você terá que aplicar entre o madeiramento e a cobertura.

      Abraço

  85. MIRIAN IZABEL SOTIN disse:

    O telhado da casa tem 3 águas com telhas romana de cerâmica, estou sendo vítima de vandalos que jogam pedra e quebram as telhas provocando goteiras pois o teto da casa é de madeiramento (forração).
    O que me aconselha á fazer, qual tipo de telha devo usar no caso para ter maior segurança. Será que as telhas “inquebráveis” seriam a solução?
    Aguardo resposta, obrigado

    • Robson disse:

      Mirian,

      O melhor seria identificar estes autores e prendê-los…… mas vamos a uma solução: 1ª Fazer uma laje e colocar um telhado com telhas de concreto, que são resistentes e bonitas e podem ser compradas na cor de sua preferência; 2ª um pouco mais simples e barato, porém não deixará a casa tão segura, reforçar o madeiramento e trocar as telhas para as já citadas de concreto.

      Abraço

  86. dety disse:

    nossa k abençoado esse site,achei agora..
    vc pode por gentileza tirar uma pequena dúvida, tenho k fazer uma casinha urgente pois estou em casa emprestada,estou fazendo uma meia agua de 14/4=56 mets quadr.fizemos pilares de 50 cm dentro da terra,e vigas, mas nao colocamos colunas vamos transar os tijolos,POSSO COLOCAR TELHADO DE ETERNIT? A parede vai aguentar?moro em um lugar dificil de orçamento ou pergunta,meu esposo e eu estamos fazendo juntos.
    Fico-lhe muito grata por seu site
    tenho 3 crianças e 3 cacchorros preciso de um lar rapido e economico, mas k seje seguro.
    aguardo anciosamente.
    obrigada mesmo.

    • Robson disse:

      Dety,

      Acredito que deverias fazer as colunas, pois não sairá tão caro assim e dará suporte a sua casa e uma futura laje. Mas de toda forma o telhado de eternit é o mais barato e leve que você pode colocar em sua casa, faça uma boa amarração pois o perigo neste caso não é o desabamento mas a elevação da estrutura por forçado vento.

      Abraço

  87. Sandra disse:

    Boa tarde!
    Fiz um telhado embutido mas ainda não dei acabamento no topo da parede… não sei o que fazer… quais opções ficam esteticamente mais bonitas. E como não fiz ainda, a água da chuva escorre pela parede… infiltra e suja a pintura. Quais opções sugerem e como fazer?
    Obrigada
    Sandra

    • Robson disse:

      Sandra,

      No telhado embutido a parede fica um pouco acima (um tijolo acima) do nivel da laje, sendo instalado encanamento por dentro da parede para escoar a agua e colocado calhas ao redor do telhado.

      Abraço

  88. Deivson disse:

    Gostaria de saber qual a metragem para fazer um telhado de uma queda, com as seguintes medidas comprimento 37,56 , largura 3m semdo que o pe direito é de 3,15m darei uma queda de 5%.

    Grato,

    Deivson

    • Robson disse:

      Deivsom,

      5% é uma queda muito pequena, tem certeza que está correto? procure verificar a indicação do fabricante da telha quanto a inclinação ideal.

      Abraço

      • Deivson disse:

        Ok. Verificarei. Mas estou querendo saber o seguinte: quantos metros de ripa; caibros e terças vou precisar para fazer um telhado com as seguintes matragens 7,56 metros comprimento e largura 3 metros. Será de um água. E meu pé direito é de 3,15. Qual a queda ideal?

        Grato mais uma vez.

        • Robson disse:

          Deivson,

          Tanto a queda quanto a quantidade de ripas será definido conforme sua telha escolhida, o próprio fabricante da telha indica a inclinação ideal, após isto vá até a madeireira que eles fazem todo o cálculo para você e indicam as quantidades certinho.

          Abraço

  89. Herculano Barbarelli disse:

    Boa tarde, será que você pode me ajudar ??

    tenho aumentar um quarta na minha casa, mas não acho a telha com a mesma marca, e as marcas que acho, me falara, que a garga é diferente da que já tem na minha casa.
    Será que dá pra fazer com a garga diferente, se sim, será que vai dar vazamento

    Grato

    • Robson disse:

      Herculano,

      Para tudo tem um jeito, neste caso você terá que caprichar no ponto de emenda dos telhados, faça uma calha por baixo e aplique um produto de fixação nas telhas naquele ponto.

      Abraço

  90. Leandro disse:

    Estou prolongando o telhado de minha casa, utilizando estrutura de pinus tratado. A cobertura será de vidro 8mm, apoiada lateralmente nos caibros. Estes serão de 5 x 10 cm a cada 60 cm. Para um vão livre de 2 m, estes caibros resistem?
    Obrigdo.

    • Robson disse:

      Leandro,

      A espessura parece boa sim, porém o pinus se deteriora rapidamente confira se a madeira é bem tratada e faça aplicações periódicas no madeiramento.

      Abraço

  91. Raimundo Magalhães disse:

    Boa Noite. Procurei até encontrei o melhor sait.
    Estou em construção da minha casa, com medidas de 8,40X7,40.
    Bom é seguinte o Pedreiro me cobrou, R$ 1.000.00. Para deixar em ponto de telhado.
    Sendo que no meio da casa tenho minha area de circulacao, entao solicitei que ele coloca-se o ponto da cuminheira em uma das paredes da area de circulação , sendo que a Medida da casa a cuminhe,ira ,ficou com 4,80, da parede do fundo ate a mesma em linha reta, sendo que a parte da frente ficou com 3.60. Quero fazer com duas quedas d ‘águas, para frente e para traz…. o predeiro colocou somente 25% de inclinação para telhado, sendo que a parte da frente é menor em relação ao dividimento da casa, …qual telha eu uso? Duas quedas de águas ta bom?….
    Há sendo que pedir tbm para as paredes internas seja levantada ate a altura dos caibros para reforça ainda mais o telhado sendo que.não irei colocar forro…. altura é 3 .00m da casa.

    • Robson disse:

      Raimundo,

      Para telhas de cerâmica teria que ter pelo menos 33% de queda para não ter problemas futuros, ou você aumenta a inclinação ou terá que fazer com telha de amianto, que saí mais barato.

      Abraço

  92. Simone Oliveira disse:

    Por favor gostaria de saber qual madeira é mais indicada para fazer um telhado de 3 águas, com a metragem 5×25, na minha cidade eu encontrei dois tipos de madeiras, a TAUARI E A PIQUI, vou colocar telhas ceramicas, qual destas madeiras é mais indicada? Até o momento obrigada

  93. Sérgio disse:

    como posso fazer um vão livre de livre de 4 m² e depois construir na parte de cima do eitão do telhado?

    • Robson disse:

      Sergio,

      Vão livre de 4mt² seria um 2×2, bem tranquilo o vão livre, a segunda pergunta não compreendi poderia ser mais específico?

      Abraço

  94. Carlos Meira disse:

    Olá, vou fazer uma cobertura para churrasqueira no formato 1 água e pretendo usar o caibro de 7x5cm num vão apoiado em vigas 25 x 7cm, de 3,00m. Vc acha que o caibro 7×5 vence um vão de apoio de 3,00m ou ele pode selar??? Vou usar 1 caibro a cada 1,00m, cruzado com ripa a cada 30 cm.
    A medida da área é 3,00m x 4,5m, vou usar o sanduiche de vigas 7x11cm nos cantos, cruzando 2 vigas de 25x7cm nas cabeceiras e lançando os caibros 7x5cm de 3m de comprimentos com espaçamento entre eles a cada 1,00m, cruzado com ripa para encaixe da telha a cada 30cm ou o que o encaixe da telha precisar, vou usar telha romana.
    Acha que dá certo ou corre o risco de selar pelo peso da telha??

    Obrigado

  95. dayane faria disse:

    Boa tarde!
    estou com problema… reformei minha casa recentemente e aumentei minha cozinha. usei um pedaço que era varanda de telha romana, o problema é que o padrão de luz é em uma das paredes que agora é cozinha, do lado de dentro da cozinha o pedreiro fez o acabamento direitinho ficou muito bom, mas qualquer chuva que dá a agua escorre direto na cozinha, vc saberia me dizer um produto para vedar as telhas que foram cortadas para encaixar o padrão? muito obrigado.

    • Robson disse:

      Daiane,

      Na verdade você deve colocar o padrão novamente na frente de sua casa, de preferência no muro da entrada, em relação a vedação você poderia colocar uma calha de alumínio e sela calha para evitar a infiltração.

      Abraço

  96. erinaldo disse:

    achei muto interessante esse sate! aproveito para pedir uma grande ajuda: to fazendo um telhado, não é a minha especialidade, sou pedreiro, então to com dificuldade tenho 4mts de comprimento e 3 de altura como faço essa conta pra chegar numa inclinação correta? abraço desde já agradeço.

    • Robson disse:

      Erinaldo,

      A altura correta será definida pelo fabricante da telha que você escolher, porém desconheço inclinação maior de 45%. No seu caso com 4mt de comprimento acredito que 1,6mt de altura ficará de bom tamanho. Atualmente sua inclinação está em 75%.

      Abraço

  97. Pamela Siqueira disse:

    Robson,

    Entao, estou aumentando a casa… Sabe quando a casa vai aumentando aos poucos? O projeto vai mudando… E agora estou com muita duvida. Estou fazendo um deck no segundo andar e estou encontrando muita dificuldade em definir as aguas do telhado. Ja existe um telhado de uma agua que precisara ser prolongado com inclinacao diferenciada. Ate ai foi o que defini. As telhas do telhado existente sao francesas. Te pergunto… Posso usar outro modelo de telha uma vez que elas nao irao msm aproveitar o encaixe?
    Porem, esse msm telhado precisa crescer nas dua laterais e nao encontro a melhor maneira. Nem ao menos sei bem explicar… Pq tenho desnivel de degrau… To pirando! Vc tem como receber foto? Att!

    • Robson disse:

      Pamela,

      Calma menina! primeiro quanto as telhas, o ideal é seguir no mesmo modelo para dar uma estética legal, ou você troca tudo e já dá uma reforçada em todo o madeiramento tendo um telhado todo novo ou compra da mesma telha e continua; Quanto a inclinação não há problema você pode tanto continuar na mesma linha deste ou iniciar da parede uns 10 cm abaixo do telhado existente para dar uma quebrada, mas para isto precisa ter uma altura suficiente para não terminar abaixo de 2,60mt.

      Abraço

  98. Wagner Brandao disse:

    Boa tarde, estou para começar minha casa,gostaria de saber se fica mais barato fazer um telhado tipo caixote aqueles que não dão para ver as telhas, as laterais da casa sobem até certo ponto, e se faz o telhado por dentro ou colocar uma lage premoldada com alguma queda e colocar telhas por cima ( nesse caso qual telha devo colocar? ) Desde já agradeço

  99. Paulo Vaz disse:

    Terminei uma construção de 7,00 x 9,70 e pretendo cobrir com telhas tipo calhetão na forma de duas águas e altura de 1,80 de cumeeira. Não faço ideia de como irá ficar a estética.
    O que vc aconselha?

    Existe algum site que possívelmente mostre fotos desse tipo de telhado?

    • Robson disse:

      Paulo,

      Este tipo de telha é bem diferente, ele tem sua ondulação bem marcada e longa, dará um aspecto bruto, é ideal para ambientes comerciais, galpão, garagens, áreas abertas. Para casa fica a questão estética que depende do seu gosto, quanto a segurança é uma telha muito forte.

      Abraço

  100. MARCELO THOMAZ disse:

    Parabéns pelo site, este espaço para perguntas e resposrtas é muito legal!
    Peço ajuda para algumas duvidas que tenho para construir um telhado,
    ele será uma extensão da minha casa em uma area que não tem os quatro lados iguais, com as seguintes medidas
    Com 6,00(parede da casa), 6,84(oposto a casa) sendo lado-1(Fundos) com 2,66 e lado-2(frente) com 1,90 .
    Dai a pergunta,este telhado terá que ser necessariamente um telhado esconso? o telhado seria de uma água, mas poderia fazer com duas águas uma quebrando água para o lado-2?
    Obrigado pela atenção.
    Abraço.

    • Robson disse:

      Marcelo,

      A melhor forma de executá-lo será acompanhando o telhado já existente da casa, pois os dois terão que trabalhar juntos para escoar a água, se o seu telhado tem queda para a lateral dê continuidade, se ele for dividido em duas águas com queda para a frente e para trás poderá seguir este padrão.

      Abraço

      • MARCELO THOMAZ disse:

        Obrigado, mas não tenho como seguir o telhado da casa, pois minha casa possui mais pavimentos acima e este novo telhado ficaria como complemento apenas da minha sala (um pavimento abaixo), como alpendre apoiado na parede da casa.
        A casa possui uma água para frente e uma trás, o novo telhado teria queda para lateral(6,84 m) da casa. Aí a duvida, por não ter os lados iguais, se deverá ser esconso? Ou se poderia ficar melhor se fizesse em duas águas uma maior(6,84 m largura) em sentido diferente da casa com uma mais curta(1,90 m largura) para frente no sentido do telhado da casa?
        Obrigado.

  101. Andrea disse:

    Robson ,

    Gostaria de saber sua opinião sobre os telhados tipo “caixote”, e o que aconselharia em tipo do material à comprar. Já vi varios pontos positivos, mas também negativos. Pretendo fazer desse tipo pela economia e pelo estilo mais moderno, mas estou com receio. O que me aconselha? Parabéns pelo site, aguardo retorno.

    • Robson disse:

      Andrea,

      É um telhado muito economico, pois você deve utilizar as telhas mais economicas e de fácil instalação, economia no material e mão de obra, a diferença é basicamente estética, capriche no sistema de escoamento interno da agua da chuva (calhas) e não terá problemas.

      Abraço

  102. Emerson disse:

    Antes de mais nada gostaria de agradecer pela atenção dada a nos visitantes do site, bom gostaria de saber quantas telhas e caibros e ripas eu iria gastar para fazer um telhado para minha sacada, cuja as medidas são 1.00 de comprimento e 5.40 de largura, eu estava querendo colocar uma prancha de 0,30 pois não tera apoio. Desde já agradeço… Boa noite!!!

    • Robson disse:

      Emerson,

      A espessura das madeiras também está relacionada ao tipo de madeira que vai utilizar, quanto melhor a madeira, mais dura, menor espessura, aconselho a fazer este cálculo diretamente na madeireira de sua região, lá eles calculam toda a madeira necessária com precisão incrível.

      Abraço

  103. Elcio Ribas disse:

    Oi ,quero perguntar como fazer recorte no caimento de agua no telhado de concreto
    se possivel mandem imagens ;
    obg.

    • Robson disse:

      Elcio,

      Não compreendi sua pergunta, mas se você se refere ao recorte na junção deve passar uma calha selada por baixo e recortar as telhas com uma linha esticada e uma serra com disco para cerâmica.

      Abraço

  104. orione aparecido gonçalves de freitas disse:

    Quantos metros de “RIPAS” gastarei pra cobrir um telhado de área equivalente á 10mx6m?
    OBS:Fineza enviar resposta para: orione@hotmail.com.br

    ATT: Orione sgt pm

  105. Ana disse:

    Olá…
    Minha casa esta em obras e no piso superior estou construindo um cômodo que tem metade da área total (7,5 x 14 m) Na parte da frente terá um terraço livre que será de 7,5 x 7. Quero por um telhado com duas águas mas não sabemos se o mesmo aguenta o peso das telhas devido o tamanho do vão. O pedreiro quer colocar uma coluna no meio do caminho mas não fica legal. Será que uma tesoura resolve o problema para evitar que a linha envergue?

  106. Paulo Barbosa disse:

    Ola Robson,
    No canto dos fundos do meu quintal, preciso fazer um cobertura 6×3 aprox para guardar algums coisas por um tempo. Não terá parede, só os cantos do muro. Por ser por algum tempo, quero usar telhas 6 mm e madeira de pinus. Voce pode colaborar, me dizendo o espaçamento e a bitola das peças de madeira?
    Obrigado boa sorte e feliz 2013

  107. Elisangela Dias disse:

    Gostaria de saber como posso resolver o problema do meu telhado colonial, pois ele foi feito com a caida de 15% é de uma agua, porem esta vazando muita agua, quando chove muito forte e com vento??? Estou muito triste queria a ajuda de vcs, para saber como resolver, pois o custo foi muito alto para agora eu ter que mexer na estrutura novamente e refaze-lo/??? Me ajudem com uma solução socorrrooooooo

  108. Boa tarde!!!
    Estou desesperada, acabamos de fazer um investimento super alto para realização de umtelhado de 1 agua com aproximadamente 15% de caimento(inclinação), nao foi seguida a inclinação sujeriada pelo fab das telhas portuguesas da Eurotop. Mas com essas chuvas fortes e de vento forte, a agua esta voltando para dentro, procando assim uma cortina de agua internamente, se que podemos ficar embaixo do telhado em tempos de chuvas forte e ventos, ja quando chove fraco e sem vento nao tem vazamento de agua com abundancia.. POr favor me ajudem com uma solucção sem que eu tenha que desmanchar o telhado e refazê -lo pois, sendo assim nao farei novamente pois o custo foi muito alto. Pois trata-se de uma sonho que eu nao via a hora de ser realizado, e agora so esta me dando tristeza quando vejo agua caindo em baixo do telhado sem que ninguem possa ficar embaixo!!!! Ate chorei e nao durmo pensando nisso em como resolver, meu marido ja nao me aguenta mais de tanto que eu falo nesse assunto agguem pode me ajudar ?????

  109. Messias disse:

    Boa tarde!
    Quantos metros de caibros, ripas, etc vou precisar para uma casa 4 águas medindo 8 x 11,30m, sendo telhas de concreto? E aproximadamente quantas telhas vou precisar?

  110. erika danielly disse:

    estou construindo minha casa, mas ainda nao consegui sair do telhado, pois colquei telha brasilit e agora tenho medo de forra-la com gesso, pois um predreiro disse que a caida é muito pequena, outro disse que com muita chuva as telhas ficam pingando, por favor como saber o caimento correto, minha casa tem 8,00m de largura e 12,20m de comprimento. preciso da resposta urgente, o que fazer para que ela nao pingue, como calcular o caimento correto?
    brigada

    • Ssandra disse:

      O fabricante da telha sempre tem a informaçao correta do caimento, e se a inclinacao nao for obedecida assim como a sobreposiçao das telhas a agua entra na laje e se a laje nao tem impermeabilizaçao ,a agua entra na casa.
      Ligue para o fabricante

    • Ssandra disse:

      O fabricante da telha sempre tem a informaçao correta do caimento, e se a inclinacao nao for obedecida assim como a sobreposiçao das telhas a agua entra na laje e se a laje nao tem impermeabilizaçao ,a agua entra na casa.

  111. Marcos Araujo da Silva disse:

    Estou contruindo um telhado que mede 4 metros de largura por 13 de fundos, na parte mais alta (cuminheira) mede 4 mts e a mais baixa tem 2,5 mts, usarei telha cerâmica (romana), tenho 8 vigas que medem 5 cm de espessura, 12 cm de largura e 4,5 mts de comprimento (0,005×0,012×4500). O rapaz que está fazendo o serviço falou que quanto a largura e espessura da vida não há problema pois as mesmas suportam o peso, estou com medo de usá-las e as mesmas oferecer problemas no futuro. Para essas dimenssões de área essas vigas são confiáveis? .

    • Robson disse:

      Marcos,

      É uma informação que requer muita responsabilidade na resposta, pois estamos falando da sua casa e da segurança de sua família, e responder por email sem grande conhecimento acerca da construção, liga de concreto e ferragens utilizadas seria irresponsável, aconselho você a procurar um engenheiro civil para fazer uma visita e realizar a indicação correta.

      Abraço

  112. Gustavo Ramalho disse:

    Olá! Parabéns pela iniciativa e belo trabalho!

    Eu e minha esposa precisamos cobrir um “terraço” de 3,45×2,30mt e gostaríamos de sua opinião do que pode ser feito.

    Situações:
    - Orçamento curto
    - Necessidade urgente
    - “Pé-esquerdo” deverá ser erguido em 70cm para dar altura para uma pessoa ficar em baixo. O pé-direito é a própria parede com altura suficiente para inicio do telhado.
    - Minha esposa ficará neste ambiente o dia todo, ou seja, algo que não esquente como o policarbonato por exemplo.
    - Profissionais do ramo – não tem tempo ou o que tem faz orçamento 3x maior que os demais

    Contamos muito com a sua atenção!!!

    Muito obrigado,
    Gustavo e Fernanda Ramalho

    • Robson disse:

      Gustavo,

      Aconselho a erguer um pouco mais seu pé direito, que diz respeito a altura no ponto mais baixo da construção, aumentando a circulação de ar e iluminação natural do espaço. Acredito que a primeira opção seria a tradicional, madeira e telhas de fibrocimento com manta térmica, considerando custos, ou telhas em cerâmica, considerando a estética, também deve ser levado em consideração o estilo e o tipo de construção que seguiu o restante da casa de modo a integrar esteticamente este conjunto.

      Abraço

  113. erika danielly disse:

    Olá , gostaria de saber com calcular corretamente a caida da agua em uma casa de 8m/ 12,20 m, as telhas sao brasilit, qual a menor caida possivel? pois o telhado ja esta pronto, mas tenho medo de da continuidade a casa visto que algumas pessoas dizem esta com pouca caida, por favor me responda, pois ja me aconcelharam ate retirar todo o telhado, eu nao sei mais o que fazer, as telhas ficam molhdas por dentro quando chove, é possivel que pingue e estrague o gesso, o que fazer para evitar?

    • Robson disse:

      Erika,

      Toda telha tem especificações técnicas indicando a inclinação mínima necessária para o telhado, uma inclinação padrão é 30%, mas como citei procure as especificações de sua telha. As telhas de fibrocimento com o tempo vão ficando mais porosas e a agua começa a infiltrar aos poucos, verifique uma tinta própria para telha deste tipo para impermeabilizar caso seja este seu caso.

      Abraço

  114. erika danielly disse:

    obrigada por responder, mas gostaria de uma opiniao sua, se devo ou não permanecer com este tipo de telha, o telhado é novo, ainda não moro na casa justamente por esse problema, pois onde moro não tem um especialista desta telha, e cada pedreiro diz algo diferente, um que precisa de mais inclinaçao, outro que tem que retirar toda e colocar outro tipo de telha, ja teve ate quem dissesse que esta bom, mas tenho medo de colocar o gesso e ter um prejuizo maior, na realidade quero uma soluçao prática para este problema, sem tantos gastos. onde encontro as especificações desta telha?
    desde já obrigada.

  115. Roberta disse:

    Ola Robson,
    Como vai?
    Estou pesquisando a reforma de uma edícula de aprox 4mtsx3mts e estou tentando avaliar o percentual na diferença de custos entre reformar o telhado atual (bem antigo) com telhas ceramicas X o custo para uma laje convecional. Vc saberia me passar uma estimativa na diferença de preços entre telhado X laje? Obrigada por sua atenção! Abraços!

  116. Marcos Antonio Marçal disse:

    vou trocar o telhado da minha casa para telha romana quero saber quantas telhas vou usar nesta metrgem 13mts x 8,30

  117. Mayara disse:

    Olá…gostei muito dos seus comentários e auxílio, pois não temos experiência e acabamos acreditando em tudo que nos dizem, e aí surgem dúvidas e como sou muito leiga no assunto venho pedir ajuda tbm…estamos construindo uma casa e o arquiteto projetou o telhado bangalô, porém para esse tipo de telhado o pedreiro nos disse que não se usam as tesouras e sim os “barrotes” e tábuas plainadas…é isso mesmo??? se puder ajudar agradeço, pois o desespero já tomou conta…Obrigada!

  118. jessica disse:

    oi, boa tarde . eu quero construir um telhado meia água , mas não tem laje . nem sem por onde começar,você pode me da alguma dica?

    • Robson disse:

      Jéssica,

      Este tipo de telhado é o mais simples, apenas uma queda d’agua, procure o profissional que vai executar o serviço, pegue a metragem da casa e faça um orçamento em pelo menos três madeireiras, procure utilizar uma madeira de qualidade para fazer seu telhado durar por mais anos, se busca economia faça com telha de fibrocimento.

      Abraço

  119. Andre Luiz disse:

    Bom dia
    tenho uma área medindo comprimento de 8,20 mts ,pretendo fazer as duas laterais medindo 4,oo mts sendo que ambas estão fora do esquadro e só a frente não tem parede, como faço p/ deixar a estrutura e telhado em esquadro..??? obg grato.

  120. Marcela Antunes disse:

    Bom dia, gostaria de saber um orçamento de madeiras para um telhado quatro águas cuja metragem é 15 de comprimento por 7,80 de largura.

    Aguardo resposta,

    Att,

    Marcela.

  121. Lene disse:

    Meu querido,
    Me oriente porfavor,
    Eu contratei um pedrero para fazer minha casa no Para,ele me cobrou um valor que pareceu otimo na hora,me disse que terminaria a casa em 7 semanas,ele ja recebeu R$6,200 e a casa nao esta nem perto de ser terminada,so resta R$ 1,300 isso porque eu estou incluindo o valor da pintura que ele cobrou R$ 500.
    O ponto que eu quero fazer e que ele nao voltou para terminar o trabalho que ele tinha concordado de fazer,acho que talvez ele resoveu que nao valeria apenar continuar com o meu trabalho(mesmo que ele ja havia recebido quase todo o dinheiro).Porfavor me fale se vc sabe se eu recorro a justica tem auguma lei que me ampara? ou o pedrero pode andar sem sintir que ele me deve uma devolucao doque eu ja paguei a ele ou ha continuidade do trabalho pois ele sabe que ha auguma lei que ampara ha ele,pois ele era contratado sem carteira assinada e so num contrato verbalizado.
    Me oriente no que eu devo fazer.
    Com Carinho
    Lene

  122. Karina disse:

    Estou construindo uma casa, e quero fazer o telhado estilo caixote e vamos colocar telha eternit mas estou preocupada se vai esquentar muito e então esquenta? e qual telha devo usar?

    desde já agradeço!

  123. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    olá robson blz. me diz uma coisa no telhado o pedreiro cobra é por m2? fica entorno de quanto a mão de obra numa casa de 148m2.

  124. Léo disse:

    Bom dia amigo! estou construindo uma casa e instalei as telhas de concreto, porém identifiquei que a inclinação ficou abaixo do especificado pelo fabrincante das telhas. Estou comedo de ocorrer infiltrações… O que posso fazer? existe alguma solução caso aconteça infiltração??

  125. gilson rodrigues disse:

    Gostaria de saber a quantidade de telhas a serem utilizadas em um telhado com quatro águas, sendo que a largura é 7,5 metros e o comprimento é 10,5 metros, inclinação de 30%.

    Aguardo retorno… Abraço!

  126. alysson fontes disse:

    amigo estou querendo fazer uma cobertura na minha area 20 de frente e fundo por 30 de comprimento a altura quero de 6 mts é um deposito de material construcao minha duvida é sobre o madeiramento vc acha que a peca de 15/6 massaranduba guentaria sem selar o telhado uma distancia de 5mts livre uma peca da outra a telha sera de eternit ondulada 1.83/1.10 5mm obrigada

  127. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    olá robson blz. me diz uma coisa no telhado o pedreiro cobra é por m2? fica entorno de quanto a mão de obra numa casa de 148m2.outra coisa é mais vantajoso usar vigotas no telhado ou perfil(ferro) para telhado 4 aguas?

  128. Boa tarde.

    Buscando por formato de telhados encontrei seu site. Parabéns, excelente.

    Consulta:

    Em zona rural entre a mata e lagos, sobre a laje de 13m X 19m do 2º pavimento e rente à parede, quero fazer um telhado colonial. Rogo sua orientação sobre qual a melhor telha e madeira, modelo e cor das telhas. Vou usar tijolos maciços resinados e sem reboco.
    Atenciosamente.

    Argentino Dias

  129. rodrigo chagas disse:

    Boa Noite;
    Quero cobrir um ambiente de 6,5 de largura por 7,5 de comprimento, porém quero descer um forro acompanhando o telhado neste espaço de vão livre, como fazer sem o uso de tezoura para que o forro fique bonito?

  130. Ana Claudia disse:

    OI,
    A minha casa é laje inclanada, o pedreiro pode coloar a telha direto na laje sem sarrafo? Aonde compramos a telha nos falaram que não pode por causa da respiração, mas acho que eles querem vender o sarrafo também.. rsrss…

    Obrigada,
    Ana

  131. Natália Gomes disse:

    Bom dia,
    na minha casa os quartos são de telha de amianto e esquentam muito, a casa fica um “forno” literalmente e estou querendo trocar as telhas, gostaria de saber qual seria a melhor telha para colocar que não esquente muito. Desde Já muito Obrigado.

    • Robson disse:

      Natália,

      Coloque uma telha de cerâmica esmaltada e com manta térmica entre as telhas e o madeiramento, isto já será uma grande transformação de isolamento térmico.

      Abraço

  132. Adriano disse:

    Bom dia

    Comprei uma casa ja usada e quero reformar o telhado, mas verifiquei que não tem colunas é só tijolo amarrado, será que suporta telha de barro..ou terei que fazer colunas ? Ela não tem rachaduras.

    • Robson disse:

      Adriano,

      O ideal seria procurar a assistência de um engenheiro civil,este tipo de estrutura é bastante frágil e não suporta muito peso, aconselho a reformar sem aumentar o peso da estrutura ou procurar um engenheiro e reforçar toda a estrutura da casa.

      Abraço

  133. gil disse:

    É possível construir um telhado , sob uma laje de 7m de largura e 12 de comprimento com vão livre e telha colonial,sendo utilizado 3 virgas de cimento na distancia da laje e espaço entre elas de 3m? Será que pode romper as virgas com o peso do telhado por falta do apoio? aguardo resposta.

  134. cris disse:

    oi,vou fazer um telhado em L sendo 5.90X4.5 e 4.5X3 como calculo a inclinaçao para telha eurotop de cimento?

    • Robson disse:

      Cris,

      Na caixa do produto o fabricante deve indicar a inclinação, por exemplo 33%, neste caso a cada um metro de distância do centro do telhado até a ponta você deve colocar o ponto central há 33cm de altura.

      Abraço

  135. Anderson santoro disse:

    Boa tarde, gostaria de saber qual a altura que a telha tem que ficar em relação a laje e a distância do beiral para a colocação da calha, a casa tem um beiral aparente tipo escada, 3 degraus de 10x5cm, obrigado.

    • Robson disse:

      Anderson,

      Não entendi muito bem a pergunta, mas a última telha deve passar sua ponta, a metade da telha deve passar o beiral para dar acabamento e a calha encosta no beiral.

      Abraço

  136. aldieno disse:

    oi, preciso de sua ajuda ergente pois vou fazer o telhado da minha casa amanhã, minha casa tem 4 mt de frente e 21 metros de fundo eu projetei tres quedas pra frente e tres quedas para tras, telha americana , por ela ser muito cumprida e pouco larla sera que vai ficar bonita? será que não vai ficar alta demais, por favor me ajude, sua opniao é muito importante!

  137. alexandre soares correa disse:

    Oi boa noite, não conheço muito sobre telhados e gostaria que me ajudassem, estou construindo uma casa no laje do meu sogro, essa laje mede 15m x 7m, pretendo fazer com quatro quedas de agua, de telha romana ou plan, saberiam me dizer quantas telhas devo gastar, ou a quantidade de madeira. Muito obrigado.

    • Robson disse:

      Alexandre,

      Aconselho a utilizar as telhas romanas, gastará em torno de 1300 telhas e o madeiramento do telhado fica mais barato, pois a plana é mais pesada e requer madeira mais espessa.

      Abraço

  138. Daiana Albano disse:

    Minha dúvida é a seguinte, fiz um telhado de madeira então meu pedreiro quer pregar a telha a madeira com silicone, sem amarrar ou pregar. Isso é seguro ? Esse metodo é conhecido ?

    • Robson disse:

      Daiana,

      Desconheço este método, no caso de telha de fibrocimento aconselho a utilização de pregos de telhas que já vem com borracha de vedação.

      Abraço

  139. SANDER DOS SANTOS CORREA disse:

    Boa tarde, tenho uma area de 1 queda, porém a inclinação é pouca e quando chove forte, a agua retorna, estou com pouco capital e queria saber se tem como eu aumentar a inclinação dela sema nescessidade de tirar todo o madeiramento.

    • Robson disse:

      Sander,

      Você deve aumentar somente o apoio, ou seja, erguer as linhas de madeiras que dão sustentação a estrutura e assim levantar o ponto mais alto de seu telhado dando maior inclinação a ele.

      Abraço

  140. Maria Alice disse:

    Robson: Quero cobrir uma parte (2,60 m de extensão) de um corredor (de 4,70m de largura) entre a varanda e um Anexo. Mas quero construir um telhado de 6 águas (quiosque sextavado com 6 vértices) que só tenha 4 apoios nas paredes existentes do corredor (2 em cada parede). Ou seja, pensei em fazer 2 tesouras cruzadas partindo dos pontos de apoio. E depois, construir apoiado sobre elas uma meia tesoura em balanço para cada lado (completando os 2 vértices que faltam), para que nada atrapalhe a circulação no corredor. É viável a idéia? Onde posso encontrar informação sobre como construir?

  141. Geovan Silva disse:

    Olá Robson, boa tarde…
    Estou pretendo fazer a reforma da minha casa e estou com algumas dúvidas, uma delas seria o modelo do telhado…É uma casa antiga e grande 8 x 16 e possui o modelo de telhado tradicional, com duas quedas. Gostaria de receber sua opinião, a respeito do modelo que ficaria bonito em relação ao seu tamanho, quantas quedas seria ideal, será que esse modelo de quatro quedas ficaria bom? Ah…ainda quero fazer uma área no formato L, ou seja de lado e fundo…

    Estou aguardando sua resposta.

    Abraço

  142. lidia disse:

    que tipo de madeira eu ponho pra segura o telhado

  143. alexandre disse:

    Como eu fasso para faze uma bitola para bota a ripa n telhado colomial

  144. NIcka disse:

    Ola,
    Tenho uma casa, onde foi feito um anexo a casa, onde e’ o salao de festas. A casa em sis possui telhado antigo c/ telhas francesa e por causa do tempo ja esta escuro, mas nao tem vazamento. O salao de festas construido ha 5 anos e foram colocadas telhas velhas p/ manter com a cor da casa, mas desde que fori colocado esse telhado, so esta me dando dor de cabeca, ja paguei 2x para consertar o problemas, mas ainda esta com vazemento. Me sugeriram se eu trocasse o telhado do salao com telhas novas da mesma marca, nao teria vazamento. Minha questao aqui e’ a seguinte: sao telhas que ficarao em diferentes tons, qual e’ a sua sugestao para nao fugir tanto da cor antiga, devo colocar telhas francesas coloridas, marrom ou cafe? Nao quero trocar o telhado da casa toda. Preciso da sua ajuda. Obrigada.

  145. Marcia disse:

    Boa Noite!
    Irei começar uma obra,porem meu marido e eu estamos em um impasse,o que sai mais barato : laje e cobertura com telhas colonial ou telhado colonial com forro de PVC o projeto tem 100m².
    Obrigada

  146. Marcia disse:

    Boa Noite! Gostaria de fazer um telhado de 3 aguas porem sem bater a laje faria um telhado de colonial.É possivel ?

  147. Victor disse:

    Olá, a minha casa não possui laje. Gostaria de saber se eu colocasse essa telha de concreto com uma boa caída, se eu iria correr algum risco com infiltrações danificando assim o meu gesso. Obrigado

  148. Suely Hunt disse:

    Caro Robson,
    Seu site eh fantastico!
    Precisamos de sua opiniao, por favor.
    Pretendemos construir uma varanda na parte de tras de nossa casa.
    As vigas para o telhado serao fixadas na parede exterior da casa.
    A varanda tera 8 metros e meio de comprimento (medida da parede da casa) por 2 metros e meio de largura. Pretendemos utilizar telhas portuguesa ou italiana.
    As colunas serao de madeira reciclavel (postes). Nossa duvida eh qual a distancia que devemos deixar entre os postes para suportar o telhado. Sera que 3 postes seria suficiente? Antecipadamente grata pela atencao.
    Suely

  149. Francine disse:

    Boa tarde….
    Meu pedreiro colocou a laje..esperou os 21 dias para ela secar..depois rebocou a laje por dentro..não deu tempo de cobrir o telhado e choveu…molhou toda a laje rebocada e está gotejando, pode surgir algum problema?

  150. Moacir Paula Borges Junior disse:

    Boa Noite.
    Preciso de uma sugestão para um telhado.
    Estou construindo uma casa com uma frente de 8,21×13,5.
    Na metade da casa tem um dente com +ou- 40 ctm com uma escadinha com 2 degraus.
    Na sala vou fazer um mesanino para escritorio. Tem uma altura de 2,00 na sala e 1,80 no mesanino. O total do pé direito da parede é de 3,80 mts. Como fazer o telhado para que a casa não fique parecendo salão comercial por causa dos paredões.
    Obrigado.
    Moacir
    19 32666674

  151. nando disse:

    bom noite! Estou precisando de sua ajuda. Tenho um telhado com telhas tipo plan (canal e capa) mas elas escorregam e o telhado vem apresentando goteiras. Como posso solucionar o problema? Tenho que trocar as telhas? Aguardosua resposta urgete.
    Parabens pelo site.

  152. sergio disse:

    Olá. minha casa tem duas agua para frente e para o fundo com uma metragem de 10mts de largura e quero aumentar minha frente que tem um recuo de 5mts qual altura que devo deixar de caida para o telhado e qual telha vc recomendaria.
    Meu telhado antigo esta com a telha romana.

    grato;

    Sérgio

  153. francisca disse:

    Bom dia Robson!

    Estou construindo uma casa e quero colocar o telhado colonial no segundo andar a medida seria 18x 7,2 qual seria a melhor opção da queda D’Água deste telhado?

    Grata desde já

    Francisca

  154. Ana disse:

    Nossa, to adorando o site, se eu tivesse descoberto ele antes não teria deixado o pedreiro fazer tanta besteira ao construir minha casa, bom, enfim.
    Estou precisando muito de ajuda, pois quando procuro na internet tem sempre as duas respostas, “pode sim” e ” não pode não”.
    Minha dúvida é a seguinte, minha casa foi construída há 5 anos, tem 88 m², é de laje e eternit, 2 águas com caída pra lateral ( vontade de matar o pedreiro qnd penso nisso), e SEM colunas! Diz ele que fez uma fundação até pra sobrado, e que fez a tal da cinta em volta da casa. O que quero saber agora é se, a gente pode mudar o formato do telhado?? pode até ser 2 águas mesmo, mas com a caída pra frente, no sentido do muro, para ficar do mesmo modelo q é a garagem, e outra coisa, ao invés de colocarmos novamente a bendita eternit, queremos a portuguesa, americana ou qlqr uma desse tipo mais moderno, será que dá pra mudar o formato do telhado e ainda trocar a eternit por essas telhas mais bonitas??

    Desde já, agradeço muito a atenção!!

  155. Wagner Luiz disse:

    Bom dia!!!

    Preciso construir um telhado (Garagem) de uma água (8,00 m x 5,00 m) com telhas romanas e gostaria de saber como posso vencer o vão livre de 8,00 m utilizando madeira. Nota: Farei nas extremidades colunas de concreto armado para sustentar as peças. Desde já, agradeço a atenção e colaboração.

    Abraços!!!

  156. Patrícia Neder disse:

    Boa tarde!

    Fizemos em casa uma cobertura de placas em policabornato alveolar, e a estrutura em metalon, foram usados todos os perfis em alumínio, borrachas, parafusos, silicone e fita neoprene, materiais recomendados.
    Escolhemos esta cobertura pois não queríamos que a cozinha ficasse escura, já que a área é saindo na porta da cozinha.
    Bom o problema é, mesmo fazendo como recomendado pela empresa que nos vendeu o material, na emenda onde se usou perfil em U, esta havendo vazamento de água quando chove, apresentando goteiras.
    Foi passado novamente silicone nestes lugares, mas sem sucesso.
    Gostaria de saber se existe alguma fita, produto, além do silicone que poderia ser usado para resolver o problema?

    Aguardo retorno.
    Obrigada,
    Patrícia

  157. otavio disse:

    Robson,

    levando em consideração custo beneficio, qual é o melhor telhado, fazendo com telhas americanas que o ponto tem que ser bem mais alto, ou usando a telha plan, onde o ponto pode ser menor. Essa construção será feita em uma chácara.

    Outra duvida, a telha Plan é melhor no sentido de não vazar agua, em relação a americana.

    Obrigado.

  158. otavio disse:

    Vcs estão de parabéns, muito útil este sit. Muitos problemas estão sendo resolvidos com essa assessoria. Continue com essa solidariedade, vocês colhera muitos frutos.

    Obrigado.

  159. Elaine disse:

    Boa tarde,
    gostaria de parabeniza-ló pelo site, muito bom.
    Estou fazendo uma casa no formato de L, estou pensando em fazer um telhado embutido com beiral, mas a varanda estou querendo fazer de telha colonial, você acha que fica feio?
    Desde já agradeço a atenção.

  160. José Rodolfo disse:

    Ola.
    É possível mescar uma telha polipropileno ondulada em um telhado já pronto com telhas portuguesa?

  161. Adriana N P Ferreira disse:

    Minha casa tem telhado em vários níveis, com uma até quatro águas e é coberta com telha colonial. Preciso trocar o telhado todo, pois temos diversas telhas quebradas e elas estão muito sujas. Não queria utilizar a mesma telha, mas a inclinação é de apenas 28%. Gostaria de colocar uma telha cerâmica clara, bege. Peço que sugira uma telha e dê uma idéia de custos se for necessário aumentar a inclinação do telhado. Gostaria de saber tb o que tenho que verificar na troca das telhas, com relação a integridade da estrutura de madeira. Obrigada ! Adorei o site !

  162. Adriano disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o telhado quatro águas que irei fazer na minha casa por questões econômicas vou fazer com telhas eternit. Meu receio é o calor. O que posso fazer para amenizar? Trabalhar com manta entre os madeiramentos é aconselhável? Ou tem outras opções? A altura da minha cumeeira será de 1,70 porque as minhas caixAS D´ÁGUA fica no centro da laje.
    Desde já agradeço e aguardo uma resposta.
    Um abraço
    Adriano.

  163. Walter Aviz disse:

    Vou construir uma casa na praia (estou na fase de projeto) e gostaria de saber qual é o tipo de telha recomendado. A região é super quente e o amianto esquenta muito. Essas telhas Onduline são a solução?

    • Robson disse:

      Walter,

      Você tem diversas opções, telhas romanas, onduline, manta térmica e lã de rocha. Optaria por manta térmica abaixo e cobertura com telha esmaltada romana.

      Abraço

  164. valter disse:

    Boa tarde estou fazendo uma cobertura de 10mt por 1,90 e estou em duvida se colocar só caibros tem perigo de selar?

  165. Robson disse:

    Adélia,

    Esta pergunta será facilmente respondida na própria loja de telhas, eles darão um orçamento e farão o cálculo, o qual deverá levar a consideração a inclinação requerida pela telha.

    Abraço

  166. Robson disse:

    Ademir,

    Esta resposta deve constar na embalagem da telha ou na loja com as indicações do fabricante, geralmente essas telhas pedem em torno de 30% de inclinação.

    Abraço

  167. Robson disse:

    Adilson,

    Pelo exposto me parece que o problema está no telhado de seu vizinho e não no seu, impermeabilizar toda a laje é complicado e caro e a longo prazo voltará o problema: Duas soluções, a primeira é falar com seu vizinho para ele trocar o telhado pois a casa dele também deve estar sofrendo com o problema. A segunda seria construir uma parede na divisa das duas casas por baixo do telhado e impermeabilizar com veda fácil na argamassa, assim a água não virá para o seu lado.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *