Escolha do Terreno

A escolha do terreno ou lote, esta é a primeira e já a principal escolha que você irá fazer na construção de sua casa, pois a topografia, as dimensões e a localização dele irão influenciar no seu projeto, no custo da obra e na sua qualidade de vida no futuro. Destacamos alguns itens que se deve levar em consideração para comprar um terreno ou lote com segurança:

LOCALIZAÇÃO

Quanto à localização, atente para os aspectos de distância do terreno até seu local de trabalho, isto lhe dará muita qualidade de vida, pois evitará o estresse do trânsito; segurança, este item é primordial, procure um local com vizinhança tranquila e no padrão mais elevado que alcançar; evite lugares que faz muito frio ou muito calor; Proximidade de comércio, escolas, atendimento médico e linhas de ônibus, também são importantes.

TOPOGRAFIA

Os aspectos físicos que podem oferecer limitações à construção são a topografia, a qualidade do solo, eventuais encostas, proximidade de águas, lembre-se de verificar se o bairro o qual pretende comprar seu terreno ou lote tem histórico de alagamento ou enchentes, neste caso NÃO COMPRE. É recomendável que se visite a área, “pise” no terreno que você está adquirindo. Se possível leve consigo um engenheiro ou arquiteto para orientá-lo.

Contrate um topógrafo para verificar as dimensões do terreno ou lote e o posicionamento dentro do loteamento. Existem muitos casos de invasões de vizinhos que representam, no futuro, ações judiciais que vão transformar seu sonho em pesadelo. Outro fator importante que o topógrafo poderá verificar são as angulações do terreno, pois nem todos são quadrados ou retangulares, alguns lotes têm angulações que prejudicam a sua construção.
      O custo do levantamento topográfico é baixo em relação ao preço do terreno, e compensa os possíveis aborrecimentos.
     

INCLINAÇÃO

Dentro das características físicas do terreno ou lote, destacamos a inclinação para uma discussão mais aprofundada:

Geralmente as pessoas procuram terrenos mais planos, esta é mesmo a melhor opção, pois não necessitam aterro ou terraplanagem, processos que custam muito caro. O ideal seria um terreno plano, porém, de 0,60 a 1,00 metro mais elevado que o nível da rua.

Os terrenos em declive, ou seja, aqueles que descem em relação ao nível da rua, tornam a obra mais onerosa, pois é necessário algum aterro e construção de muro de arrimo. Apesar de possibilitar a aplicação de um projeto diferenciado, acompanhando a declividade do lote, não aconselho este tipo de lote, pois, você gastará muito dinheiro em muros, aterros e na construção.

Os terrenos em aclive são aqueles que estão subindo em relação ao nível da rua e também permitem trabalhar com diferentes níveis. Porém, nos fundos, o lote pode ficar vulnerável ao lote logo acima, tendo sua privacidade comprometida. Os cortes de aterro também podem onerar o projeto. Também aconselho a compra deste tipo de terreno ou lote, desde que, a aclividade seja moderada, neste caso, seu lote estará um pouco mais elevado do que a rua, proporcionando uma vista bonita e uma fachada em destaque de sua casa, sem que seu vizinho dos fundos consiga ter visão de seu terreno.

INCIDÊNCIA SOLAR

A importância da orientação solar na construção de sua casa, primeiramente você deve verificar se seu terreno tem bastante incidência solar, a proximidade com construções altas e de encostas dificultam que o sol chegue a sua casa, o que lhe trará muitos problemas no futuro.

A orientação solar também é um fator imprescindível na arquitetura das casas.

Portanto, preste atenção nos detalhes:

A face norte é a que mais recebe luz durante o dia. É nesta direção que geralmente se colocam os quartos. Se o morador prefere sol pela manhã, o ideal é apontá-los para o leste.

Já os cômodos virados para o oeste receberão sol somente pela parte da tarde.

Os que ficarem para o sul terão pouca iluminação ao longo do dia.

COMPRA COM SEGURANÇA

Após todos os itens que coloquei terem sido avaliados é só fechar a compra certo? Não. Neste momento atenção redobrada para não ser enganado ou ter problemas com a justiça, leia este artigo que separei para você:

Aspectos jurídicos para aquisição de terreno

Por Ana Carolina Rosa

Identificar e comprar terrenos com vocação de moradia ou de negócio é uma atividade que exige cuidados, especialmente quanto à idoneidade da empresa vendedora e as condições de contratação. Os aspectos jurídico-burocráticos, limitações urbanísticas e adequação ao imóvel que se pretende construir são alguns dos aspectos a serem considerados durante a compra de uma área para incorporação.
Por isso, nunca é demais dedicar recursos humanos e investir tempo para minimizar os riscos atrelados a uma compra equivocada. O caminho para identificar uma boa compra começa com a análise de aspectos legais. Aí vão alguns exemplos:

- Jamais compre um lote sem vê-lo. Visite o local antes de fechar o negócio ou de antecipar qualquer valor ao vendedor, mesmo que seja somente uma entrada, reserva ou sinal.

- Localize o terreno na planta aprovada pela prefeitura, verificando a infra- estrutura urbana e os serviços existentes, como ruas abertas, demarcação de lotes, transporte, rede de água e energia elétrica, etc.

- Avalie se o que existe atende às suas necessidades e expectativas.

- Redobre sua atenção antes de adquirir terrenos localizados em áreas de proteção de mananciais – áreas legalmente protegidas como represas, rios, nascentes, etc., que garantem a preservação dos recursos hídricos destinados, inclusive, ao fornecimento de água potável, que, além de apresentarem restrições de uso, também necessitam de aprovação de órgãos específicos.

- Na prefeitura da região, verifique se o loteamento está devidamente aprovado e se o cronograma de obras foi ou está sendo cumprido.

- Na Secretaria Municipal da Habitação, indague se a área não é de utilidade pública ou de interesse social, casos em que poderá ocorrer desapropriação.

- Solicite, ainda, certidão negativa de débito de IPTU (Imposto Territorial Urbano), para evitar surpresas relativas a débitos pendentes do terreno.

- Verifique no Cartório de Registro de Imóveis se o imóvel está matriculado e solicite uma certidão negativa de ônus e alienação, para comprovar que o imóvel está desembaraçado e quem é o verdadeiro proprietário.

Verifique também se há outras despesas ou obrigações a serem cumpridas, tais como taxa de conservação e manutenção, filiação à associação de moradores, padrão construtivo, etc.

Dentre as atividades de precaução deve-se conferir a documentação de posse do terreno e de seus proprietários, a existência de edificação, o local, se há pendência de impostos, bem como a presença ou não de inquilinos. Ações judiciais incidentes no terreno ou sobre seus vendedores também precisam ser previamente conhecidas.

Examine atentamente a proposta e, na dúvida, procure esclarecimentos. Evite acreditar em propostas verbais dos vendedores, especialmente em relação a irregularidades em documentações.

Você também pode antes de assinar o contrato, consultar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do PROCON da sua cidade, a fim de verificar se a empresa possui reclamações e se foram solucionadas.

Tomando os devidos cuidados, você terá a certeza de que fez um excelente negócio.

Clique aqui e veja as fotos do Meu Terreno.

46 respostas a Escolha do Terreno

  1. rafael disse:

    Robson, acabei de ver num site uma dica interessante que foi colocar na barra lateral um convite aos fornecedores de materiais para divulgarem seus produtos.

    • Robson disse:

      Obrigado pela dica!

      • Ingrid disse:

        Olá Robson vejo sua experiência em responder todas as nossas dúvidas, tenho um terreno de 10×30, com declive de mais menos 3 mts, estou um pouco insegura porque será a minha primeira casa, o que vc me aconselharia, pretendo construir uma casa de 3|4, suíte, sala, copa e cozinha conjugados, área de churrasco e sauna.
        Obrigada
        Att

  2. Raquel Lehmkuhl Steinbach disse:

    Parabéns pelo seu site…

    Tem dicas excelente, foi uma inciativa muito interessante, parabéns pela idéia!!

    Manterei atualizada com as dicas de vocês!

    Raquel

  3. vania da silva disse:

    quero que vc faça para mim um projeto da minha casa , o terreno tem 5 de frete ,30 metros de largura.

    • Robson disse:

      Vania,

      Nossa intenção é te ajudar em suas escolhas, não projetamos a casa, apenas fornecemos dicas baseados em nossa experiência. Como seu terreno apresenta medidas bastante peculiares, sugiro que procure um arquiteto, para um projeto de soluções criativas. Vale a pena investir no projeto o resultado final é compensador.

      Abraço.

  4. MARCIA SILVA disse:

    obrigado ! A opinião da mulher é indispensável em um investimento, destá forma posso até ajudar meu esposo á fazer ótimos negócios.

  5. rosane p c marques disse:

    tenho um terreno acidentado nos fundos e que foi aterrado, me aconselharam não construir pois contruçoes em terrenos aterrados futuramente comprometem a construçao com rachaduras e até mesmo o risco da casa cair. É verdade? meu terreno está condenado, ou tem jeito? desde ja obrigada pela atenção

    • Robson disse:

      Rosane,

      Seu terreno não está condenado não. Neste caso, antes de construir, você terá que contratar uma empresa de sondagem de solo, eles fazem o estudo do seu terreno e indicam a que profundidade você terá que construir as sapatas da sua casa.

      Abraço

    • marcu disse:

      Cuidado, quase comprei um terreno assim, contrate um profissional que realmente entenda de solo, pois assim ele pode lhe informar se a compactação do terreno é propícia para construção.

  6. alisson santos disse:

    parabens vou construir minha casa e vc tirou muitas duvidas,so falta ter uma empresa pra poder indicar em cada estado.

    obrigado

  7. Lucy disse:

    Olá,estou querendo comprar um terreno de 15 por 47 mas vai declinando do nível da rua pro fundo chegando a mais ou menos 3 metros de profundidade. Como fazer projeto sem gastar com aterro e muro de arrimo pra casa com tres quartos sendo uma suíte,um banheiro social,cozinha integrada com sala de jantar e sala tv, area de serviço,lavanderia, dispensa,espaço gourmet e quem sabe uma pequena piscina? Tem que ser casa com projeto de acessibilidade,por isso não posso usar escadas. Já fiz orçamento de muro de arrimo e aterro (previsão 120 caminhões) e quase caí de costas…

    • Robson disse:

      Lucy,

      Primeiramente gostaria de dizer que a metragem deste terreno é maravilhosa, porém na questão de acessibilidade o ideal seria um terreno plano. Mas, como a extensão dele é grande você pode trocar escadas por rampas. Oque me ocorre de pronto é a casa com tudo o que você citou ao nível da rua, com uma rampa, 1,5 mt abaixo para uma segunda area plana onde terá sua gourmet, acoplada na casa porém com acesso por rampa, e nos fundos a piscina, 3 mt abaixo do nível da rua, com outra rampa de acesso lateral e escada frontal para a gourmet, para fins estéticos, deste modo você economiza com aterro ou muro.

      Abraço

      • Lucy disse:

        Obrigada pela sugestão,estamos pensando em fazer isso mesmo. Sei que o preço dos acessórios finais variam muito mas gostaria de saber qual o custo por m2 em uma casa pronta para morar,padrão médio. Qual o valor mínimo que devo estimar no caso,tirando a piscina? Moramos no Paraná. Indicaria sites confiáveis para compra de acessórios,porcelanatos e revestimentos para casa?

        Obrigada

  8. jacqueline disse:

    Ola,
    Sou aluna de Técnico de edificações, e gostaria de saber como faço para encontrar o lote da casa onde moro(alugada). Procuro no site da prefeitura, porem não consigo encontrar o lote.

    • Robson disse:

      Jacqueline,

      Seu lote estará registrado em dois lugares, na prefeitura, você deve procurar a secretaria de urbanismo ou o Cartório de Ragistro de Imóveis.

      Abraço

  9. Maria disse:

    Gostaria de saber, a quem devo procurar para adquirir documentos que comprove posse de terreno, sendo que esse terreno era da Prefeitura (área verde), e foi invadido. Realizei a compra e hoje pretendo construir, mais tenho medo de perder tudo. O que faço. Lá ja tem água e luz, muitas casas construidas. A prefeitura pode pegar de volta???

    • Robson disse:

      Maria,

      Existem dois lugares que você deve procurar para legalizar este terreno, primeiro vá até a prefeitura, secretaria de urbsnismo e veja como está classicado este terreno, procure também o registro de imóveis para verificar o proprietário, caso o mesmo ainda seja considerado uma área verde você terá que entrar com um processo no judiciário para legalizar. Aconselho a acetar estes detalhes antes de construir.

      Abraço

  10. JUCILENE FERNANDES disse:

    OLÁ! GOSTARIA DE UMA AJUDINHA, MEU TERRENO MEDE 7,00 DE LARGUA E 10,00 DE FUNDOS MAIS O RECUO. QUERO FAZER UM SOBRADO , COSINHA , COPA SALA INTEGRAda, LAVANDERIA E LAVABO, NA PARTE INFERIOR. NA PARTE SUPERIOR UMA SUITE CASAL COM CLOSET E QUERIA O BANHEIRO ABERTO INTEGRADO C O QUARTO COM UMA BANCADA, PRA MAQUIAGEM , E ETC, MAS O VASO SANITARIO E CHUVEIRO RESERVADOS. UM QUARTO PRA TREZ MENINOS E UMA SALINHA DE INTERNET E TV. COM SACADA NA FRENTE E NOS FUNDOS . SE FOR POSSIVEL ME AJUDE…. OBRIGADA.

    • Robson disse:

      Jucilene,

      Você citou um recuo, geralmente as construções requerem um recuo frontal de 4mt, neste caso seu terreno fica ainda mais limitado, gostei muito de seus planos, ficará uma casa bem legal, porém você tem 3 meninos que precisam de espaço e acredito que o mais viável seria procurar um terreno um pouco maior para construir.

      Abraço

  11. ANDRE LUIZ SANTOS disse:

    BOA TARDE,ROBSON!!
    MEU SOGRO TEM UM TERRENO DE USO CAPIAÕ,E NOS CEDEU PARA CONSTRUIRMOS.A MINHA PRIMEIRA PROVIDÊNCIA, ORIENTADO CLARO FOI
    TIRAR A CERTIDÃO DE ONUS.VC PODERIA ME DAR ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES,OBRIGADO.

    • Robson disse:

      André,

      Se o seu sogro já ganhou a causa na justiça o terrreno é dele e aí torna-se uma questão pessoal se você vai querer construir estando o terreno em nome dele ou passará para o seu nome e de sua esposa. Dito isto você deve ir até a prefeitura verificar se os impostos estão em dia e pedir a viabilidade do terreno, com isto você saberá o tipo de área que ele se situa, residencial, comercial, mista…, e a quantidade de pavimentos que podem ser erguidos, bem como os recuos laterais e frontal da construção. Depois é partir para projeto e construção.

      Abraço

  12. Graziela disse:

    Achei muito interessante este trabalho, parabéns. Se puder, por favor , me ajude. Tenho um terreno de “subida” (12 x 36mts) e, há 25 anos construímos uma casa de “muro a muro” na frente deixando um quintal muito bom. Há um mês, o terreno de cima foi vendido a uma construtora que fez uma aterro para construir sobrados. Ocorre que fiquei sem muro do lado de cima, o aterro ficou na alturas do muro de 3 mts, estou segurança alguma já que a obra fica sem tapumes. Bem, na primeira chuva deste ano, minha casa encheu de água e barro vinda do aterro e meu quintal, virou um lago. Isso nunca aconteceu antes mesmo com grandes chuvas que tivemos. A água abriu fendas nas paredes, canil e nos muros e acabou com o carpet dos quartos, uma verdadeira cascata. Falei com o responsável já que nunca encontro o engenheiro (nem placa na obra tem!) e este disse que está tudo certo, dentro da lei… Falei con a Secretaria de Urbanismo que “não pode fazer nada”… A Prefeitura, Cosedi e nada… Estou desesperada, acho que minha casa corre risco de cair pois entra muita água quando chove. Filmei tudo, tirei fotos mas ninguém faz nada. O que posso fazer??? Como embargar esta obra até resolver este problema? por favor, me dê uma luz. Grata.

    • Robson disse:

      Graziela,

      Situação muito grave esta, em primeiro lugar o muro é seu e se ele quiser colocar aterro terá que construir um muro para ele. Segundo ele não pode em hipótese alguma jogar a água pluvial dele dentro do seu terreno, ele é quem tem que subir o muro dele e canalizar a agua da chuva. Por fim eles terão que indenizar você por todos os danos causados.
      Dois caminhos o primeiro é tentar o embargo diretamente na prefeitura, pelo visto você já tentou, o segundo caminho é por via judicial, onde terá que tentar embargar a obra e pedir as obras de contenção da água e por fim a indenização por danos patrimoniais e morais.

      Abraço

  13. Daniel disse:

    bom, eu tenho um terreno de 10 por 30 como posso aproveitar bem o terreno construindo uma casa com 2 quartos, tendo um closert dentro de um quarto sem que, eu gaste muito e os cômodos não sejam muito grandes, uma casa pequena mais confortável.

  14. Nivia disse:

    Olá, estou planejando comprar um apartamento, fui ao terreno e percebi que se trata de um terreno aterrado, pois lá passava um riacho, seria uma má idéia eu entrar neste empreendimento?? Ou posso comprar sem medo?

    • Robson disse:

      Cavalcante,

      Se você tem outra opção seria melhor comprar em outro local, pois se ali havia um riacho, quando houver uma enxurrada a agua procurará este local para dar vazão, outra questão é que a estrutura do prédio deverá ser reforçada devido ao terreno instável e tem risco de apresentar rachaduras.

      Abraço

  15. Boa tarde Robson,

    Meu nome é Marcelo, sou Responsável na empresa Pacaembu Construtora, por mídias sociais e gostaria de obter estatísticas reais de visitação em seu site para possível parceria.
    Acho que o seu site possui uma sinergia muito boa com nossos negócios.

    Assim que possível for, nos retorne o contato.

    Abraços
    Marcelo Barreto

    • Robson disse:

      Marcelo,

      Há 15 meses no ar o site se aproxima de 600 mil acessos às nossas páginas. Neste ano estamos com uma média de 60 mil acessos mensais, nosso contador de visitas é bastante instável, porém as estatísticas do site são via google analytics e são bastante fiéis a realidade.

      Abraço

  16. Joao disse:

    Oi, parabéns pelo site e construção.
    Estive pesquisando e li sobre várias normas técnicas como a [NB-502/89 - Avaliação de Imóveis Urbanos da ABNT ] entre outras mas não pude encontrar estes materiais na internet, tenho tentado aprender sobre avaliação para escolha do meu próprio terreno.
    Tenho visto também sobre meios de estimativa de custo de contrução por meio do CUB, comentado no seu site mas não encontro material que explique. Estimar pelo CUB é confiável ? O tema de avaliação parece confuso, por exemplo, em certos lugares dizem que imóvel em esquina valoriza, em outros que desvaloriza e em outros ainda como neste aqui[http://www.peritos.eng.br/dica/escolha_do_terreno] que valoriza no centro e desvaloriza na periferia.
    Grato pela atenção.

    • Robson disse:

      Joao,

      O CUB é confiável para bom padrão de acabamento e a questão do terreno de esquina valoriza sim, porém em locais de problemas com segurança ele poderá te deixar um pouco mais vulnerável.

      Abraço

  17. rafael disse:

    ai valeu, foi mesmo uma boa essas dicas. mesmo quando vc vai pagar em prestaçoes, eu devo ver os documentos da casa?

  18. viviane sodré disse:

    Olá, estou interessada em um terreno em uma rua de subida sendo assim o terreno tem um pouco de declive, ele mede 8 x 18,80, a minha duvida é qual seria a melhor opção para começar a construir, sobre pilotis ou fazendo um muro muito reforçado e aterrando. qual das duais é a melhor tanto para construir como em valores.

    Att,
    Viviane Sodré

  19. Celi disse:

    olá, Robson, estou encontrando problemas com meus dois vizinhos…(não pense q sou a encrenca..rs)
    o de cima construiu o portão usando o meu muro, ate ai td bem, ele fez o muro dele encostado no meu e subiu tijolos deitados acima do meu muro com o dele… (para o telhado e portão..) o detalhe é que na divisa dos muros na parte da calçada, vai dar um degrau de uns 50 cm no minino, tem um poste, e eu naum quero nem saber como ele fará essa rampa, pois ele deve pensar que irá fazer a rampa na minha calçada.(a rua é leve descida)…

    e o de baixo, está construindo um sobrado com a vista das janelas para minha casa… sendo que, eu comecei a construção antes, e ele já havia tido conhecimento q na minha casa tem piscina…. detalhe…o muro de baixo tbm é meu, e ele construiu soh um pedacinho para fazer a escada para a parte de cima. Por favor me ajude a resolver este inicio de problemas… fica chato eu perguntar se ele vai subir o muro dele? obrigada desde já!

    • Robson disse:

      Celi,

      Acredito que estes problemas devem ser resolvidos com diálogo, muita calma e jeito na conversa, pois a harmonia entre vizinhos é muito importante para sua qualidade de vida e estes problemas são questão de bom senso.

      Abraço

      • Celi disse:

        sim, por isso msm q quero chegar em uma resposta certeira, pq se ele naum concordar de mudar a janela pro fundo e frente, ele naum terá sol nenhuma parte do dia na casa dele(a dele é germinada)… pq ai teremos q subir o muro até tirar a visão dele…. o q é mais gastos ainda para nós… mto obrigada… nada melhor q ouvir essas dicas de alguem q ja tem experiencia…

  20. hello, that is a cool report! it gave me exactly the information i was looking for!! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  21. Karim Lima disse:

    Robson comprei um terreno na cidade de Pardinho, o terreno fica dentro de um condominio, ele mede 15 de frente por 29 de fundo, sou de classe media baixa e ainda estou pagando o terreno, tudo na ansiedade de sair do aluguel, pois não aguento mais pagar aluguel, mas também devido ser de classe media baixa também não tenho dinheiro para construir, teno 03 filhos e cada um quer ter seu espaço e todos eles querem uma picina, o que eu faço? Você acredita que um dia eu vou conseguir construir? Hoje tenho 44 anos, estava pensando em fazer um curso de pedreiro o que você acha Ajuda? Assim meu gasto de mão de obra seria menor.
    Me ajude a clarear as ideias e me auxiliando qual a melhor forma para eu construir
    Um abraço

  22. Maria Pereira disse:

    Obrigada pela informação “Robson”, tenho uma casa no terreno de área verde, só três casas nesse terreno. O terreno é muito pequeno, e já tem muitas árvores plantadas, os vizinhos vivem falando que nós vamos sair porque o terreno não é nosso, chateada pensei em passar a casa para alguém. Moramos aqui 20 anos, agora com sua informação vou procurar a prefeitura, tinha medo de ir e eles tirarem a gente. Mas se não tem projeto, acho que eles não vão nos tirar. Se vc tiver mais alguma informação do meu assunto eu agradeço demais.
    Um abraço!!!!!!!! Obs. (a casa é bem feitinha, não deprecia as demais que tem documentos).

  23. Juliana disse:

    Olá, parabéns pelo site! Preciso de ajuda! Comprei um terreno de 1000 metros em declive. Fizemos terraplanagem que ficou abaixo do nível da rua. Depois vem um barranco e o restante desse terreno é uma área verde só que todo plano. Preciso construir duas casas e a parte da terraplanagem é de mais ou menos 10 x 14. O que poderia fazer? Seria uma boa opção construir uma casa na parte de área verde ou fica muito caro? O que você poderia me dar de dica?
    Obrigada!

    • Robson disse:

      Juliana,

      Pela legislação você não pode construir na área verde, o que poderias fazer é um projeto de integração entre a sua casa e este “jardim protegido” ajudando a preservar e usufruindo do espaço simultaneamente, aconselho a procurar um arquiteto para desenhar sua residência.

      Abraço

  24. uesclei disse:

    uesclei,

    Parabéns pelo site, gostei muito, tenho uma dúvida adquiri um terreno de 12×30 m em declive não acentuado porém a ponta do terreno deve estar a uns 2 metros abaixo do nivel da rua. Eu gostaria de saber como irei fazer para construir uma piscina, pois a mesma ficaria bem abaixo do nivel do esgoto da rua… eu teria que usar alguma bomba para jogar a agua para a rua ou algo do tipo? E como eu faria com a área tipo banheiro e tal… O que você me aconselha? Aterro?

  25. Wagner Gouveia disse:

    Construí minha casa com 50cm acima do nivel da rua e agora quero aterrar o quintal. Minhas dúvidas são: 1) 50cm acima da rua tá razoável ou teria que ter feito mais? 2) Qual é o melhor aterro pra quintal que vai ter frutíferas, grama, entre outras plantas? Também teremos cães, que entrarão na casa. O pedreiro me disse que barro vai reter muita água da chuva, alagando o quintal e gerando infiltração na casa e muro. Então quero saber qual é o melhor aterro pra este caso? Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *