Meu Terreno

Bem pessoal depois de todas estas dicas vou apresentar meu terreno, escolhi primeiro o bairro em que queria morar, um loteamento residencial, ou seja, não corro o risco de abrirem uma oficina de carros ou um bar ao lado de minha casa no futuro, com áreas verdes e praças para caminhadas e exercícios, próximo de comércio e de meu local de trabalho, na região da grande Florianópolis em Santa Catarina, o loteamento conta com ruas asfaltadas, água, luz e esgoto e não possui risco de enchentes e alagamentos.

Escolhi um lote em aclive, porém, pouco acentuado, bastante arejado e com boa incidência solar. Contratei uma empresa de topografia para os serviços de demarcação e levantamento topográfico, que será utilizado pelo engenheiro para projetar a casa, fechei contrato com uma imobiliária renomada e fiz o registro do imóvel em meu nome imediatamente após a compra. Com esta etapa concluída passamos ao próximo passo: O Projeto da casa.

Vejam as fotos do meu terreno:

 

Dica: Como eu só teria dinheiro para comprar o terreno e não poderia construir a casa em curto prazo, resolvi financiar a compra do terreno com a Caixa Econômica Federal e guardar o dinheiro para a construção da casa. Antes de fazer esta escolha é interessante fazer planilhas de custos com base nas taxas de juros do banco e se certificar de que você irá conseguir construir a casa com a quantia reservada, pois, seu orçamento ficará um pouco comprometido com as parcelas do financiamento. No meu caso é como se tivesse pegado um empréstimo para material de construção com taxas de financiamento de imóvel, ou seja, bem menores.

Para ver as dicas do projeto da casa, clique aqui!

43 respostas a Meu Terreno

  1. Jaqueline disse:

    Boa Noite… Estava olhando site de dicas de construção e ADOREI as dicas publicadas por vcs, estou confusa na escolha de onde comprar meu terreno e analisando as informações que consta nesta campo … Ja consegui descartar algumas opçoes … Agradeço pela dicas e aguardoi anciosa mais publicações no seu site..
    Sucesso

  2. rafael disse:

    Muito bom……

  3. Any disse:

    Olá estou querendo fazer a mesma coisas q vc fez a respeito da aquisição de terreno e contrução pela caixa. Só q tipo estou com muitas dúvidas ainda, se isso vai dar certo mesmo, quais projetos devo solicitar ao arquiteto, registros, quanto custa as visitas do engenheiro da caixa durante a obra, tempo de término, se teve muita burocracia e tal, o que realmente necessita eu tenho um valor guardado para inicio da obra. Mas tipo tu poderia, por favor, passar mais ou menos os procedimentos desde a aquisição do terreno até o acabamento da casa do jeito q foi com vc??!!! Se não for muito incômodo envia-me um e-mail!!

    Desde já agradeço a sua colaboração e q Deus o abençoe!!!!

    • Robson disse:

      Any,
      Na verdade eu não estou construindo pela CEF, eu comprei meu terreno pela CEF e vendi um outro para construir a casa…
      Você terá que solicitar ao arqiuteto 4 projetos: Estrutural, arquitetônico, elétrico e hidro-sanitário. Existe um pouco de burocracia e, pelo que conversei com pessoas que já fizerem este procedimento, você precisa ter uma reserva pois as vezes a CEF demora para liberar o dinheiro e você tem que manter a obra andando…. O engenheiro da Caixa você tem que pagar uma taxa para cada visita que ele te faz, onde ele vai verificar se a obra está dentro do cronograma e liberar mais dinheiro.
      Espero ter ajudado.

      Abraço

  4. ludimila disse:

    Gostaria de saber uma coisa .. teria como postar sobre gasto total na construção?

    • Robson disse:

      Ludmila,

      Ainda não está acabada a residência, porém você pode se basear pelo CUB, em SC está em 1126 por metro, referente a uma casa com padrão de acabamento médio, acredito que dá para construir uma boa casa com 80% do valor do CUB.

      Abraço

  5. maria isabel disse:

    Olá, parabéns pelo site, tem ótimas dicas.
    Gostaria de uma orientação, pois comprei um terreno , que está dentro das normas, com aterro e tudo, mas no dia da compra não percebi um detalhe, na rua ,bem encostada na minha calçada o asfalto é mais fundo, e com a chuva e vizinhos lavando a calçada a água fica parada bem na frente do terreno, será que a prefeitura arruma o asfalto neste caso, pois não é um buraco , é apenas mais baixo, bem mais baixo , o que vc acha?
    obrigada pela atenção!

    • Robson disse:

      Maria,

      Neste caso você deve ir até a prefeitura para que seja nivelado o asfalto ou colocado uma “boca de lobo”, abertura para escoar agua pluvial.

      Abraço

  6. Alexandre disse:

    Olá, gostei muito do seu projeto principalmente a forma como você utilizou o terreno, gostaria de saber qual as dimensões do seu terreno?? verifiquei também que na planta o seu terreno é irregular de frente é isso mesmo?? por exemplo estou com um terreno com 14 de frente por 25 de fundo de uma lado e do outro com 30

    • Robson disse:

      Olá Alexandre,

      Meu terreno tem 12×35, sendo que uma das laterais tem quase 36mt, e com angulos bem irregulares. Acho que você pode utilizar muito bem esse terreno e realizar uma boa jardinagem nos fundos.

      Abraço

  7. eu tenho uma chacara , gostaria de uma planta ela mede 2.700m mais gostaria de usar 200 metros , quero 2 quartos , garagem ,sem suite pode sem 1 ou 2 andares , por favor preciso de ajudar by: bruna lorrayne ,bjs

    • Robson disse:

      Bruna,

      Nossa intenção aqui é apenas tirar dúvidas dar dicas e compartilhar experiências, pelo que você colocou 200m² daria para construir uma ótima casa térrea e como é chacara te indico abusar das varandas!!!

      Abraço

  8. Said disse:

    tenho um terreno que a parte de tras e baixa vou construir uma casa neste terreno o que devo colocar na parte baixa um terraço uma sala de jantar sei la uq? me d uma solução

    • Robson disse:

      Said,

      A solução mais economica seria fazer uma sala voltada para os fundos bem envidraçada e uma área de lazer um nível abaixo da casa nos fundos do terreno, nesta área poderia ter uma escada, com gramado que leva até o nível inferior sendo uma piscina, uma área com churrasqueira e um banheiro.

      Abraço

  9. Eniora disse:

    Gostaria de saber qual a qtde exata de material que vou usar para fazer um muro em um terreno 10x25m obrigada.

    • Robson disse:

      Eniora,

      A quantidade exata é muito dificil de dizer e depende de diversos fatores: Qual a altura do muro? qual o tipo de terreno? Qual a profundidade do solo firme para o alicerce? Este muro será rebocado?….

      Abraço

  10. Roseli disse:

    Tenho uma area de 8,40 mt frante, 12,80 comprimento e 4 mt fundo.
    gostaria de uma dica de planta que aproveitaria bem o espaço para o 1° e 2° andar
    sendo que o segundo tem que ter 3 quartos e um espaço para plantas.

  11. Vanessa disse:

    olá, tenho um terreno 12×50 … qual seria sua dica para construir uma casa térrea bonita, prática e que não fique muito cara???

    • Robson disse:

      Vanessa,

      Seu terreno é muito bom e você precisa aproveitar esta profundidade com uma boa area de lazer nos fundos. Dê uma olhada na página meu projeto e veja se gosta da opção.

      Abraço

  12. felix valois disse:

    ola, tenho um terreno em declive, 15 de frente por 30 de fundo, 9 ms de declive. gostaria de aterrar 7 de fundo para uma piscina e 5 na frente para jardim, uma garagem subterrânea para uns 3 carros, nível da rua sala de estar, cozinha, areá de serviço, banheiro, 2 nível; quartos, suítes, sala de tv. deixando áreas laterais para ventilação.

    • Robson disse:

      Felix,

      Seu projeto é perfeitamente possível, porém oneroso, principalmente pelo fato de pretender aterrar 7 mt nos fundos, isto iria requerer um muro de arrimo de 9 mt de altura e mais uma enormidade de aterro, acredito que deveria buscar outra opção de construção, descer a piscina para um nível mais baixo seria uma saída e construir o segundo pavimento no nível da rua e o primeiro abaixo do nível da rua também ajudaria, ou de forma mais drástica procurar um outro terreno com menor declive.

      Abraço

  13. Joyce N Rodrigues disse:

    Boa noite tenho um terreno de 12*40 mais e num morro poern tem uma parte plana de 15 metros e o resto e um morro para cima gostaria de saber como faça para começara base para deixar está parte plana nivelada com a outra parte devo construir um murro de tijolos deitados e deijar nivelado com a outrar parte e dái partir para a base será seuro assim??

    • Robson disse:

      Joyce,

      Primeiro você deve verificar como será sua casa e principalmente sua garagem, se esta for no nivel da casa e a casa a quatro metros da rua terá que nivelar todo o terreno a um metro da rua, se for garagem em baixo e casa em cima poderá nivelar o terreno a 2,8 metros. Então primeiro projete a casa e depois faça o nivelamento.

      Abraço

  14. Aline disse:

    Ola, boa tarde!
    Robson, parabéns pelo site! Muito bacana…

    bom, tenho um terreno bem parecido com seu, no entanto ele é um pouco mais alto no final…
    Tenho uma verba de R$40.000,00 para iniciarmos a construção… já fechamos com o arquiteto que esta desenhando e cuidando das liberações junto a prefeitura… No nosso caso, teremos que construir um muro de arrimo que será a garagem, para que, em cima da garagem construirmos a casa… Queria saber em média quanto gastaríamos para fazer este muro, mais sala, cozinha e banheiro… a ideia é mudarmos o mais rápido possível!!!

    • Robson disse:

      Aline,

      No meu caso gastei muito mais do que esperava no muro de arrimo, devido a sua estrutura ter de ser muito reforçada o custo é bem alto, e você não pode deixar de fazer uma boa impermeabilização para evitar problemas futuros. Acredito que precisará de um pouco mais de verba para deixar a casa em condições de mudança.

      Abraço

  15. Néia disse:

    Olá Robson td bem? Vi suas dicas para construir, pero ainda ñ posso construi pq aioda ñ tenho um terreno, vivo no exterior e esetou totalmente desatualizada dos precos de terrenos na zona de Florianopoliz ou Blumenaun. Gostaría que me ajudasse a encotrar um de um preco razoavel ou dicas de posso encontrar. Obrigada

    • Robson disse:

      Néia,

      Isto vai depender principalmente do bairro que você pretende morar, nas te antecipo que houve uma grande majoração de preços em toda a grande Florianópolis.

      Abraço

  16. Karim Lima de Campos disse:

    Robson vê se você pode me dar uma dica, sou de classe média baixa, comprei um terreno na ansiedade de sair do aluguel, estou pagando o terreno, o terreno fica na cidade de Pardinho dentro de um condominio, ele tem 15 frente por 29 fundos, depois que comprei fui verificar a forma de construção e vi que quando começar a contruir não posso ficar mais de 06 meses sem mexer na construção. Pensei em construir uma parte de alvenaria e outroa parte vidro, eu sendo dessa renda, será que eu consigo? Tenho 03 filhos e cada um quer seu espaço e todos querem piscina. Me da uma dica por favor
    Grato

    • Robson disse:

      Karim,

      Claro que todos querem seu espaço e vislumbram a construção de seus sonhos, mas é um custo alta construir e para tornar nosso sonho realidade precisamos de pé no chão e planejamento. Aconselho a buscar um arquiteto e projetar a casa de seus sonhos, com piscina e tudo mais, logo você poderá iniciar a sua construção e poderá construir aos poucos, estando executado todo o alicerce e estrutura poderá dar acabamento somente a partes essênciais da casa possibilitando sua habitação e depois realizar os detalhes restantes, principalmente cozinha e área externa podem ficar para um momento posterior, desde que seu projeto seja seguido.

      Abraço

  17. celso correa lopes disse:

    estou pensando em construir e tenho recebido informações sobre construções pré moldadas em alvenaria estrutural, é mais vantagem do que as construções convencionais? grato

  18. lucivania disse:

    Robson. comprei um terreno com minha irmã de 10 por 25 de fundo,,,,e queremos construir 2 casas nele,mais que a area da frente fique junta uma só com jardin pra 2 casas ok,e se possivel com 3 quartos e sala c/cozinha america.aguardo alguma resposta.

  19. Robson disse:

    Lucivania,

    O que pude entender é que vocês querem uma casa germinada com uma fachada bem integrada sem aquelas divisões agressivas, aconselho a buscar inúmeras plantas existentes na internet de casa germinada e basta integrar a frente pois no seu caso seu vizinho é sua irmã.

    Abraço

  20. Vitor disse:

    Bom dia, Robson
    Tenho um terreno que já esta pago e pretendo construir daqui a 2 ou 3 anos, minha duvida e´ se passo a escritura do terreno agora, antes de iniciar a construção, ou se espero ate o final da obra e faço tudo junto com o registro do imóvel?
    Reparei que você contratou uma empresa de topografia para os serviços de demarcação e levantamento topográfico, como meu terreno esta em condomínio fechado e já tem uma demarcação feita pela loteadora, eu também tenho que contratar este serviço, em caso afirmativo deve ser feito agora ou no inicio da obra?
    Agradeço a atenção

  21. elaine disse:

    ola gostaria de saber tenho um terreno de 10por25 gostaria de fazer umas casinhas de 3comodos nesse terreno para alugar e queria saber quantas casa de 3comodos daria p mim fazer nesse terreno com material simples e quanto ficaria td contando tambem com a mao de obra td junto sou de sorocaba aguardo resposta adorei seu site muito obrigado sera q com 70mil daria para mim dar o comeco da obra obrigado

  22. carol disse:

    ola gostaria de saber tenho um terreno em sorocaba tamanho 10por25 e gostaria de fazer nele umas casinhas de 3comodos separados para alugar nesse terreno gostaria de saber quantas casinhas daria p mim fazer nesse terreno e quanto eu gastaria em materiais do mais simples e barato e mao de obra total de td quanto ficaria me mande resposta pelo site daqui mesmo onegai aguardo

  23. carol disse:

    ola gostaria de saber tenho um terreno em sorocaba tamanho 10por25 e gostaria de fazer nele umas casinhas de 3comodos separados para alugar nesse terreno gostaria de saber quantas casinhas daria p mim fazer nesse terreno e quanto eu gastaria em materiais do mais simples e barato e mao de obra total de td quanto ficaria me mande resposta pelo site daqui mesmo por favor aguardo obrigado

  24. erika disse:

    ola bom vou comprar meu terreno por R$ 90,00 mas consigui parcelar por R$ 25,00
    Adorei as dicas mas ainda quero dicas para quartos ,podem me dar essas dicas tenho quatro filhos uma menina recem nascida,uma de 10 anos e uma menina de 14 anos ainda tenho um filho de 8 anos sera que podem me ajudar?

  25. Flavio Santana Almeida dos Santos disse:

    Bom Dia …

    Tenho um terreno 6×21, qual o custo pra construção de uma casa 90m2, com 2 dormitório.

  26. Sueleno disse:

    Boa noite Robson,

    Gostei muito desse site, são dicas muito boas e importantes.

    Bom, meu noivo e eu iremos construir nossa casa em cima da casa do meu sogro.
    Meu sogro já construiu um terraço e um banheiro.
    Nós queremos construir 2 quartos, 1 cozinha, 1 lavanderia, 1 sala e 1 varanda.

    Quanto você acredita que gastaremos com material?

    Sabe mais ou menos quais seriam os materiais necessários para essa construção?

    Desde já grata.
    Suelen Araújo

  27. Monica Apolinário da Silva disse:

    Boa tarde!

    Olá, tenho um lote 7×25 metros, que inclusive estou pagando ainda. Pretendo começar a construir. Meus planos são de fazer uma casa térrea, bem arejada e com um pequena área de luz na sala. Tenho 02 meninas e um menino. Ou seja, preciso de ao menos 03 quartos, sendo o meu com Suite. O terreno é plano. Gostaria de alguma ideia de projeto. Fico muito agradecida.
    att

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>