Mão de Obra

A contratação da mão de obra é um momento delicado, uma má escolha nesta etapa pode gerar uma intensa dor de cabeça.

O velho sistema de contratação de um pedreiro e um ajudante com pagamento semanal, já não funciona nos dias atuais.

Salvo você tenha um profissional de extrema qualidade e confiança, contrate uma empresa, uma empreiteira.

VANTAGENS EM CONTRATAR UMA EMPREITEIRA

A vantagem em contratar uma empreiteira é que você firma um contrato com a empresa;

Neste contrato será fixado o preço total da obra e o cronograma de pagamento, então você pode se planejar financeiramente de forma precisa;

O contrato terá um prazo de início e fim da obra, ou seja, a obra tem data para terminar, e a empresa será multada caso não cumpra o prazo;

Uma grande vantagem, as empresas, geralmente, tem profissionais especializados em cada etapa da obra, dando uma enorme diferença na qualidade do serviço.

Por fim, você pode acionar a empresa judicialmente havendo quebra de contrato, ou seja, caso o contrato seja descumprido você pode cobrar os prejuízos na justiça.

PRECAUÇÕES NA CONTRATAÇÃO DA EMPREITEIRA

De posse dos projetos, pesquise uma construtora idônea que tenha capacidade técnica comprovada para promover a construção. Veja as referências de clientes que tiveram casas construídas pela mesma, inclusive a sua legalidade, bastando verificar as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional do Engenheira, Arquitetura e Agronomia).

Dê preferência à construtora que tenha mais experiência e capital próprio, de forma a possibilitar que um percentual do preço da obra seja quitado somente após a sua conclusão, quando a contratação for empreitada. Assim, o contratante terá mais segurança e evitará a desagradável situação que ocorre quando a construtora pára a obra antes de concluí-la, já tendo gasto todo o dinheiro do orçamento.

Caso tenha alguma dúvida quanto à evolução da obra, contate seu engenheiro para fiscalizar a qualidade dos serviços e materiais que estão sendo empregados, conforme o memorial descritivo e o cronograma físico-financeiro.

Exija a abertura do CEI (Cadastro/matrícula do INSS) no início da obra para que sejam expedidas as guias do INSS pertinentes aos empregados da obra. Confira todos os pagamentos e obrigações trabalhistas dos empregados da obra, especialmente quanto ao INSS, que é fundamental para regularizar a construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis, além de evitar o risco de ações trabalhistas e de indenização no caso de acidentes. O dono da obra, caso não pague o INSS mensalmente, terá que pagá-lo integralmente conforme a tabela pré-fixada por metro quadrado x padrão de acabamento daquele Instituto.

Finalizado este processo é hora de iniciar a construção, clique e confira!

213 respostas a Mão de Obra

  1. JOSELITO SALVIANO disse:

    Tenho um terreno q mede 8m de frente por 21 de fundos, queria umas dicas para construir uma casa solta com lage e 3 quartos, um sendo suite, poderiam me ajudar nesse projetos, no sentido da ferragem e fundação principalmente. obrigado

    • Robson disse:

      Joselito,

      O projeto arquitetônico da casa você pode desenvolver ou escolher entre nossos modelos de fachadas postados no site, quanto a planta baixa sugiro quartos de 3 por 4 metros e banheiros de 2,50 por 1,30m . Quanto a fundação e ferragens um pedreiro experiente pode te guiar neste sentido, porém te aconselho a procurar um engenheiro para fazer o calculo estrutural de sua casa, não custa muito cara e você terá a garantia de uma construção segura.

      Abraço

  2. junia disse:

    Boa noite Robson só passei pra ti falar que admiro muito seu trabalho, que deus ilumine sempre vc e sua profissão, acho vcs uma pessoas divina alem de ótimos profissionais. Fazem muitas pessoais felizes, parabéns continua assim, brilhando cada vez mais. Como é meu maior sonho ter minha casa própria e assim linda iguais as que vcs fazem tenho fé em deus que irei conseguir .Como faz para contratar vcs para fazerem os mesmos serviços ou pessoas iguais vc aguardo respostas.

    • Robson disse:

      Junia,
      Obrigado pelo comentário, nossa intenção aqui no site é auxiliar nas escolhas das pessoas, demonstrando as nossas escolhas e as opções do mercado. Não prestamos serviços diretamente, mas indicamos algumas empresas que contratamos e demonstraram qualidade e confiança, as quais você pode acessar no link parceiros do site.

      Abraço

      • edson gonçalves silva disse:

        Boa noite
        Senhor Robson
        Realmente é raro encontrar pessoas honestas, competentes e atenciosas.
        Este site me passou confiança , seriedade.

        Por favor, tenho seguinte duvidas:
        Moro interior do Rio Janeiro(regiao noroeste em Santo Antonio Padua)
        Preciso construir uma casa em cima da laje de meu irmao, proximo de 48 mt quadrado.
        2 quartos: 3 x 2,80
        Sala: idem
        Cozinha: 3 x 2
        Banh: 2,20 x 1.40
        Area da cozinha: 3 x 3

        Casa com material padrao com laje e telhado colonial estrutura de ferro metalon?

        Voce sabe o mt quadrado da mao de obra desta regiao??
        Quanto gastaria : mao de obra??
        material???
        Seria melhor contratar pedreiro ou empreiteira??
        Qual seria o prazo maximo para entregar pronta??
        Voce conhece alguma empreiteira de confiança nesta região??
        Por favor aguardo ansioso sua resposta.
        ATenciosamente, Edson

  3. tenho um terreno de 10m de frente por 30m de fundos gostaria de uma sugestao de casa terrea com 3 dormitorios e cozinha integrada com area gourmet se -me responder agradeço

  4. José Ângelo disse:

    Olá Robson,

    Primeiramente, parabéns pelo site! Ficou espetacular! Gostaria de tirar uma dúvida. Estou pensando em contratar um financiamento da CEF, no qual o valor financiado compreende o valor do Lote mais a Construção. Porém, estou com receio sobre a contratação da mão de obra. Neste tipo de financiamento, no qual a CEF só lhe envia os valores após a construção, alguma empreiteira/construtora faz o serviço para receber após a finalização por etapa do cronograma? Ou será que a mesma empreiteira/construtora me cobrará uma taxa adicional por isso?

    Por favor, “me dê uma luz”, pois quero muito quebrar um tabu comigo mesmo de que: “Construir é muita dor de cabeça, e por isso não vale a pena!”

    Muito obrigado desde já!

    • Robson disse:

      José,

      A maioria das empreiteiras trabalham com pagamento por etapas, e este é o melhor modo de acerto, pois você só paga após a conclusão do serviço, quanto a isto é bem tranquilo. Neste caso, o problema é que a CEF só irá liberar o dinheiro após visita do engenheiro da CEF e vistoria, se este encontrar algum problema na execução a empreiteira terá que realizar o reparo e solicitar nova visita, para só então liberar o valor da etapa. Construir nesta modalidade requer muita disciplina, te aconselho a ter uma reserva em dinheiro para suprir a compra de materiais e custos nos momentos em que a CEF estiver demorando para liberar, assim sua obra não para.
      Quanto a construir, realmente é uma dor de cabeça sim, porém é uma grande conquista, é como subir uma montanha por horas e depois contemplar a paisagem e sentir o gosto da conquista, a sua casa, do seu jeito, com as suas escolhas, erros e acertos.

      Abraço

    • Vivian disse:

      Olá Robson, td bem? Vendi meu ap. para construir a casa dos meus sonhos e o conselho que te dou é que siga em frente, é muito bom construir e as dores de cabeça vão existir sim como em qq outro negócio, mas é tudo superado. Hoje, já estou atuando no ramo de construção civil, construo e vendo de tanto que gostei

  5. Robson,
    Não poderia deixar de parabeniza-lo pelo site,
    muito útil e esclarecedor.

    Parabéns !!!!

  6. ronaldo disse:

    bastante interessante a sua planta qual a medida do seu terreno? boas dicas foram postadas, parabéns !!!

  7. Marina Luiza disse:

    Boa tarde!

    Vou construir uma casa no segundo andar,porem fica localizada em Belo Horizonte Minas Gerais,gostaria de uma indicação de uma empreteira e um engenheiro que reside nesta cidade.

    Estarei no aguardo de uma resposta

    Obrigada!

    Att
    Marina Luza

  8. Rogério disse:

    Parabens pelo site.
    Gostaria de saber se eu posso contruir uma casa de 2 andares, porém utilizando toda o espaço lateral do terreno, porem deixando apenas 3 metros do limeite da frente do terreno ao início da frente da casa, e 1 de espaço livre na parte dos fundos. A casa só teria janelas na frente e nos fundos da casa.

    • Robson disse:

      Rogério,

      Isto irá depender da legislação do seu município, algumas cidades permitem outras não, você terá que ir até a prefeitura de sua cidade para verificar.

      Abraço

  9. José Ferreira de Souza disse:

    Parabéns pelo site! Esclarece muitas dúvidas na difícil missão da construção da casa própria que é o sonho de muitos. Moramos em São Paulo, somos aposentados, os filhos casaram, a casa ficou grande para nós. Pretendemos construir em Jundiai, onde
    temos um lote em condomínio, mas nossos recursos são limitados. Para construir necessitamos vender nossa casa para aquissição dos recursos necessários. Pretendemos fazer uma casa térrea com + ou – 160 m². Gostaria de receber sugestões quanto ao seguinte: 1) Iniciar a construção, sabendo que o valor do m² terminado gira em torno de R$1.500,00 e que temos apenas 1/2 dos recursos do custo total, ou aguardar a venda da casa para depois iniciar, mesmo tendo que pagar aluguel até o término da construção? Você poderia indicar alguma construtora que projeta e dá a construção terminada na região de Jundiai?

    Obrigado.

    • Robson disse:

      José,

      Bom você parece já bem orientado, quanto ao custo de R$1.500 acredito que pode ser um pouco menor, mesmo com bom acabamento. quanto ao início da obra antes de vender a casa esta é uma desição bastante pessoal, mas caso sua casa esteja em região com facilidade para venda eu iniciaria a obra e venderia a casa após o término dos recursos, como geralmente os vendedores tem um prazo de 30 a 40 dias para desocupar o imóvel este tempo poderia ser o suficiente para o término da casa nova e economizaria uma cansativa mudança extra.

      Abraço

  10. ROBERTO disse:

    bom dia, parabens pelo site.. ótimo mesmo… amigo, estou na fase digamos mais critica, da contratacao de uma empreiteira para fazer todo o projeto…. voce indica a Emanoel?? ou alguma outra ??? a obra sera no litoral em bombinhas….. nao vou ter muito tempo para ir até o local da obra, entao, gostaria de uma empresa que realmente nao enrole o cliente e seja de parte honesta….. muito grato pela sua atenção desde já…. Roberto..

    • Robson disse:

      Roberto,

      Indicar uma construtora é sempre algo muito complicado, eu estou bastante satisfeito com o serviço da Emanoel, seja qual for a empreiteira visite algumas casas que ela já construiu, converse com os proprietários e faça uma revisão do contrato com um advogado antes da assinatura.

      Abraço

  11. Alexandre Barbosa Lemes disse:

    Olá, Robson!
    Como todos, quero parabenizar pelo site e pela sua iniciativa. A construção é importante como a gravidez… e a ansiedade é grande.
    Acabei de comprar um terreno de 700 m2, e estou na fase dos projetos. Tenho vários amigos construindo, ou que acabaram de construir, e cada um fala uma coisa quanto ao custo (que variam entre R$ 850,00 a R$ 1.800,00), o que tem me assustado.
    Tenho visto boas dicas para economizar na construção (piso de cimento queimado, cobertura reta (com laje e eternit), sem varanda e garagem sem cobertura, louça e materiais no Paraguay…
    Será que eu consigo construir num bom padrão, a R$ 1.000,00 o m2?

    • Robson disse:

      Alexandre,

      Se você seguir todas estas dicas que citou, com certeza vai construir com um preço final abaixo de R$ 1.000,00 o m². Boa sorte.

      Abraço

  12. Nádia disse:

    Olá Robson, bom dia!

    Pesquisando no google me deparei com seu site e simplesmente adorei!! Você está de parabéns. Gostaria de uma orientação se possível: O meu pai tem um terreno de 3,20×30 e estamos pensando em fazer uma casa de 2 andares, sendo que a parte de cima será uma outra casa, estamos pensando na parte de baixo fazer: garagem, sala, 3 quartos, 1 banheiro e cozinha e áreas de ventilação (2), já a parte de cima uma pequena sacada, sala, cozinha, 2 quartos sendo 1 suíte com closed, e acredito um banheiro social, só que a casa de cima não pegará todo o comprimento do terreno pois a parte de trás já está feita e não é laje, o que vc me sugere? Será que não dária pra fazer uma área de serviço? Muito obrigada por tornar nossa vida um pouco mais fácil. Fica com Deus!!

    • Robson disse:

      Nádia,

      Acredito que as dimensões do terreno estão erradas, verifique e me retorne por gentileza. Quanto a pparte de trás já estar pronta, isto não é problema, você pode reforçar a estrutura e colocar a laje nela para construir o pavimento superior.

      Abraço

      • Nádia disse:

        Oi Robson,

        Agradeço o retorno! Realmente vc tem razão passei as dimensões erradas, é 3,50 x 35. O meu marido fez uma planta , só que assim ele não é engenheiro e nem arquiteto, mas entende alguma coisa pq é corretor de imóveis, até que ficou legal! Essa planta a parte superior ficou assim: Sacada, sala, suíte do casal com closed e uma área de ventilação, quarto da menina, banheiro social, quarto do menino, a área de ventilação pega para os 2 quartos, cozinha e uma área de serviço que ficou de um bom tamanho. Esse quarto do menino, cozinha e área vai ficar em cima dessa parte que já está pronta que é quanto dos meus pais e cozinha, que como vc disse não terá problema em reforçar e colocar a laje. Não sei se entendeu o que eu quis te passar pq as vezes a coisa é tão simples que a gente complica, né? O que vc achou? Tenha uma semana abencoada por Deus!

  13. Walber Tinoco disse:

    Olá, Robson!
    Como todos, quero parabenizar pelo site e pela sua iniciativa.
    Estou fazendo o projeto da minha casa e gostaria de saber se vc pode indicar alguma empreiteira aqui no RJ.
    Att.

    • Robson disse:

      Walber,

      Infelizmente só posso recomendar empreiteira da região sul. Faça uma pesquisa e contate com alguns clientes antes de fechar o contrato.

      Abraço

      • regis disse:

        amigão acho q vc pode me ajudar,comprei uma casa 5 de frente e 8 de fundo ,a metade ta com forro ,no caso cozinha e banheiro,mas a metade do forro da em cima da parede do meio,eu queria começar um projeto com cozinha americana ,banheiro e sala e uma area de 1 metro na frente da casa ,pra não fica a porta diretamente na rua ,em cima queria fazer 2 quarto ,e uma escada para o 3 anda ,queria seria a aréa de lazer ,churrasqueira etc.. aí ja consultei alguns mestre de obras mas a maioria faz diferente quer colocar coluna no meio ,eu acho feio,pq o espaço ja é pequeno,oq vc me diz ,manda uma ideia legal aí broder,preciso muito,abraço

        • Robson disse:

          Regis,

          Acho sua idéia bem legal e você parece bem decidido, a construção sem colunas no centro da peça é bem possível basta um projeto estrutural bem realizado, por engenheiro civil. Então te aconselho a buscar um engenheiro para projetar sua casa, é um investimento que certamente você não se arrependerá.

          Abraço

  14. vera mendes disse:

    Olá Robson,
    me diga, quanto tá o preço médio da mão de obra/m2, pra o padrão médio.
    e a mão de obra pra muro?
    moro em pinhais, região metropolitana de curitiba, acho que o preço de floripa e aqui não é muito diferente.

    grata,
    Vera

    • Robson disse:

      Vera,

      Esta questão pode variar de região para região e da qualidade dos profissionais, mas gira em torno de R$300,00 m².

      Abraço

  15. Helaine Mendonça disse:

    Boa noite Robson, adorei o site, é muito esclarecedor! Eu e meu marido estamos planejando a construção de nossa casa, em Campinas/SP. Nosso terreno tem 360m², pretendemos fazer um sobrado, amplo e confortavel, com garagem coberta, escritório independente, já que meu marido trabalha a maior parte do tempo em casa, um bom espaço gourmet, enfim uma casa para passarmos o resto de nossas vidas!..rs. Pretendemos contratar uma empreiteira que não sabemos ainda qual será, estamos pesquisando ainda essa parte. Vc conhece alguma por aqui que possa nos indicar? Porém o que fiquei preocupada foi com uma resposta sua com relação ao INSS dos trabalhadores da obra, que tem que estar tudo certinho, inclusive para conseguir o registro do imóvel após a conclusão da obra, quem paga esses impostos, a empreiteira contratada ou o dono da obra, no caso eu e meu marido? Obrigada, grande abraço!

    • Robson disse:

      Helaine,

      Legal essa fase neh, parece que você já passou da parte dos projetos e está atrás de uma construtora/empreiteira, uma empresa totalmente legalizada terá funcionários registrados e pagará seus impostos, os quais você será beneficiada no momento da averbação da sua casa, ou seja, é a empresa quem paga o INSS dos funcionários dela. Infelizmente não conheço empresas em sua região que possa te indicar, pesquise, visite obras realizadas pela empresa escolhida e converse com antigos clientes antes do fechamento.

      Abraço

  16. Erica Rocha disse:

    Olá, Robson!

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelente site, é muito esclarecedor.
    Não sei se vc pode me ajudar, mas estou precisando de esclarecimentos. O problema é o seguinte: Meu irmão construiu sua casa pela CEF, pelo programa da Minha Casa, Minha Vida. Ocorre que, ele construiu com 13m² (acho que é quadrado) a mais do que prevê o programa e da planta apresentada. Ele já errou aí. Mas, os engenheiros da Caixa fizeram as vistorias e não questionaram o aumento, nem o da primeira estapa (alicerce), nem o da segunda e nem da terceira etapa. Somente o engenheiro da quarta e última etapa, apontou o aumento, ou seja, fez corretamente o seu serviço. Lembrando que ele é obrigado a depositar um valor para os engenheiros fazerem as vistorias, eles só fazem as vistorias, após feito os depósitos.
    Então, aí está o problema!! A caixa disse que houve quebra de contrato (realmente houve), não liberou o dinheiro da quarta etapa e deu prazo de 90 dias para ele quitar o valor dívida, que é de R$ 40.000,00. Ele não tem esse valor!! Mas voltanto, o que quero saber, é o que ele pode fazer para não perder a casa, porque a Caixa disse que ele saiu do programa, que não pode financiar a casa nem mesmo fora do programa, ele vem pagando em dias todas as cobranças que a Caixa manda e tem que lembrar o seguinte: ele errou em construir maior que o contratado, mas os 3 (três) engenheiros da Caixa também, porque receberam seus honorários, foram até o local para fazer o seu serviço, e não fizarem. Lembrando que foi feito nova planta, com as medidas corretas, registrado, tudo certo. Então, vc pode me orientar?
    Obrigada!!

    • Robson disse:

      Erica,

      Na realidade o seu caso é uma questão judicial, procure um advogado para tentar reverter esta situação. Seu irmão deveria ter feito toda a casa até a última etapa conforme a planta original e depois da aprovação da CEF e poderia aumentar sem problemas.

      Abraço

  17. SHIRLEY MARTINS disse:

    TENHO UM A CASA TODA RACHADA, QUERO DERRUBAR PARA CONSTRUIR OUTRA. MEU TERRENO MEDE 8m DE FRENTE, 20m DE COMPRIMENTO E 7,8m DE FUNDO. DÁ PRA CONSTRUIR 2 CASAS PEQUENAS EM BAIXO PARA ALUGAR E MEU APARTAMENTO EM CIMA COM 2 SUÍTES SALA/COZINHA AMERICANA E UMA PEQUENA ÁREA DE SERVIÇO? POR FAVOR, PELAS MEDIDAS FAZ UMA PLANTA PRA MIM E QUANTO LEVA DE MATERIAL?

    • Robson disse:

      Shirley,

      Nossa intenção não é fazer o projeto, apenas trocar experincia, idéias e dicas. Acho que seu projeto é possivel e deve ser bem elaborado, então procure um arquiteto que o custo valerá a eficiencia da construção.

      Abraço

  18. Katiane Santos disse:

    Ola, tenho um terreno de 10×24,99 e quero fazer uma edicula nos fundo com 2 quarto, banheiro, lavandeira e cozinha conjugada (cozinha/sala), pois futuramente essa edicula sera usada mais pra area de lazer e receber visitas, qual o tamanho ideais que posso ter nos comodos? Ja tenho mais ou menos em mente o modelo q quero fazer, mas tenho duvidas nos tamanhos dos quartos, banheiro etc… Pode me ajudar!?

    • Robson disse:

      Katiene,

      Dá uma olhada na página meu projeto, lá consta cada metragem da minha casa. banheiro padrão é 1,30×2,80mt, quartos no mínimo 3 x 3mt, sendo 4 x 4 bem espaçoso.

      Abraço

  19. Marco disse:

    Robson,

    Parabéns pelo site, pois ele é muito esclarecedor.

    Moro em Palhoça com minha esposa, e estamos planejando construir uma casa em um terreno de 302 m². Li no site a respeito de mão de obra, mas a empresa que encontrei (única por sinal), tem um custo muito elevado. Sendo assim, você poderia enviar por e-mail contatos de construtoras da grande Florianópolis? Eu pesquisei na internet, mas encontrei apenas construtoras grandes, e que não fazem projetos pequenos (tamanho do projeto tem aproximadamente 180m²).

    Obrigado.

    • Robson disse:

      Marco,

      Realmente é muito difícil encontrar preços abaixo de 300m², desconheço empreiteiras que trabalham abaixo deste preço, mas sua casa não é pequena. Sem dúvida exixtem diversas outras empreiteiras, porém só poderia lhe indicar o que conheço.

      Abraço

  20. genilson flores cardoso disse:

    Bom dia estava lendo sua página e sou enpreiteiro faço casas de alto padrão e prédios. Entrego pronto na chave já construí na pedra branca, já construí 200 casas 18 sobrados 10 predios faço desde o alicerce ao acabamento pronta na chave sem o cliente se incomodar meu telefone = 84386973 faço orçamento ótima mao de obra.

    • Robson disse:

      Genilson,

      Vou deixar seu contato ativo aqui para as pessoas que se interessarem, poderias adiantar uma média de quanto estás cobrando por m².

      Abraço

  21. Joseane disse:

    Olá Robson
    Parabéns pelo site!
    Recentemente construi uma parte da minha casa e fiz apenas o alicerce de um cômodo térreo, como posso reforçar esse alicerce (aproveitando-o) para suportar um quarto em cima dele?

    • Robson disse:

      Joseane,

      Aumentar este alicerce é simples, reforçá-lo é um pouco mais complicado. Para aumentar e fazer o desenho da casa toda você constroi as sapatas e vigas, e fura as vigas já concretadas para inserir a ferragem nos furos, a fim de amarrar as duas estruturas. Quanto ao reforço, primeiro você terá que verificar se a sua sapata foi feita com uma boa estrutura de ferro e a profundidade do chão firme, neste caso você terá que realizar o projeto estrutural com um engenheiro e passar para ele como foi feito para que ele possa dizer se esta estrutura comporta ou não. Se tiver que reforçar terá que cavar novas sapatas e fazer a nova estrutura, quebrando a anterior ou fazendo por fora.

      Abraço

  22. DAYANE KELLY CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA disse:

    PREZADOS, BOA TARDE.

    GOSTARIA DE UMAS DICAS POIS QUERO CONSTRUIR UMA CASA EM CIMA DA CASA DO MEU CUNHADO (2º ANDAR). A CASA DELE TEM 6M²x6M², SENDO SALA, QUARTO E NOS FUNDOS COZINHA E BANHEIRO. PRECISO DE UMAS DICAS PARA UMA CASA MAIS INTEGRADA, COM DOIS QUARTOS PEQUENOS E PORTAS DE CORRES PARA OTIMIZAR OS ESPAÇOS. TAMBÉM NÃO TEREMOS SALA DE ESTAR COM MESA DE JANTAR E QUERÍAMOS UMA INTEGARÇÃO ENTRE A SALA E A COZINHA (TIPO COZINHA AMERICANA). PODEM ME AJUDAR?

    UM ABRAÇO A TODOS.

    • Robson disse:

      Dayane,

      Tem certeza destas medidas? é uma casa extremamente pequena, acredito que não ficará bom com dois quartos. Aconselho um loft,todos os espaços integrados, pesquise um pouco na internet e me retorne.

      Abraço

  23. Andreza disse:

    Olá Robson

    gostaria de saber um probleminha q estou na minha contrução:
    Vou contruir em cima da casa da minha mãe a casa foi feita 25 colunas sendo com
    ferro 5/16 a sapata com 40 por 40 tambem alem da sapata foi feito um expigão debaixo, a lage tem cerca de 8 ou menos cm e foi feita com tijolo.Quero contruir de bloco, sera que não avera muito peso em cima da casa da minha mãe, sendo que o telhado vai ser de telha de barro portuguesa e as madeiras são umas pesadas q não pega cupim. Oque você acha?

    Obrigado . Aguardo resposta

    • Robson disse:

      Andreza,

      Somente um engenheiro pode realizar o cálculo estrutural e dar segurança na resposta que você busca. O que posso te dizer é que a laje é um dos principais pesos da obra e depois as colunas e vigas, existem alternativas para deixar a construção mais leve, como construir sem colunas, substituir a laje por forro pvc, entre outras, procure um engenheiro.

      Abraço

  24. Helaine Christine Eggert Rocha disse:

    Comprei um terreno em São Francisco do Sul, só que infelizmente não tem muitas opções de construtora…. Gostaria de saber se tem alguma empresa que se disponibiliza de fazer o serviço em minha cidade. Dê preferência uma empreitada, pois engenheiro pegarei por lá mesmo para que ele possa acompanhar a obra de perto.

    • Robson disse:

      Helaine,

      Na região da grande florianóplis existem inúmeras construtoras de qualidade, porém o custo será maior pelo deslocamento, preciso saber se está disposta a pagar por isso, ou se não seria melhor garimpar uma empresa da região.

      Abraço

  25. Boa tarde!Queria saber se pode construir casa de madeira no terreno de posse?Aguardo reposta.

  26. Marco A Braun disse:

    Ola Robson tudo bem?gostaria de saber se consigo construir 100m²pelo programa minha casa minha vida. Abraco.

  27. luciano disse:

    parabéns, sucesso!!! adorei o site !!! INDICO!!!!

  28. williston disse:

    vou fazer uma reforma na minha e estou precisando saber qual é altura de uma construção de 10mts de comprimentos, sendo que a minha casa está com 4,5mts de altura, qual é altura da queda da agua no telhado?

  29. Allison disse:

    Boa noite Robson,

    Você saberia indicar alguma empreiteira que faz serviço na região dos lagos RJ?

    Obrigado!

  30. tenho um terreno 9*21 sou construtor da base ao acabamento que projeto cabe à essa medida com dois quartos, sala . cozinha e uma suite ?

  31. Anna Carolina disse:

    Boa tarde! Já contruí minha casa, com financiamento da Caixa. Porém, a ultima parcela só sairá depois de pago o INSS devido. Pergunta: quem é responsável por este pagamento? Contatei um arquiteto que acompanhou a obra e contratou os empregados. O valor do INSS só foi passado por ele agora no final da obra, e o pagamento está atrasando o pagamento da Caixa. Somos nós que devemos pagar esse valor total? Afinal, o registro dos funcionários não foi feito por nós, nunca assinamos nenhuma carteira, por exemplo. Obrigada. Anna Carolina.

    • Robson disse:

      Ana,

      Teria que analisar seu contrato, mas a priori o dever de pagar o INSS é do contratado, ou seja do arquiteto que possui a equipe.

      Abraço

  32. Ana Claudia disse:

    Olá…temos um terreno de 152m², precisamos fazer 02 casas nele com garagem pra 02 carros. A primeira ideia foi fazer garagem subterranea e um sobrado, sendo uma casa em cima da outra pra poder economizar. Temos 03 cachorros e teremos q deixar quintal.
    Alguma ideia melhor que possa me ajudar?
    Mto obrigada!

    • Robson disse:

      Ana,

      Dois pisos é inevitável, o terreno não é muito grande e a garagem subterrânea é uma opção, porem terá custo e afetará um pouco a estética.
      O investimento em um arquiteto neste caso será compensado.

      Abraço

  33. Adriana Viana Gama disse:

    Gostaria de saber se não existe empreiteiras que façam serviços pequenos.
    Por exemplo: Tenho um terreno e de início gostaria de murá-lo.
    Obrigada fique com DEUS.

    • Robson disse:

      Adriana,

      Existe sim, mas no seu caso te aconselho a procurar um profissional e empreitar a obra, pague aos poucos e deixe a maior parte para a conclusão do muro.

      Abraço

  34. Edilson disse:

    Bom dia

    Construi uma casa com 272 metros quadrados, (parte financiada pela caixa)mal instruido não receolhi inss de nenum trbalhador, agora estou assustado com o valor do INSS que tenho visto o pessoal falar aqui na internet, alguem saberia calcular quanto pagerei 272 mt quadrados, 3 banheiros, 4 quartos.
    2°—segunda duvida que tenho é se eu vou precisar pagar o INSS para caixa liberar minha ultima parcela que tenho para receber, ou se apenas com a habite-se ela libera e já começa amortizar minha divida? pois ja paguei quase 2 anos apenas juros e não amortizou nada ainda da minha divida..

    • Robson disse:

      Edilson,

      Não saberia te informar com exatidão o custo por m² do INSS, mas te adianto que não é barato. Quanto a CEF acredito que terá que estar com habite-se e casa lançada na prefeitura. Quando conseguir as informações compartilhe conosco.

      Abraço

  35. Thiago disse:

    Com respeito a empreiteiras. Nem tudo são flores, caso feche contrato com mão de obra e materiais incluso, tenha certeza q o pior material será posto em sua nova casa. Agora se optar por contratação de mão de obra e materiais por sua conta, tenha certeza q 35% de tudo q comprar será ¨roubado¨ paraser colocado nas obras de mão de obra + materiais incluso, resumindo. onstrução é uma baita dor de cabeça no Brasil devido aojeitinho brasileiro

    • Vivian disse:

      Me desculpa Thiago, mas discordo plenamente com você, construir é muito bom e é claro que como todo e qualquer outro negócio, dores de cabeça vão existir, mas nada que seja um fator determinante para desmotivar a construir! Aconselho a todos que têm o sonho de construir que faça um bom planejamento e bola prá frente.

  36. Bruno Campelo disse:

    Oi! Tenho uma dúvida terrível, o terreno é de esquina, não tem casas do lado, portanto meus vizinhos não fizeram o muro, estou com o orçamento muito limitado e não posso edificar o muro e a casa de uma vez, o que eu construo primeiro? A edícula, uma casa de um quarto ou o muro? Detalhe, o bairro não é seguro porque não é um condomínio fechado, no quesito segurança é cada um por si. E gostei do seu blog.

    • Robson disse:

      Bruno,

      Se você pretende se mudar logo, aconselho a construir a edícula para morar, mas planejada estruturalmente para modificar em area de serviço e churrasqueira mais tarde, o colocar cerca de arame farpado para sua segurança. Esta seria uma solução rápida e com pouco custo para você mudar-se logo. Depois construa o muro e por último a casa.

      Abraço

  37. cris vieira disse:

    ME TIRE UMA DUVIDA POR FAVOR.
    PRETENDO CONSTRUIR UMA VARANDA EM CASA E EM CIMA DA VARANDA DOIS QUARTOS, ISSO DA CERTO, UMA VARANDA TEM ESTRUTA PARA AGUENTAR UM SEGUNDO ANDAR

    • Robson disse:

      Cris,

      Claro que sim, você disse que vai construir a varanda, então ela será construída com reforço para aguentar o peso da laje e dos quartos, boas sapatas e colnas reforçadas é o que você precisa.

      Abraço

  38. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    OLÁ ROBSON PRETENDO COMEÇAR UMA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA COM LAJE, E GOSTARIA DE SABER QUAL FERRO DEVO USAR PRA FAZER A BASE/COLUNAS DA CASA 3/8 OU 5/16.

    • Robson disse:

      Silvio,

      O ideal seria você contratar um engenheiro para fazer o cálculo estrutural da casa e garantir a segurança da sua casa. Com as opções que você colocou eu ficaria com 3/8.

      Abraço

  39. Helena Marques Penteado Serra disse:

    Olá

    Estou vivendo uma situação muito estranha. Contratei uma empreitada com um mestre de obras sócio na época de um outro, o qual fiz o contrato. No entanto, este segundo saiu da sociedade no inicio da obra e abandonou minha construção deixando tudo por conta deste primeiro. Apesar de eu não ter tido problemas com a obra em si, o encarregado não conseguiu com o pagamento semanal combinado e contratado pagar seus auxiliares. Acabou por ele ter que levantar empréstimos em bancos para conclusão da minha residência. Ele disse q vai entrar com um processo trabalhista contra mim, e com outro contra seu ex-sócio por ter calculado errado o valor da empreitada muito baixo. Como posso me defender dessa situação?

    • Robson disse:

      Helena,

      Fique tranquila, a empresa assinou um contrato e tem que cumpri-lo, se calcularam mal o problema é de gestão da empresa, se ele assumiu a empresa deve assumir também seus erros, você terceirizou um serviço e não pode ser responsabilizada, faça os devidos pagamentos e guarde bem seu contrato e os recibos.

      Abraço

  40. Vivian disse:

    Construir para vender é um bom negócio? Qual a dica fundamental para ter um retorno financeiro satisfatório no final?

    • Robson disse:

      Vivian,

      Acredito que tenhas mais propriedade do que eu mesmo para abranger este assunto, de todo caso me parece que a construção a custos baixos, que sejam encaixadas no programa federal minha casa minha vida, ainda sejam as opções com retornos mais rápidos.

      Abraço

  41. maria lourdes dos reis disse:

    Você poderia indicar alguma construtora que projeta e dá a construção terminada em são paulo, taboão da serra?

  42. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    Olá Robson desde já agradeço por ter me respondido.Tenho outro questionamento.Vou começar a construir em fevereiro de 2013, estou pensando em fazer por partes primeiro faço a base da casa e depois vou fazendo multirões contrato uns 3 pedreiros em um final de semana e uns ajudande e vou levatando as paredes e assim sucessivamente o que vc acha? será que consigo economizar? vc tem algumas dicas para orientar? vlw

    • Robson disse:

      Silvio,

      Acho isto legal, e depois que inicia você acha forças (R$) de onde não imagina para seguir em frente. Mas faça todo o planejamento e depois todo o alicerce, você pode fazer por etapas, mas não deixe de completar cada etapa certo? boa sorte.

      Abraço

  43. carvalho disse:

    Olá, gostaria de saber se é mais vantagem comprar um imovel e reformá-lo ou construir um do zero?
    Obrigada

    • Robson disse:

      Carvalho,

      Isto depende, se você comprar o imóvel a um preço que somando o custo da reforma fique igual ou abaixo do preço de mercado, compensa.

      Abraço

  44. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    OLÁ ROBSON GOSTARIA DE SABER QUANTO VC COBRA POR M2 PRA FAZER UM PROJETO DE UMA CASA DE 147M2?

  45. Danielle disse:

    Preciso cotar uma reforma para uma casa no RJ. Conhecem alguma empresa para me indicar? Daria preferência às que aceitam Construcard? Obrigada!

    • Robson disse:

      Danielle,

      Infelizmente não tenho conhecimento de empresa em sua cidade e não posso indicar quem não conheço a qualidade do serviço, pesquise os preços e visite obras e donos de obras já realizadas pela construtora antes de fechar.

      Abraço

  46. Fabiane disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se vale apena desmanchar uma casa e fazer um sobrado com uma casa em cada andar;dois quartos, cozinha, banheiro, cozinha ambos pequenos.
    Se sairia muito caro…

    Fabiane

    • Robson disse:

      Fabiane,

      A não ser que a casa tenha uma excelente estrutura, geralmente, o mais facil e barato é construir tudo do zero mesmo, assim a casa pode ser desenhada sem limitações e a sua estrutura será dimensionada para dois pisos dando segurança para a casa.

      Abraço

  47. JOSUÉ MENDES disse:

    Boa tarde, gostaria de uma orientação em termos de valores em média de construção de um muro de 30×50 mts, sendo construído com tijolos de barro e não blocos de concreto.
    Se possível ,o preço em média, por cada sapata com coluna, e o total.

  48. Gil disse:

    Ola Robson
    Sou totalmente leigo em relação a construções, me ajude em algumas duvidas,
    Quero reforma/ampliar minha casa e construir outra no mesmo terreno, poderia me explicar ate onde um arquiteto pode me ajuda?! Nesse caso devo procura arquiteto ou engenheiro?

    • Robson disse:

      Gil,

      O arquiteto vai ajudar bastante, irá te ajudar a construir uma casa bonita e funcional, aproveitar espaços e te dará idéias que dificilmente terias sozinho. Após sua casa toda desenhada pelo arquiteto entra o trabalho do engenheiro que vai fazer o cálculo estrutural da casa, ou seja a quantidade de sapatas, colunas, vigas e ferragens necessárias.

      Abraço

  49. Ruben disse:

    Robson,

    Vendo você elogiar a Empreiteira Emanoel, me surgiram algumas dúvidas:
    - Quanto lhe cobraram o m2 ?
    - Você contratou com ou sem material ? Digo, você irá comprar o material ?
    - Conhece mais alguma empresa do ramo na grande florianópolis ?

    Grato desde já.
    Um abraço.

    • Robson disse:

      Ruben,

      Minha dica é contratar uma empreiteira seja ela uma empresa sólida e com clientes satisfeitos, contratei somente a mão de obra, é melhor que você escolha o que quer na sua casa, quanto ao custo aconselho e pesquisar bastante no mercado.

      Abraço

  50. julia maria disse:

    ola, construi uma casa uns 3 m acima o nivel da rua, na epoca estava ruim de grana, entao nao fiz garagem embaixo. mas agora com a casa pronta e possivel desaterrar e fazer a garagem? sera que fica muito oneroso? essa duvida esta consumindo meu sono. muito obrigado

    • Robson disse:

      Julia,

      O custo será o mesmo, como se construído juntamente com a casa, a estrutura é toda independente e só terá adicional de terraplanagem, não deixe de caprichar na impermeabilização.

      Abraço

  51. Marcele disse:

    Bom dia,

    Vc pode me dar uma dica do que fazer, eu contratei uma empreiteira para fazer minha casa aqui em Curitiba, mas esta esta bem atrasada com o andamento e ha conversas entre os pedreiros que a empresa esta entrando em falencia. Onde posso buscar ajuda ?
    obrigada.

    • Robson disse:

      Marcele,

      Primeiramente não pague nada antecipado, só faça pagamentos após concluída etapas da casa, assim se a empreiteira abandonar a obra você não terá prejuízos, depois procure um advogado para analisar seu contrato e verificar se foi acordado multa por descumprimento do prazo.

      Abraço

  52. Victória Correa disse:

    Boa tarde Robson!
    Primeiramente, assim como os demais, gostaria de agradecer pelas informações disponibilizadas no site. Com certeza ajudam muito nas escolhas.
    Acredito que muitas das dúvidas são sanadas ao contratar um arquiteto, porém antes desta etapa é bom você já possuir algumas informações e tirar algumas dúvidas básicas!

    Robson, adquiri um terreno em um condomínio no interior de SP de 480m², que está financiado.
    Estou programando iniciar a construção de um sobrado que estimo 180m² de construção (contabilizando os 2 pisos). Gostaria de uma dica sua de qual seria a melhor alternativa para iniciar a construir.
    Conforme falei, o lote ainda está financiado, possuo uma reserva de R$50.000,00 (creio que pagaria grande parte da mão-de-obra) e tenho um outro terreno a venda, que acredito que quitaria o restante da construção porém não há previsão de venda (seria melhor contar como um meio de quitar um financiamento).
    O que seria melhor? Financiar o material de construção? Neste caso, é necessário deixar o imóvel alienado??

    Aguardo e agradeço imensamente!

    • Robson disse:

      Victória,

      Neste caso pelo porte do terreno e da casa acredito que será uma construção de médio para alto padrão de acabamento, estimo sua construção em torno de R$ 200 mil, você já possui um financiamento do terreno e terá que adquirir outro, é um pouco complicado mas terá que verificar junto a CEF esta possibilidade, de qualquer forma o financiamento da construção tem juros um pouco alto e o valor de R$ 50 mil deverá ser utilizado para suprir eventual demora de repasse de verbas pela CEF. Vejo a venda do lote para construir como a melhor opção e o financiamento como 2ª opção. De toda forma está na hora de procurar um arquiteto (a).

      Abraço

  53. Raquel disse:

    Bom dia,

    Contratei uma construtora e foi feito um contrato para que me entregasse a casa pronta para morar por um preço estipulado (valor do financiamento + uma parte antecipadamente). Paguei o valor antecipado e a construtora ainda sacou quase todo o valor do financiamento (pq fiz uma procuração para que movimentassem a conta no banco). Durante a fase de acabamento, pediram mais dinheiro pq eu havia feito alterações (parte elétrica, iluminação). Tudo bem, mas não concordei com o valor e abandonaram a obra….
    Pergunta: Se houve gastos a mais na fase estrutural (gastos a mais que não foram pedidos por mim), eles podem me cobrar por isso? Acho que gastaram mais do que haviam previsto na fase estrutural e agora querem compensar me cobrando a mais no acabamento…. Se erraram quanto ao valor gasto na estrutura, eu tenho alguma responsabilidade?

    • Robson disse:

      Raquel,

      Você não pode arcar por erro de cálculo estrutural o problema é deles, agora o ideal é não mexer em nada e exigir a casa pronta, neste caso te aconselho e procurar um advogado civil e analisar seu contrato, outra questão é não deixar uma procuração deste tipo nas mãos da construtora.

      Abraço

  54. Anderson disse:

    Vou construir uma casa de madeira de 56m² de eucalipito na praia, gostaria de saber se eu preciso fazer planta, liberaçao prefeitura e etc…. qual e o procedimento?

    • Robson disse:

      Anderson,

      No caso de casa pré-moldada a planta já vem de madeireira e só precisa aprovar na prefeitura,se não for este seu caso e se você pretende fazer tudo como manda a legislação terá que seguir os mesmos passos de uma construção de alvenaria, principalmente o projeto hidraulico.

      Abraço

  55. JOSUÉ MENDES disse:

    Boa tarde, gostaria de uma orientação em termos de valores em média de construção de um muro de 30×50 mts, sendo construído com tijolos de barro e não blocos de concreto.
    Se possível ,o preço em média, por cada sapata com coluna, e o total. O muro será rebocado e terá altura de 2,20m? Se puder me auxiliar mais uma vez, obrigado!

    • Robson disse:

      Josué,

      Bem complexo estimar os custos deste seu muro, pois depende de inúmeros fatores. principalmente se este muro servirá para conter algum aterro ou os terrenos vizinhos são todos planos, pela altura sua estrutura também deve ser reforçada com boas sapatas.

      Abraço

  56. Claudiovam Silva disse:

    Olá Robson, boa noite!

    Estou adquirindo uma cobertura de 2 qt, sendo 98 mts no total, porém estou na dúvida do que fazer na parte da cobertura, pois precisava mesmo de 03 quartos, mas com o elevado preço dos imóveis na minha região em Bhz/MG, não consegui uma de 03 quartos.

    Como nunca morei em Apartamento, mas sim em casa com um bom espaço, gostaria de sua opinião, sobre como valorizar este imóvel para uma possível venda no futuro. O que valorizará mais o imóvel:

    1. Churrasqueira, ducha e piscina?
    2. Mais um quarto e um banheiro?
    3. Cobrir com telhado e colocar janelas de correr, para ter boa ventilação?

    Desde já agradeço!

  57. marinalva disse:

    OLÁ, gostaria de construir um muro com 20 de largura,30 de cumprimento,quantas colunas prontas eu vou precisar comprar?obg,pela atençao.

    • Robson disse:

      Marinalva,

      Primeiro você deve levar o profissional que irá executar o serviço e pedir a relação de material e posteriormente você irá comprar todo o material, inclusive as ferragens. Pois tudo dependerá do solo em que será construído este muro e da altura que se deseja.

      Abraço

  58. rodrigo disse:

    Bom dia

    Gostaria de uma ajuda, estou contratando um empreiteiro para uma construção de um sobrado em um condominio medio padrao de 160m2 ele me passou o valor de R$ 540,00 a mao de obra, gostaria de saber ao certo quanto mais de material irei utilizar, antes de começar preciso me planejar para qu depois nao pare a obra .
    Obrigado

    • Robson disse:

      Rodrigo,

      Isto é bastante relativo, pois depende do porte de seu projeto estrutural, e dos acabamentos que irá utilizar, sua mão de obra neste preço deve ser bem qualificada pois é possível encontrar preços menores. Pelo porte do empreendimento vou colocar um valor, apenas como referência de R$ 700,00 o m², no total sua casa ficará R$ 1.240,00 m², dentro do CUB. No total gastará em torno de R$ 200 mil.

      Abraço

  59. Gabriela disse:

    Robson, boa tarde!
    Gostaria de parabenizar-lo pelo site, pois nos ajudam a tomar decisões importantes.. rsrs, mais gostaria de saber sua opnião em relação a minha situação, moro em uma casa de conjunto, e ela é bem antiga, eu e meu esposo estamos pensando em derruba-la e contruir uma nova… também estamos pensando em contratar uma empreteira… mais não sabemos preço de nada, se ficaria mais barato contratar pedreiro ou empreteira, nos ajude por favor… abraços!

  60. Janaina disse:

    Oi

    Boa tarde, este site é excelente! Parabéns…
    Robson, eu e meu esposo estamos querendo construir uma casa em cima da casa da mãe dele. mas acho que a casa precisa de reforço nos alicerces de sustentação, será que é possível fazer todos os reforços necessários para construirmos com a gente morando na casa? ou é preciso sairmos ate a conclusão?

    Obrigada desde já.

    Janaina

  61. Karina disse:

    Parabens pelo site!

    Investi na compra de um terreno para construir e em breve termino os pagamentos. Minha intencao é fazer um financiamento pela CEF para construir a casa. Me interesso em cotratar uma empreiteira para realizr a construcao e logo na primeira conversa me disseram que sera dificil alguma empreiteira se dispor a construir com os pgtos sendo liberados pela CEF, os quais dependem da visita do engenheiro da propria CEF para liberacoes.
    Diante disso tenho duas duvidas:
    1) Consigo contratar uma empreiteira para construir com financiamento pela CEF?
    2) Se sim, como fica o meu contrato com a empreiteira se a CEF nao cumprir os
    prazos para vistoria e consequente andamento da obra?

  62. Mateus disse:

    Parabens pelo site!

    Meu terreno é 7 x 25, contruiu uma casa pela programa da caixa minha casa minha vida, a minha casa foi feita sem corredor aproveitando a largura do terreno, dessa maneira sobrou uma area grande de terreno na frente, agora estou quereno aumentar a minha casa porem penso em fazer um sobrado, eu fiz uma fundação nessa area que eu tinha disponivel c0m 6 sapatas de 50 x 50 com ferro de 3/8, a area é de 7 x 5,5, a minha maior duvida esta sendo com relação ao quanto que posso avançar encima da minha casa com laje normal, porem a laje de piso do sobrado nao vai ficar apoiada emcima da laje de forro, eu pretento fazer três vigas de 30cm x 20cm, e mais uma viga de 30cmx15 onde vai subir o muro, essa area que penso em usar é para um quarto e para fazer um sala onde vai sair a escada, gostaria de saber sua opnião sobre esse assunto, penso que esse fundação com 6 sapatas vai reforçar as 3 vigas que vao avaçar em cima da casa, diminuindo o esforço da estrutura.

  63. Gilmar Dias disse:

    Oi gostaria que você me ajudasse,fiz uma construção comercial, de 385 m ,com acabamento só no reboco,sem elétrica ,sem piso e sem pintura , e com a ferragem da estrutura e da laje toda em ferro 16 mm ,isso já fazem 2 anos,estou precisando saber o preço do metro quadrado ,já com a mão de obra e o material,estou sem base alguma ,fiz essa construção quando fui inquilino ,agora preciso receber,entende? Agradeço desde já,Um Feliz Ano Novo.

  64. Miriam disse:

    Bom dia, sou proprietária de uma empreiteira e estou realizando uma obra de estrutura de dois prédios de dez andares a um ano e três meses e estou amargando um grande prejuízo desde o início, pois a obra foi embargada no início de 2012 e ficou paralisada por dois meses e a construtora pagou a folha de pagamento dos funcionários e a minha empreiteira ficou sem lucratividade, depois tive que cumprir prazos que não são reais e o cronograma da obra só foi me passado pós paralisação e isso me fez ter grandes problemas de contratação para tentar cumprir este cronograma que ao meu ver está errado pois não foi levado em consideração o período de paralisação e isto levou toda minha retenção e a construtora me paga somente o valor de folha de pagamento e eu tenho todas as outras obrigações a pagar sem ter lucro e estou endividada com banco e não sei o que fazer, me ajude por favor, estou tentando ser correta mas está muito difícil até porque faltam somente um mês para terminar o contrato e não tenho como pagar indenizações aos funcionários que serão demitidos.
    obrigada pela atenção.

    • Robson disse:

      Miriam,

      Me parece que seu caso é jurídico, você deve ter feito um contrato certo? aliás você deve ter feito um contrato muito desfavorável para você ou o mesmo está sendo desrespeitado, por isso sempre ressalto a importância da fase do contrato leia e releia, contrate um advogado para análise e depois assine. Agora só lhe resta contratar um advogado e renegociar com a construtora.

  65. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    LIGANDO COM PERGUNTA DO MEU COLEGA QUERIA SABER O SEGUINTE:O MEU PEDREIRO COBROU R$ 210,00M2 DE UMA CASA DE 140M2 AQUI EM FORMOSA GO NESSE CASO DARIA 29.900(140×210) OU ELES CALCULAM DE OUTRA FORMA, POIS NÃO ACHEI CARA.

  66. jose disse:

    Olá, estou reformando uma casa q acabei de comprar, contratei uma arquiteta e uma empreiteira. Achando q muitos de meus problemas estariam resolvidos me enganei. Pois estou na metade da obra e o pedreiro chefe e a arquiteta ainda nao se entenderam. Estao sempre falando coisas contrarias, um atraza outro adianta, opinioes totalmente diversas q fico sem saber o q fazer. A arquiteta busca o melhor e mais caro, o pedreiro indica o pratico e mais em conta. Ele quer avançar ela diz a esperar. O que fazer nessa situação?
    Já cheguei num ponto onde minha vontade é parar com os dois. Qual caminho me indica?
    obrigada

    • Robson disse:

      José,

      Veja em que tipo de linha de pensamento você se identifica, a do pedreiro ou da arquiteta, e siga uma das linhas trocando a outra parte da equipe. Agora sua arquiteta deveria iniciar a obra sabendo onde vai chegar ou seja deveria apenas seguir o projeto e sem percalços certo.

      Abraço

  67. Evelyn Ribeiro disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de saber se vocês fazem reforma?

    Atenciosamente

  68. Merion disse:

    Bom dia!preciso de informações para construir uma casa em um terreno de 280m.O terreno fica um pouco abaixo da rua.Uma pergunta ao invés de aterrar seria possível trabalhar fazendo uma laje de 60 cm de altura, para começar a construir, uns dizem que é melhor pq evita a umidade, mais quais seriam o custo beneficio?Estou perguntado pq estou quase fechando na compra de um terreno.Obrigado

    • Robson disse:

      Merion,

      Sem dúvida a laje de baldrame é uma ótima opção para evitar umidade e problemas com compactação de solo, e no seu caso como o terreno é baixo o custo é ainda menor do que um aterramento tradicional.

      Abraço

  69. Renata disse:

    Boa tarde!

    Temos um lote na metragem 12×30 e queremos construir uma casa simples mas de 2 andares. Como não temos dinheiro para a construção completa, pensamos em morar no primeiro andar e construir o segundo mais pra frente. Então no primeiro andar pensamos em uma cozinha, um banheiro, um quarto de casal (que depois pode virar sala de tv) e uma copa.
    O que acha?
    Gostaríamos da sua opinião sobre a disposição desses cômodos de forma que, quando a parte de cima for construída, a parte de baixa seja aproveitada.

    Obrigada!

    • Robson disse:

      Renata,

      Aconselho a você contratar um arquiteto e projetar sua casa de dois pisos como você mencionou, ou seja, a casa que você sonha. Deste modo você constrói todo o alicerce preparando a base para os dois pavimentos, porém só executa o primeiro e adapta seus cômodos ao desenho da casa terminada. Em outros termos sua casa ficará menos funcional no início para privilegiar o fim da construção e o resultado final sem quebradeiras.

      Abraço

  70. BEATRIZ disse:

    Boa tarde!
    tenho um terreno na praia o terreno tem 10×25 tenho dúvida sobre fazer com sapata ou laje de baldrame ,porque é necessário aterra esse terreno.
    obrigada!

  71. Caroline disse:

    Eu vou construir uma casa de uns 70m quadrados para colocar de aluguel. Como é melhor e compensa mas construtora ou pedreira.particular? Obrigada

  72. Marcelo Carvalho disse:

    Boa noite,

    Primeiramente parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento e experiências. Bom, estou financiando terreno/construção pela CEF, sendo que usarei R$ 50.000,00 no terreno e R$ 50.000,00 na construção. Minha dúvida é o seguinte, meu sogro é pedreiro, meu tio é carpinteiro e tenho uma tia que tem um loja de material de construção, gostaria de saber se posso escolher a mão-de-obra ou tem que ser obrigatoriamente a escolhida pela construtora ou seja se posso ajudar com a mão-de-obra. Também queria saber se com R$ 50.000,00 consigo construir uma casa com + ou – 60m².

    Obrigado.

  73. Bruno Alves disse:

    Olá,
    Vou construir sobre a casa dos meus pais, estou precisando de orientações sobre reforço estrutural, se eu contratando uma empreiteira eles fazem os projetos ou tenho que fazer os projetos a parte, e quanto custa todos os projetos necessários para construir minha casa. quero uma casa com uma suite, quarto, sala, cozinha, banheiro, área para lavar e garagem. Em cima da laje tem 10 x 10.
    Obrigado.

  74. Angelica disse:

    Boa tarde, gostei muito do seu site.Gostaria de saber o que seria melhor pra mim,tenho uma casa mais antiga num lote com 10x15m ela é de esquina, para reformar a arquiteta nao aconselha,pois o pé direito é baixo só tem 2,65m e só tem 4 colunas ela prefere jogar no chão.Então encontramos um lote no mesmo bairro por 12x30m no valor de 120mil e a casa vale 190 mil. O que você melhor vender minha casa e comprar este lote e construir ou reformar ela.Pensamos em pagar o pedreiro com os dinheiro que sobrar e o que faltar pegar na CEF o construcard.obrigado angelica.

  75. SILVIO DE MELO SOUSA disse:

    olá robson blz. me diz uma coisa no telhado o pedreiro cobra é por m2? fica entorno de quanto a mão de obra numa casa de 148m2.

  76. Silvio Oliveira disse:

    Olá.
    Eu vou começar a construir minha casa através do projeto “minha casa, minha vida” mas quero aproveitar o conhecimento que tenho com gesso cartonado, (trabalhei 6 anos fora do Brasil com draywol) minha dificuldade esta em conseguir saber o preço do metro quadrado deste material aqui. ( preço oficial da caixa) . sei que foge bastante ao tema da matéria publicada, mas realmente preciso de orientação, desde já agradeço qualquer informação. abrç.

  77. Eric disse:

    Olá Robson,
    Vou construir uma casa com tijolo solo cimento, pois entendi que há muitas vantagens em relação ao tijolo convencional. No entanto, ao fazer um orçamento com o pedreiro para fazer a fundação, a alvenaria e a cobertura, o valor que ele me passou da mão de obra foi de R$306,61m2. Conversei com outros pedreiros sobre o valor de mão de obra para um casa terminada com tijolo convencional e encontrei a média de R$250,00. Justifica ser mais cara a mão de obra para casa de tijolo ecológico, sendo qus nao vou rebocar, por piso e nem esquadrias?

    Obrigado!

  78. Mariana de Souza Fernandes disse:

    Robson, gostaria de saber se, na sua opinião, compensa ou não comprar uma casa pré-fabricada que foi construída a dois anos em angelim pedra que terá de ser desmontada e montada em outro terreno. Se sua resposta for positiva, gostaria que me recomendasse construtoras e/ou empreiteiras para a realização desse serviço na Grande Florianópolis.
    Agradeço desde já.

  79. can you explain more about your post? actually, i cannot understand it fully. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  80. aline da cunha oliveira disse:

    oi robson!
    parabens pelo seu trabalho que DEUS te abençõe por toda sua vida!
    robson eu e meu esposo compramos um terreno de 8×15 e estamos pranejando construir como o terreno e pequeno e eu gosto muito de jardins ele que fazer colunas para suspender o murro bem largas a cada 2,50 com ferragens grossa e em cima dessas colunas ele que atravessar vigar de ferro dessas de construir de 8 metros atravesado sobre as colunas ligando um lado no outro e bater uma lage sobre essas vigas para construir a casa so que no outro andar de cima ceria feito da mesma forma suspender as colunas fazer o mesmo esquema de baixo para por uma piscina e fazer uma area de churasqueira. eu estou preoculpada pois ainda não vi uma casa construida com vigas de ferro de perto so pela internet. sera que voçê pode nos orientar?
    desde ja agradeço!
    aline

  81. Tatiane disse:

    Ola! Me ajuda por favor! Minha casa tera 56 metros quadrados e nao tera lavanderia……como posso construir uma no patio que nao custe muito dinheiro? Obrigada!

  82. Maria Helena disse:

    Primeiramente, quero elogiar o site de voces que é muito bom, ajuda bastante na hora de construir nossos sonhos.

    Segundo, gostaria de saber se é possível encontrar no Rio de Janeiro, especificamente, em Campo Grande, uma empreiteira idonea para construir dois muros divisorios, nivelar e concretar o meu terreno?
    Obrigada,
    Deus abençoe vocês.

  83. Rafaela Rodrigues disse:

    Boa noite Robson,
    tenho um terreno e já estou vendo de fazer o projeto.
    gostaria de saber se além do projeto arquitetônico tenho que fazer o estrutural também?

    agradeço a atenção!!

  84. marinez disse:

    alguem teria um modelo de contrato de mao-de-obra para construção de casas financiadas pela Caixa Federal… se tiverem me mandem por favor… marinez_b@hotmail.com

  85. LUIZ A. MOMI disse:

    Tudo bem, Robson, fiz um contrato de permuta com um construtor, dei um terreno de 300 m2, e ele contruira dois sobrados um fica para ele e o outro fica para mim, o meu sobrado eu vou arcar com a regularização da averbação, gostaria de saber quanto eu pagaria para regularizar esse novo imovel, INSS e Averbação no cartorio de registro, o atual esta todo regular com escritura e registro no devido cartorio, andei pesquisando na Internet e la fala sobre o CUB, METRAGEM DA CONSTRUÇÃO, até 100m2 é 4 por cento de 100 a 200 é 8 por cento, enfim não entendi, a contrução total os dois sobrados deve ficar em mais ou menos 360m2, tendo 3 banheiros com suite cada.

    • Robson disse:

      Luiz,

      Num sobrado de 180 mt o cálculo seria 4% do CUB sobre os primeiros 100mt e 8% sobre os 80 mt restantes, o que ficaria em torno de 12 mil, porém se este construtor possui firma registrada e funcionários com carteira assinada você pode deduzir deste valor a contribuição do inss destes funcionários, materiais como concreto e ferragens também podem ser utilizados, através de notas fiscais, para dedução.

      Abraço

  86. leandro disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida minha, eu dei entrada num financiamento de construção pela caixa, já tenho o projeto em mãos, mas o engenheiro colocou só materiais de baixo custo, como exemplo janelas de ferro. Eu gostaria de saber se durante a construção eu posso colocar outros materiais que não constam no projeto, como por exemplo, uma janela de aluminio ou de madeira, substituindo a de ferro?
    Obrigado.

    • Robson disse:

      Leandro,

      Esta dúvida é bem específica e o melhor seria tirar esta dúvida na própria agência da CEF ou com o engenheiro durante a visitação, mas acredito que o valor dos juros cobrados são de acordo com o padrão de construção e os itens de acabamento determinam este padrão, logo acredito não poder substituir as peças. Solicito seu retorno no site para esclarecimento de outros leitores.

      Abraço

  87. Marcelo disse:

    Robson,
    Estou construindo uma casa de alto padrão num condominio fechado em SP, por um empreiteiro, a casa será de 240m², 3 suites, sala, cozinha, varanda Gourmet. Sobrado. Terreno plano, mas o solo é fragil, foi preciso bater estaca Strauss de 0,25 de diametro e 14m de profundidade, 36 estacas no total, pergunto..o qto sai a media somente dessas estacas com a M.O + Material + Equipamento. E por fim, o qto irei gastar nesta construção total acabado em media?
    No aguardo e obrigado. Pois a grana esta acabando.

    • Robson disse:

      Marcelo,

      Não saberia te informar o valor do estaqueamento, porém o valor médio para construção de uma casa semelhante seria em torno de R$ 290.000,00.

      Abraço

  88. rodrigo costa disse:

    Bom dia Robson,
    Parabéns pelo seu site e sua dedicação em responder a tantas perguntas. Tenho o desejo de construir uma casa, e gostaria de fazer um telhado mais barato e alternativo (sem o uso de laje de cimento), com algum tipo de telha que tenha um bom isolamento termico e gaste pouco em estrutura, andei pensando nas telhas de fibrocimento com proteção de manta de aluminio e por baixo um forro de gesso ou pvc, mas tenho receio que não venha dar certo. Conto com sua experiência para me auxiliar.
    Obrigado

    Rodrigo Costa

    • Robson disse:

      Rodrigo,

      Você está no caminho certo, esta opção é a mais barata e dará um conforto térmico legal. Mas em todo caso aconselho sempre a colocar a laje se você tiver condições, é um investimento que compensa pela valorização da sua casa e o conforto e segurança que dará a você e sua família.

      Abraço

  89. fabio pereira da silva disse:

    boa tarde meu nome e fabio ,estou querendo construir uma casa de 2 quartos 1 sendo suite com closet,1 sala de tv ,cozinha e sala de jantar e claro area de servico….gostaria de saber em media quanto eu gastaria com a obra mais mao de obra ……desde ja agradeco um abraco

    • Robson disse:

      Fabio,

      Isto dependerá do tamanho da casa e padrão de acabamento que dará, em média o valor em entre R$ 1.000,00 e R$1.200,00 por m² construído.

      Abraço

  90. krislayne disse:

    comprei um terreno ele e 7 por 12 acho q se eu fizer primeiro andar em baixo fazer so o terraco a sala a cozinha e area de servico e um banheiro e em cima os trez quarto e um banheiro a casa fica mas espasoza do q eu fazer tudo em baixo eu so ia fazer 2 quarto para nao ficar apertado vc acha q qual dos dois e melho mim de uma opniao e quanto mas ou menos vc acha q vou gasta a mao de obra na minha cidade de um pedreiro e de 50 reais o dia sou de peernambuco e nao sei o q fazer nao sei por onde comeco

    • Robson disse:

      Kris,

      O seu terreno é um pouco pequeno, então terá de construir dois pisos e utilizar as extremas para ampliar sua construção, quanto a quantidade de quartos, acredito que poderá construir os três quartos e um banheiro no piso superior que ficarão de bom tamanho, 3×3 mt já seria um bom quarto e 4×4 para um quarto de casal fica bem confortável. Quanto ao preço do pedreiro em sua região é realmente bastante barato, aqui no sul o custo é de R$ 120 a R$ 150, então seu custo com mão de obra ficará baixo.

      Abraço

  91. Marcos Fernando disse:

    Boa Tarde,

    Vi as dicas e me fascinaram. Adquiri um terreno e estou apaixonado pela ideia, quero mesmo uma planta semelhante a esse apresentado por você. Me identifico com esse tipo de casa, gosto do aconchego de uma casa grande e confortável. Queria saber como devo proceder pra entrar com um projeto junto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e se possível saber o quanto mais ou menos se pega emprestado para construir algo semelhante ao seu projeto.
    Obrigado.

    • Robson disse:

      Marcos,

      Aconselho a pegar mil reais para cada metro quadrado da casa, faça um projeto com um bom arquiteto, pode utilizar minha planta para base e procure a CEF para verificar o valor que você consegue que está relacionado com sua renda, também aconselho a ter uma reserva em dinheiro para cobrir eventuais atrasos de repasse da CEF no decorrer da obra, boa sorte.

      Abraço

    • juan disse:

      Se você marcos que construir sem ter dor de cabeça, procure a nossa construtora Pláscasa, fazemos o menor preço no metro quadrado e entregamos sua casa nas chaves.Entre em contato e confira.
      Email: construtoraplascasa@gmail.com
      Tel: 21 986558713

  92. Márcia disse:

    Prezado Robson, já passei por aqui elogiando teus Projetos. Mas eu quero uma casa que é bem diferente destes estilos pois a Piscina será Central e toda a casa será construída ao redor do terreno, lateralmente, isto é possível?
    Márcia

    • Robson disse:

      Márcia,

      No mundo da arquitetura tudo é possível, e acredito que ficará um projeto muito bonito e singular, neste caso a área da piscina funcionará como um fosso de luz para seus cômodos, o projeto terá que ter muito vidro e jardinagem integrada, vai ficar muito bacana.

      Abraço

  93. Robson disse:

    Silvio,

    Isto vai depender do que você inclui em alvenaria, seria levantar tijolos, colocar laje e rebocar?

    Abraço

  94. Janice disse:

    Fiz uma Carta de Crédito FGTS na CEF para compra e terreno e construção, a 1°tapa já foi vistoriada pelo Engenheiro da Caixa, após a vistoria, quanto tempo demora para a Caixa liberar os recursos na minha conta?

    Obrigada desde já.

  95. Antonio Francisco disse:

    construir para vender e um otimo negocio

  96. Ariane disse:

    Quais são as Jurisprudências ou Artigos que se pode usar quando uma empreiteira passa da data de término e atrasa obra, fiquei sabendo que a partir desse atraso a empreiteira tem que pagar como se fosse um aluguel para o proprietário e terminar a obra…é verdade…

  97. KENNYA disse:

    Olá bom dia, primeiramente parabéns pelo site, está ajudando a tirar muitas duvidas.
    Pretendo construir um segundo andar em cima da casa da minha sogra, porem a casa dela é um pouco antiga e a parte dos fundos da casa dela não possui laje, gostaria de saber se eu reforçar a estrutura da casa (colunas) e bater laje no que falta consigo construir sem perigo?

  98. Regiane disse:

    Boa tarde,

    Preciso de uma empreiteira em SP, zona oeste para reformar uma casa em curto prazo, sendo o mais importante o comprometimento e custo.
    Alguém para indicar?

    Atenciosamente

    Regiane

  99. Tatiane disse:

    Boa Tarde,
    Primeiramente parabéns pelo site gostaria de saber se poderia me ajudar com alguma indicação em relação a tudo, temos um terreno 5×25 onde gostaria de fazer um galpão no térreo e a construção da casa no piso superior só que ainda não foi realizado nada .Não sei por onde começar e em quem confiar .Por favor se tiver algo que possa me ajudar ficarei grata.

  100. luiz disse:

    Bom dia robson
    Parabéns pela organização do site, ,iniciei uma obra e estou fechando com os pedreiros que são muito bom na região, mas nao sei o que deve estar escrito no contrato, como fazer fundaçao, levantar parede, colocar janelas ……. você teria por acaso um modelo interessante de itens que deve estar listado.
    obrigado e bom domingo

  101. Evandro disse:

    Quero construir uma casa de 140/150m2 de 2 pisos em Itapema SC a maior dificuldade no momento é encontrar profissionais habilitados, se puder me ajudar nesse sentido agradeço.
    Evandro

  102. Mauricio Cezar disse:

    Olá bom dia!!! gostei muito deste site e percebo que tem um valor instrutivo e esclarecedor bastante importante… Veja bem!!! acabei de ganhar um terreno de 20×50 m, estou com mil planos na mente, por acaso teria algumas sugestões? Estou pensando em um financiamento para construção da casa… gostaria de uma casa com pavimentos elevados, pensei, também, em uma piscina média para pequena, já que minha cidade é muito quente; o terreno era parte de um terreno de 5 mil metros(100×50), fica em uma rua de cascalho. Da rua para o terreno ha um desnível de quase 2 metros, já fiz uma rampa de acesso e cerceio-o com arrame farpado. Frente do terreno fica para o poente. Obrigado desde já!!!

  103. Paulo disse:

    Boa tarde, tenho um terreno de 20 x 22,5.

    Estou com um querendo construir 3 pequenas casas para venda, tem alguma ideia de qual melhor planta?

    Estou calculnado 1.400, 00 por m..

    Sou novato no assunto, porem li todas suas dicas, inclusives de outros site.
    Porem gostaria de uma dica mais do ponta pe inicial, onde eu procuro saber mais informacoes precisas referente ao meu estado que no caso em MATO GROSSO DO SUL, e qual valor em media sobe a obra com empreita??

  104. Valéria disse:

    Robson, gostei muito das suas sugestões, muito legal você criar este site, olha, estou construindo, com orçamento apertado e na hora de rebocar o valor me pareceu alto. são 144m2 de laje ( é um sobrado), 280m2 de reboco externo, 255m2 de parede interna na parte de cima e 200m2 de parede interna na parte de baixo, o empreiteiro deu um valor total de 21.600,00, gostaria de saber se esse valor é mesmo o de mercado ou dá para abaixar.

  105. Grazi disse:

    Ola.. Boa noite!

    Conheci seu site agora pesquisando algumas coisas na internet e gostaria de uma opiniao de quem entende!
    Gostaria de contratar uma construtora para fazer minha casa seria um sobrado de mais ou menos 112 metros quadrados, porem gostaria de fechar em duas etapas … a estrutura primeiro e depois que eu “desafogar” um pouco fecho o acabamento…! O que vc acha ? Quanto mais ou menos estao cobrando o metro quadrado somente da parte ate o reboco? e tenho duvidas como se eu fechar somente esta fase as janelas e portas entram no contrato ? eu posso escolher ? como funciona?

    Obrigada!

  106. Marilda disse:

    Morro em uma casa de esquina, e construí uma garagem fechada na área de recuo do 5 metros do lado da casa, mas já faz anos isso, e agora a prefeitura veio aqui e disse que tem que demolir tudo. Eles podem fazer isso mesmo depois de muitos anos??? Aguardo sua resposta URGENTE!
    Obrigada!!!

  107. Luciano disse:

    Robson,

    Estou na fase terminal da elaboração dos projetos para construção de uma casa de 230 m² em Florianopolis, gostaria de saber se você tem alguma empreiteira de qualidade para indicar, e se aconselha contratar pelo regime de empreitada ou administração?

  108. Roberto Franceschini disse:

    Olá Robson!

    Admiro o seu trabalho e com este site, muitas coisas ficaram mais claras para nós que pretendemos construir um imóvel.

    Pretendo construir uma casa plana contendo apenas sala, cozinha americana, quarto com closet, banheiro e dispensa, ampla e clean. Meu projeto é uma casa moderna (casa caixa como são chamadas pelos arquitetos). Não gosto de telhados tradicionais e nem portas e janelas que pesam o ambiente. Nos fundos uma pequena lavanderia, dispensa, lavabo, canil e piscina (deixando um pequeno espaço para área gourmet. Quanto você acha que gastarei para construir essa casa? Meu terrenos é plano e mede 1000 m2.
    Que dicas você me daria para esse tipo de casa?

    Agradeço imensamente a tua atenção.

    Att.: Roberto Franceschini

  109. Olá, se você quer construir ou reformar, fale com a gente , atendemos toda São Paulo , temos o melhor preço ,todos os serviços prestados damos garantia.
    Da fundação a chave na mão .
    Temos toda a mão de obra que você precisar ,ligue já .
    (11)4148-6632 , (11)96184-9306 ,(11)95805-5244
    JH Construções. Sua casa em boas mãos .

  110. Carlos Faria disse:

    Tenho uma casa terrea e quero construir um sobrado, qual a melhor maneira de verificar se o alicerce suporta??

  111. vera disse:

    oi …tenho um terreno que medi 10×35 e tem uma casa construida mas o ediculo nos fundos ,a casa tem 3 quarto 2 banheiros, sala de jantar ,sala tv,cozinha,e o ediculo tem 1 quarto ,sala,1banheiro e cozinha ea garagem sao para 2 carro mas pode fazer para 4 quero construir sobrados simples como 2 quartos ,sala,cozinha americana 1 banho acho que ta para fzer de 6 a 8 sobrados queria utilizar os esqueletos da casa para nao gastar muito ,alguem sabe me disser quando eu gastaria para faze em cada sobrado me pode me informar mas ou menos os preços.

  112. vera disse:

    a esquecir de comendar de que pelo menos de 2 a 3 casas sera vendida e os outros sera alugada voces acha que pode ser um bom envestimento.obrigada,

  113. jessica disse:

    quero saber quanto ficaria para cintar uma casa, bater laje e logo construir uma casa com 4 cômodos encima… e se compensa chamar uma empreiteira

  114. Nando Ventura disse:

    Bom dia amigos,bem interessante o site de vocês.Estou com uma dúvida que talvez vocês possam me ajudar:
    Tenho um terreno bem pequeno onde quero construir uma loja porém esse terreno é em outro estado.Como faço para construir lá?Contrato uma empreiteira,um pedreiro?Morar lá está fora de cogitação pois o meu salário vai pagar o empréstimo para construir a loja e uma casa em cima (mas a loja primeiro).É uma cidade bem pequena do interior do Espírito Santo onde geralmente se contrata um pedreiro e um ajudante.Porém não vou ter ninguém que possa olhar a evolução da construção por mim,eu só poderei ir lá a cada 15 dias mais ou menos.Além disso,posso utilizar o dinheiro do FGTS (que é bem pouco rs) para dar uma ajuda?
    Obrigado pela atenção :)

  115. mylene Nascimento disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma casa de quase 2 andares , não é muito grande em um lote de 400 x 380 , enfim tenho que trocar telhas quebradas , e ela hoje está com rachaduras em algumas
    partes …de uma obra que foi feita ao lado, hoje com a indenização (pouca), desejo fazer uma reforma quase geral, estou ficando preocupada em não saber qual melhor contrato que eu deva fazer , empreiteira, empreitada, ou um pedreiro. Meu problema é o custo e quem pode fazer um bom trabalho , certinho.

    Agradeço.

  116. Alexandre Mendonca disse:

    Olá Robson,

    Muito importante suas dicas, nos ajuda muito.
    Estarei financiando a construção de minha casa de 150m2 pela CEF e estou no momento de contratação de mão-de-obra… Estou avaliando uma empreiteira onde o preço que ele orçou está em torno de R$ 400,00 o M2 (sem muros e partes externas). Neste caso, a obrigação de pagamento do INSS para comprovação à CEF e habite-se é dele ou meu?
    Junto a receita federal e INSS devo apresentar apenas a Nota fiscal de prestação de serviço? O que acha do preço orçado?

    Abraços

  117. Santana disse:

    Boa tarde, Robson.
    Gostaria de fazer uma pergunta. Tenho uma construção (casa + edícula).
    Pergunto: o banheiro da edícula conta para adequar a obra a um padrão de construção? Ou conta apenas os 3 banheiros da casa?
    Grato pela resposta.
    Santana

  118. Renan disse:

    Boa noite Robson preciso conversar com você poderia retornar contato no meu email .?

  119. Marcilene disse:

    Tenho um terreno que mede 10 de frente e fundo com 15 nas laterais.
    Gostaria de construir uma casa não muito grande, tenho dois filhos e gostaria de uma casa com garagem e jardim interno, poderia me ajudar?

  120. Marcilene disse:

    ressaltando que prefiro uma casa térreo.

  121. Diego disse:

    Olá Robson!

    Comprei um terreno 12×30.. Estou na fase dos projetos (o arquitetônico deve sair agora em janeiro de 2014).. O valor do CUB costuma variar muito? Vou financiar a obra na CEF.. Pretendo utilizar acabamento fino (porcelanato, Blindex, etc.).. Vc aconselha a pegar a título de empréstimo quantia equivalente a 120% do CUB?

    P.S.: o terreno é um pouco declive. No piso inferior farei garagem e espaço gourmet, no superior farei 3 quartos sendo um suite (acarangada), salas jantar e estar conjugada, cozinha avarandafa e um escritório pequeno, sendo que o piso superior será de 145 m²….

    Estou calculando 200 mil!!! Estou correto?

    Desde já agradeço sua atenção! Grande abraço!

  122. Ricardo disse:

    Bom dia! Preciso de uma indicação para desmontar uma casa de madeira em Florianópolis e montar em ibiraquera. Preciso orçar pra ver se vale a pena

  123. Sandro disse:

    Boa tarde!
    O tamanho de meu terreno é 5 x 14mt. Quero construir um primeira andar. No térreo terraço L ( para guardar o carro), sala de star, sala de jantar, 1 banheiro e a cozinha com área de serviço . No primeiro andar: 2 quartos ( 1 suíte) e um biblioteca. Em média gastarei quanto?

    Agradeço

  124. Sandro disse:

    Olá!
    O tamanho de meu terreno é 5 x 14mt. Quero construir um primeira andar. No térreo terraço L ( para guardar o carro), sala de star, sala de jantar, 1 banheiro e a cozinha com área de serviço . No primeiro andar: 2 quartos ( 1 suíte) e um biblioteca. Em média gastarei quanto?

    Agradeço

  125. Carlos Ramos disse:

    Boa Tarde, Robson. Eu me interessei em um projeto pronto que vi na internet, só que fiquei com duvidas sobre a empresa, como faço para saber se o projeto também não me trará problemas com a empreiteira e a prefeitura, também gostaria de saber se só com o projeto arquitetônico eu consigo construí uma casa nova ou preciso do projeto estrutural?

  126. PRISCILA FERREIRA DUQUE DOS SANTOS disse:

    CASA DE 3 COMODOS COM SALA,COZINHA E BANHEIRO EM BAIXO E O QUARTO EM CIMA DESDE A FUNDAÇÃO SENDO UMA DAS PAREDES DA SALA DE VIDRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *